Porto Velho (RO) sábado, 14 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Municípios

Dom Bruno Pedron é nomeado para Diocese de Ji-paraná


"Conflito entre Igreja e 'Poder Político' não é evangelho", diz novo Bispo da Diocese de Ji-Paraná 
 
Em entrevista exclusiva à Pastoral da Comunicação da Diocese de Ji-Paraná, Dom Bruno Pedron (sdb), que foi nomeado ontem (11) para assumir a Diocese, relatou que há algum tempo o Sr. Núncio Apostólico havia feito o comunicado sobre a possibilidade de transferência para Ji-Paraná (RO) ou para outra diocese, mas que enfim o Papa Bento XVI decidiu-se por Ji-Paraná e eis que semana passada foi confirmada a transferência e ontem publicada oficialmente.

Segundo D. Bruno, o recebimento do comunicado foi aceito com espírito de obediência, como é de seu costume, onde apresentou seu sentimento nesta nova fase de sua vida pastoral. "Dói um pouco porque a gente é gente de carne e osso, mas eu sempre servi com muito amor e paixão a minha Igreja e, nesta ocasião rezei bastante para que eu possa fazer a vontade de Deus", disse o bispo salesiano com sentimento de gratificação.

Para D. Bruno a sua nomeação para assumir uma Diocese da região amazônica foi recebida como resultado da Campanha da Fraternidade (CF) deste ano, sendo visto como gesto concreto e generoso, mesmo não conhecendo a região.
 
Igreja e "Poder político"        
Indagado sobre os constantes conflitos entre Igreja e o "Poder Político" existente na Diocese, D. Bruno foi perpiscaz e já alertou: "Não acho bom haver 'conflito' entre religião e poder, isto não é evangelho. Deve sim haver defesa dos princípios éticos e morais, direitos humanos, mas em clima de diálogo e de ajuda mútua para resolver as questões de uma forma que ajude o justo direito de cada um", argumentou o bispo com veracidade.

D. Bruno deixou claro que a verdade nunca está somente num lado, portanto, segundo o bispo, é preciso escutar e refletir a realidade, não as ficções.
 
O itinerário apostólico na Diocese              
"Antes preciso me inteirar da realidade e conhecer pessoas e situações. Vai levar um tempo. No diálogo e na paciência se constrói muito sem criar mais problemas", disse sobre como fazer a análise do povo e da vida da Diocese de Ji-Paraná, considerada uma das mais organizadas da Confêrencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

D. Bruno disse ainda que não conhece a região, mas acredita e confia que vai ser divertido descobrir as realidades e nelas trabalhar para criar mais "fraternidade verdadeiramente evangélica".
 
Lema e Brasão
O lema escolhido por D. Bruno é: "Ut unum sint" (Para Que Todos Sejam Um). Ao apresentar este, disse que não poderá lutar pela desunião.

No seu brasão, existem as seguintes imagens e suas representatividades, confira:

O bosque: significa a salesianidade de sua vida, Dom Bosco; O "M": significa a proteção de Maria. O pássaro e as águas: significa a riqueza das nossas águas e natureza; As quatro (4) mãos convergindo é o significado de tudo: a união das raças e línguas, das culturas e tradições...; As cores da cruz e bordas com o fundo do escudo em azul, contém as cores da bandeira do Brasil e da Itália.

O bispo que possivelmente assumirá a Diocese lembrou que quando foi ordenado sacerdote o seu lema era :" sai da tua terra e vá..." e que agora considera estar praticando mais uma vez. "Esta terra de Jardim é muito boa. Em particular o seu povo e vai deixar um pouco de saudade, é normal", finalizou. 
  
 
Fonte: Etiene Gonçalves Pastoral da Comunicação da Diocese de Ji-Paraná
Local:Ji-Paraná
 

Mais Sobre Municípios

Hildon Chaves anuncia recapeamento de 64 quilômetros de ruas

Hildon Chaves anuncia recapeamento de 64 quilômetros de ruas

O prefeito Hildon Chaves, a exemplo de anos anteriores, fecha 2019 com muita vontade de trabalhar e anuncia mais benefícios que vão melhorar a qualida

Porto Velho: prazo para renegociação de dívidas com o município encerra na quinta-feira

Porto Velho: prazo para renegociação de dívidas com o município encerra na quinta-feira

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), alerta que o prazo para negociação de débito em atraso com o municí

Japonês revela data e horário da entrega de chaves do residencial Maria Moura em Vilhena

Japonês revela data e horário da entrega de chaves do residencial Maria Moura em Vilhena

Eduardo Japonês, prefeito de Vilhena, anunciou nesta quinta-feira que a entrega das casas do Residencial Maria Moura será realizada no dia 17 de dez

Porto Velho - Crianças e adolescentes venezuelanos são matriculadas na rede municipal de ensino

Porto Velho - Crianças e adolescentes venezuelanos são matriculadas na rede municipal de ensino

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), e da Secretaria Municipal de Educação (Seme