Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

E-Legis leva cursos para seis municípios de RO


A Escola do Legislativo abriu, semana passada, a primeira programação de cursos de aperfeiçoamento e oficinas de capacitação profissional do Programa Intercâmaras, em seis municípios do Interior do estado. Os cursos e oficinas foram ministrados para os funcionários públicos do município, Estado e Órgãos Federais, além da população em geral dos municípios de Candeias do Jamari, Itaupuã do Oeste, Jaru, Cujubim, Machadinho e Ariquemes.  Participaram também das oficinas e palestras, os coordenadores de graduação, Acadêmicos, Funcionários e demais colaboradores de faculdades particulares de cada município.

As atividades desenvolvidas em cada localidade foram: em Candeias do Jamari, curso de Trabalho e Saúde; em Itapuã do Oeste, curso de Acompanhamento Contínuo do Trabalho; em Jaru, cursos de Introdução a Libras, Linguagem Brasileira de Sinais, destinado a surdos e mudos e de Redação, em Cujubim, curso de Introdução à Libras; em Machadinho, cursos de Gestão de Pessoas, Cerimonial, Secretariado e oficina de Pintura Decorativa; em Ariquemes, cursos de Qualidade no Atendimento Gestão Pública Relações Humanas e Iniciação a Ciência.

De acordo com a diretora da Escola do Legislativo, Darcy Horny, a programação dos cursos foi feita em cima das necessidades de cada localidade, levando em consideração a solicitação dos parlamentares das regiões atendidas. “Através da Escola temos a oportunidade de levar o nome do Poder Legislativo aos quatro cantos do estado e conseqüentemente o trabalho realizado pelos deputados estaduais”, destacou. Darcy disse ainda que, a população fica entusiasmada quando tem a consciência despertada para a “verdadeira ação política”.

Cada curso teve em média a participação de 45 pessoas que tiveram acesso, de graça, a todas as informações. A escola disponibilizou instrutores que fazem parte do quadro de servidores da Assembléia Legislativa. Profissionais com profundo conhecimento na área abordada. São eles: Wellington, Elias Correa Alves, Ariana Boaventura, Francisco Elieudo, Marcos Loureiro, Katiúscia, Regina, Fernando, Lea, Tavares, Marivete, Fátima Oliveira e João Paulo.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeito Léo Moraes marca presença e 1º Carnaparedão reúne 5 mil pessoas com segurança e organização

Prefeito Léo Moraes marca presença e 1º Carnaparedão reúne 5 mil pessoas com segurança e organização

Com planejamento e responsabilidade, o prefeito Léo Moraes realizou o Carnaparedão na avenida Lauro Sodré, em frente ao Parque Circuito. O evento re

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Na noite da última quinta-feira (12), a rede elétrica da BR-364, no trecho sentido Unir, foi alvo de criminosos. O furto de um transformador, de onde

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

A Prefeitura de Porto Velho decidiu criar a primeira edição do “Carnaparedão”, evento que passa a integrar o calendário oficial do carnaval da cidade.

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

Quem depende diariamente dos serviços públicos em Porto Velho será diretamente impactado pelo reforço técnico que a Agência Reguladora dos Serviços Pú

Gente de Opinião Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)