Porto Velho (RO) sábado, 23 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

DUELO DA FRONTEIRA: Boi Flor do Campo é o campeão


DUELO DA FRONTEIRA: Boi Flor do Campo é o campeão - Gente de Opinião


Uma grande festa tomou conta do recém-inaugurado bumbódromo de Guajará-Mirim na noite/madrugada deste domingo (10) com a realização do Festival de Folclore Pérola do Mamoré – Fefopem 2009. Os bois Flor do Campo (vermelho) e Malhadinho (azul) fizeram um espetáculo de luzes e cores que contagiou a todos os presentes, independente da torcida por um ou outro Boi.

O vice-governador João Cahulla, acompanhado da esposa Marli Cahulla, secretária de Educação, do secretário de Esportes, Cultura e Lazer, Jucelis de Freitas, do senador Expedito Júnior, do deputado federal Nathan Donadon e do deputado estadual Miguel Sena, prestigiou o evento, e ficou impressionado com a vibração das torcidas e a beleza do espetáculo, que foi transmitido ao vivo pelas Tvs Rede Tv e Amazon Sat, além das emissoras de rádio locais. "O Governo do Estado apóia a cultura, e esta é uma das maiores festas da região, por isso fazemos questão de estarmos aqui prestigiando este grande evento", disse Cahulla nas entrevistas.

Os festejos começaram na sexta-feira (07), com a apresentação do Malhadinho (azul). No sábado (08) foi a vez do Flor do Campo (vermelho), e na noite do domingo os dois bois se apresentaram para suas torcidas e a comissão julgadora. As novas arquibancadas, construídas pelo Governo do Estado, estavam completamente lotadas, assim como os camarotes de convidados e autoridades.

O boi Malhadinho se apresentou primeiro no domingo (a ordem de entrada é definida por sorteio), com belas alegorias e cerca de 450 brincantes. Mas toda empolgação azul não foi suficiente para chegar ao bicampeonato e vencer a beleza e evolução do Flor do Campo que, mesmo adentrando ao recinto à 1:00 hora da madrugada, levantou a arquibancada e empolgou os presentes que assistiram a uma bela apresentação, digna de um campeão.

Ao final da apresentação a torcida entoava gritos de "é campeão", que veio tornar-se realidade no início da tarde desta segunda-feira (10) com a apuração confirmando a vitória do boi vermelho e branco por 1.275 a 1.175, que mesmo com menor número de brincantes conseguiu aliar a beleza das alegorias com um enredo bem desenvolvido pelos seus integrantes e empolgação da torcida.

A nação vermelha e branca comemorou com carreata nas ruas de Guajará-Mirim, que teve seus hotéis e restaurantes completamente lotados nos três dias do festival, com turistas vindo de todas as regiões dos Estados de Rondônia, Amazonas e Acre.

Para o próximo ano o Governo do Estado vai concluir as obras do bumbódromo, construindo os camarotes fixos, infra-estrutura para estacionamento, sanitários e currais para os bois, além de um palco multi-uso, uma vez que o local também poderá abrigar shows e manifestações culturais.

Cahulla entrega premiação aos vencedores do concurso leiteiro em Rolim de Moura

No final da manhã do domingo, o vice-governador fez a entrega da premiação aos vencedores do concurso leiteiro promovido pela Emater, durante a 24ª Expoagro, em Rolim de Moura, município que é um dos seis pólos regionais do Projeto Inseminar, iniciado pelo Governo do Estado em 2004 e que já recebeu mais de R$ 11 milhões em investimentos. "A nossa presença é para reafirmar o nosso compromisso com a melhoria do setor e estimularmos a melhoria genética do nosso rebanho leiteiro", disse Cahulla.

De acordo com informações da Emater, pelo menos 23 mil matrizes leiteiras foram fecundadas através da inseminação artificial de forma positiva e cerca de 8.700 novilhas e garrotes de alta linhagem já nasceram pelo processo de inseminação artificial desde a implantação do Projeto Inseminar, em maio de 2004. O deputado estadual Luiz Claudio também participou da solenidade.

Fonte: Decom

Mais Sobre Municípios

Busca ativa é realizada para solucionar pendências de documentação à regularização de imóveis nos bairros Calama e Paraíso em Porto Velho

Busca ativa é realizada para solucionar pendências de documentação à regularização de imóveis nos bairros Calama e Paraíso em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho encerra nesta sexta-feira (22), às 13h, uma ação de regularização dos imóveis localizados nos bairros Calama e Paraíso. O

Hildon Chaves defende a importância de projetos de sustentabilidade na Amazônia

Hildon Chaves defende a importância de projetos de sustentabilidade na Amazônia

O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, participou na quinta-feira (21) da 300ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração (CAS) da Superintendê

Complexo Beira Rio será sede da Prefeitura de Cacoal

Complexo Beira Rio será sede da Prefeitura de Cacoal

Visando por fim na antiga prefeitura no Centro de Cacoal, a atual administração está alterando a finalidade do Complexo Beiro Rio e levará, até o fi

Porto Velho avança para a última fase do Plano Municipal de Enfrentamento à pandemia

Porto Velho avança para a última fase do Plano Municipal de Enfrentamento à pandemia

O avanço na aplicação das vacinas, a redução do número de internações e de novos casos da covid-19, fizeram com que Porto Velho avançasse da Fase Amar