Porto Velho (RO) sexta-feira, 25 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

DUELO DA FRONTEIRA: Boi Flor do Campo é o campeão


DUELO DA FRONTEIRA: Boi Flor do Campo é o campeão - Gente de Opinião


Uma grande festa tomou conta do recém-inaugurado bumbódromo de Guajará-Mirim na noite/madrugada deste domingo (10) com a realização do Festival de Folclore Pérola do Mamoré – Fefopem 2009. Os bois Flor do Campo (vermelho) e Malhadinho (azul) fizeram um espetáculo de luzes e cores que contagiou a todos os presentes, independente da torcida por um ou outro Boi.

O vice-governador João Cahulla, acompanhado da esposa Marli Cahulla, secretária de Educação, do secretário de Esportes, Cultura e Lazer, Jucelis de Freitas, do senador Expedito Júnior, do deputado federal Nathan Donadon e do deputado estadual Miguel Sena, prestigiou o evento, e ficou impressionado com a vibração das torcidas e a beleza do espetáculo, que foi transmitido ao vivo pelas Tvs Rede Tv e Amazon Sat, além das emissoras de rádio locais. "O Governo do Estado apóia a cultura, e esta é uma das maiores festas da região, por isso fazemos questão de estarmos aqui prestigiando este grande evento", disse Cahulla nas entrevistas.

Os festejos começaram na sexta-feira (07), com a apresentação do Malhadinho (azul). No sábado (08) foi a vez do Flor do Campo (vermelho), e na noite do domingo os dois bois se apresentaram para suas torcidas e a comissão julgadora. As novas arquibancadas, construídas pelo Governo do Estado, estavam completamente lotadas, assim como os camarotes de convidados e autoridades.

O boi Malhadinho se apresentou primeiro no domingo (a ordem de entrada é definida por sorteio), com belas alegorias e cerca de 450 brincantes. Mas toda empolgação azul não foi suficiente para chegar ao bicampeonato e vencer a beleza e evolução do Flor do Campo que, mesmo adentrando ao recinto à 1:00 hora da madrugada, levantou a arquibancada e empolgou os presentes que assistiram a uma bela apresentação, digna de um campeão.

Ao final da apresentação a torcida entoava gritos de "é campeão", que veio tornar-se realidade no início da tarde desta segunda-feira (10) com a apuração confirmando a vitória do boi vermelho e branco por 1.275 a 1.175, que mesmo com menor número de brincantes conseguiu aliar a beleza das alegorias com um enredo bem desenvolvido pelos seus integrantes e empolgação da torcida.

A nação vermelha e branca comemorou com carreata nas ruas de Guajará-Mirim, que teve seus hotéis e restaurantes completamente lotados nos três dias do festival, com turistas vindo de todas as regiões dos Estados de Rondônia, Amazonas e Acre.

Para o próximo ano o Governo do Estado vai concluir as obras do bumbódromo, construindo os camarotes fixos, infra-estrutura para estacionamento, sanitários e currais para os bois, além de um palco multi-uso, uma vez que o local também poderá abrigar shows e manifestações culturais.

Cahulla entrega premiação aos vencedores do concurso leiteiro em Rolim de Moura

No final da manhã do domingo, o vice-governador fez a entrega da premiação aos vencedores do concurso leiteiro promovido pela Emater, durante a 24ª Expoagro, em Rolim de Moura, município que é um dos seis pólos regionais do Projeto Inseminar, iniciado pelo Governo do Estado em 2004 e que já recebeu mais de R$ 11 milhões em investimentos. "A nossa presença é para reafirmar o nosso compromisso com a melhoria do setor e estimularmos a melhoria genética do nosso rebanho leiteiro", disse Cahulla.

De acordo com informações da Emater, pelo menos 23 mil matrizes leiteiras foram fecundadas através da inseminação artificial de forma positiva e cerca de 8.700 novilhas e garrotes de alta linhagem já nasceram pelo processo de inseminação artificial desde a implantação do Projeto Inseminar, em maio de 2004. O deputado estadual Luiz Claudio também participou da solenidade.

Fonte: Decom

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam