Porto Velho (RO) terça-feira, 18 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Municípios

Edna Mota concorre à reeleição do Conselho de Saúde


No próximo dia 11 de setembro haverá eleição no Conselho Municipal de Saúde, em evento que acontece às 17h30, na Câmara Municipal de Vereadores. Edna Mota ganhou notoriedade ao cobrar do prefeito e gestores da saúde uma atuação melhor para atender às demandas da sociedade e em razão disso também tem enfrentado a oposição de membros do gabinete. Pelo menos é isso que se depreende ao avaliarmos as entrevistas que pessoas ligadas à atual administração deram às emissoras de TV, alegando que as intervenções do Conselho Municipal Edna Mota concorre à reeleição do Conselho de Saúde - Gente de Opiniãode Saúde às vezes criam certos embaraços aos trabalhos da Secretaria Municipal de Saúde. O que o Conselho de Saúde faz, contudo, é apenas ajudar os gestores ao prestar orientações e cobrar transparência nos atendimentos, compra, armazenamento e distribuição de medicamentos, disposição de mais leitos e condições sanitárias, etc.

Candidata à reeleição, Edna Mota conta com o apoio de vários conselheiros e tem grandes condições de ser reeleita, apesar de todo o fortíssimo lobby daqueles que, incomodados com a firme atuação dela em favor dos interesses do povo de Cacoal, querem vê-la longe do Conselho.

Há informações de que membros do staff político que exerce a governança no Município estariam se empenhando para tentar tirar votos da atual presidente, certos de que ela tem bastante respaldo não só entre os conselheiros, mas em toda a sociedade cacoalense.

“Eu faço votos de que a Edna realmente consiga se reeleger, pois ela fez por merecer. Seu trabalho é eficiente, feito com isenção e muita responsabilidade, apesar de seus adversários tentarem diminuir o seu valor em razão dela ter cobrado do prefeito e secretários um respaldo maior à saúde pública”, afirmou o servidor público Daniel Paixão, que atuou como Conselheiro Municipal e integrou a Comissão que investigou às más condições de armazenamento e distribuição de medicamentos.

Em conversa com a nossa reportagem, Edna Mota afirmou que está confiante que os conselheiros saberão reconhecer o seu trabalho e a reconduzirão para mais um mandato. Ela, contudo, se queixa do empenho pessoal do gabinete do prefeito em tentar tirar votos dela e com isso tornar a disputa um tanto desigual.

A atual presidente afirma que fez o seu trabalho com muita dignidade e responsabilidade. “O papel de um conselheiro de Saúde é dizer a verdade para a população, fiscalizar e denunciar eventuais erros. Não concordo e jamais concordarei em fazer acordos com a administração em desfavor da sociedade. Se os gestores públicos fizerem um bom trabalho seremos justos em reconhecer, mas se a coisa não anda e o povo está sendo prejudicado, então temos o dever de cobrar mesmo”, assegurou.

A respeito da atuação e respaldo de seus colegas conselheiros, Edna Mota afirmou: “quero parabenizar todos os conselheiros por ter nos apoiado e isso nos deu alento e coragem para desempenhar a nossa função. Graças a esse apoio, nosso Conselho de Saúde funciona de verdade e todos demonstraram um grande compromisso com a saúde pública em nosso Município. Quero aqui pedir a cada conselheiro que continue nessa. Nosso nome está colocado à disposição dos senhores e mais uma vez desejo contar com esse apoio. Conto não só com o seu voto, amigo conselheiro, mas com o seu empenho para que mais conselheiros estejam conosco nessa caminhada”, finalizou a presidente e candidata à reeleição, Edna Mota.

Fonte: Daniel Oliveira da Paixão

Mais Sobre Municípios

Ariquemes inicia campanha de vacinação infantil contra Covid-19

Ariquemes inicia campanha de vacinação infantil contra Covid-19

A Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Saúde – Semsau, dará início nesta terça-feira, 18/01, a campanha de vacinação infantil

Com recurso do Estado, obras de revitalização do asfalto avançam em Porto Velho

Com recurso do Estado, obras de revitalização do asfalto avançam em Porto Velho

A obra de recapeamento asfáltico da avenida Mamoré, uma das principais vias da zona Leste de Porto Velho, está em execução desde dezembro e 4,1 km est

Denúncia do vereador Fogaça ao TCE sobre álcool comprado pela SEMED gera notificações ao prefeito Hildon Chaves

Denúncia do vereador Fogaça ao TCE sobre álcool comprado pela SEMED gera notificações ao prefeito Hildon Chaves

Através de despacho do Conselheiro Relator Valdivino Crispin de Souza, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia estabeleceu diversas notificações co

Secretaria de Saúde promove campanha do Janeiro Roxo

Secretaria de Saúde promove campanha do Janeiro Roxo

Durante todo o mês de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde – Semsau, promove a campanha “Janeiro Roxo”, com objetivo de conscientização, prevenç