Quinta-feira, 3 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Duelo da Fronteira e os Temas de Malhadinho e Flor do Campo


Duelo da Fronteira e os Temas de Malhadinho e Flor do Campo - Gente de Opinião



 
Os grupos vão apresentar
seus temas através de alegorias gigantes

Os bois bumbas Flor do Campo X Malhadinho protagonizam neste final de semana o “Duelo da Fronteira”, a festa folclórica de Guajará Mirim que vai acontecer nos dias 13, 14 e 15 no bumbódromo localizado na área do estádio João Saldanha com entrada pela rua Leopoldo de Matos. Essa, é uma das inovação que a BIA -Biblioteca da Integração da Amazônia empresa responsável pela produção do espetáculo este ano, vai apresenta., “Até o ano passado a entrada era pela rua Duque de Caxias”. Os grupos realizam os ensaios “Gerais” amanhã em suas quadras, quando vão aprimorar e conferir os detalhes das apresentações que acontecerão nos três dias do Festival.

A coordenação do Festival reúne amanhã a tarde, no escritório sede da Bia também conhecido como “prédio do Argentino”, às 16h00, quando realiza o sorteio para saber qual dos dois grupos vai abrir o Festival Sexta Feira e o que se apresenta primeiro na noite de domingo. Conheça o tema de cada Boi.

Amazônia Sempre

O Boi Malhadinho vai tentar recuperar o título de campeão, apresentando o tema: “Amazônia Sempre”, para tanto, contratou os artesãos Dorico e Edson do boi Caprichoso de Parintins mais o K-Bral que tem em sua equipe os artesãos Ismael e Bomba de Porto Velho. O boi azul vai desenvolver seu tema, através de alegorias e cenários confeccionados pelos artesãos citados, sendo que a equipe do Dorico é responsável pelas alegorias da Porta Estandarte, Rainha do Folclore, Sinhazinha da Fazenda e Chico Mendes, enquanto que a equipe do K-Bral se responsabiliza pelas alegorias do Pajé, Ritual e Cunhã Poranga.
Boi Flor do Campo.

Dona Georgina e seu Mário principais dirigentes do Flor do Campo o atual campeão do Festival de Guajará Mirim, apostam na conquista de mais um título, no desenvolvimento do tema: “Guajará, Santuário de Cultura e Arte” com o ritual “Marinivin” da tribo dos índios Matis também conhecidos como “Os Caras de Gato”. O tema será apresentado através de 15 módulos que vão formar sete (7) alegorias. A principal alegoria do boi vermelho do bairro Almirante Tamandaré, tem 20 metros de comprimento por 9 metros de altura. O artesão responsável pelo bumbá que é coordenado pela Estelina é o Ednarte que conta com a parceria de sua esposa Dayna.

Duelo da Fronteira e os Temas de Malhadinho e Flor do Campo - Gente de Opinião


 Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com  
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 3 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Defesa Civil de Porto Velho recebe quatro caminhonetes doadas pelo Tribunal de Contas

Defesa Civil de Porto Velho recebe quatro caminhonetes doadas pelo Tribunal de Contas

A Prefeitura de Porto Velho recebeu oficialmente, nesta quarta-feira (2), quatro caminhonetes S10 seminovas doadas pelo Tribunal de Contas do Estado d

Com articulação do governador Marcos Rocha, Ji-Paraná avança rumo à construção de novo terminal aeroportuário

Com articulação do governador Marcos Rocha, Ji-Paraná avança rumo à construção de novo terminal aeroportuário

O governador Marcos Rocha destaca mais um passo rumo à modernização da infraestrutura aeroportuária do terminal do município de Ji-Paraná, com o anú

Obra no Mercado do Meu Pedacinho de Chão vai beneficiar clientes e trabalhadores do local

Obra no Mercado do Meu Pedacinho de Chão vai beneficiar clientes e trabalhadores do local

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), está finalizando importante obra no mercado d

PVH em Ação leva serviços essenciais para a população de Porto Velho

PVH em Ação leva serviços essenciais para a população de Porto Velho

Trazendo uma variedade de serviços assistenciais e de cidadania à comunidade, o evento PVH em Ação, que aconteceu na manhã deste sábado (28), contou a

Gente de Opinião Quinta-feira, 3 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)