Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Duelo da Fronteira e os Temas de Malhadinho e Flor do Campo


Duelo da Fronteira e os Temas de Malhadinho e Flor do Campo - Gente de Opinião



 
Os grupos vão apresentar
seus temas através de alegorias gigantes

Os bois bumbas Flor do Campo X Malhadinho protagonizam neste final de semana o “Duelo da Fronteira”, a festa folclórica de Guajará Mirim que vai acontecer nos dias 13, 14 e 15 no bumbódromo localizado na área do estádio João Saldanha com entrada pela rua Leopoldo de Matos. Essa, é uma das inovação que a BIA -Biblioteca da Integração da Amazônia empresa responsável pela produção do espetáculo este ano, vai apresenta., “Até o ano passado a entrada era pela rua Duque de Caxias”. Os grupos realizam os ensaios “Gerais” amanhã em suas quadras, quando vão aprimorar e conferir os detalhes das apresentações que acontecerão nos três dias do Festival.

A coordenação do Festival reúne amanhã a tarde, no escritório sede da Bia também conhecido como “prédio do Argentino”, às 16h00, quando realiza o sorteio para saber qual dos dois grupos vai abrir o Festival Sexta Feira e o que se apresenta primeiro na noite de domingo. Conheça o tema de cada Boi.

Amazônia Sempre

O Boi Malhadinho vai tentar recuperar o título de campeão, apresentando o tema: “Amazônia Sempre”, para tanto, contratou os artesãos Dorico e Edson do boi Caprichoso de Parintins mais o K-Bral que tem em sua equipe os artesãos Ismael e Bomba de Porto Velho. O boi azul vai desenvolver seu tema, através de alegorias e cenários confeccionados pelos artesãos citados, sendo que a equipe do Dorico é responsável pelas alegorias da Porta Estandarte, Rainha do Folclore, Sinhazinha da Fazenda e Chico Mendes, enquanto que a equipe do K-Bral se responsabiliza pelas alegorias do Pajé, Ritual e Cunhã Poranga.
Boi Flor do Campo.

Dona Georgina e seu Mário principais dirigentes do Flor do Campo o atual campeão do Festival de Guajará Mirim, apostam na conquista de mais um título, no desenvolvimento do tema: “Guajará, Santuário de Cultura e Arte” com o ritual “Marinivin” da tribo dos índios Matis também conhecidos como “Os Caras de Gato”. O tema será apresentado através de 15 módulos que vão formar sete (7) alegorias. A principal alegoria do boi vermelho do bairro Almirante Tamandaré, tem 20 metros de comprimento por 9 metros de altura. O artesão responsável pelo bumbá que é coordenado pela Estelina é o Ednarte que conta com a parceria de sua esposa Dayna.

Duelo da Fronteira e os Temas de Malhadinho e Flor do Campo - Gente de Opinião


 Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com  
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeito Léo Moraes marca presença e 1º Carnaparedão reúne 5 mil pessoas com segurança e organização

Prefeito Léo Moraes marca presença e 1º Carnaparedão reúne 5 mil pessoas com segurança e organização

Com planejamento e responsabilidade, o prefeito Léo Moraes realizou o Carnaparedão na avenida Lauro Sodré, em frente ao Parque Circuito. O evento re

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Na noite da última quinta-feira (12), a rede elétrica da BR-364, no trecho sentido Unir, foi alvo de criminosos. O furto de um transformador, de onde

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

A Prefeitura de Porto Velho decidiu criar a primeira edição do “Carnaparedão”, evento que passa a integrar o calendário oficial do carnaval da cidade.

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

Quem depende diariamente dos serviços públicos em Porto Velho será diretamente impactado pelo reforço técnico que a Agência Reguladora dos Serviços Pú

Gente de Opinião Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)