Porto Velho (RO) domingo, 20 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Diretor do Banco da Amazônia apresenta oportunidades de investimentos



Encontro com o diretor do Banco da Amazônia, em Cacoal, reuniu representantes das principais entidades ligadas ao agronegócio do estado
 
Líderes de algumas das principais instituições representativas de empresários, industriais, pecuaristas, produtores rurais, do setor madeireiro e das cooperativas de crédito de Rondônia reuniram-se no último sábado (23), no auditório da CrediCacoal, para um encontro com o diretor do Banco da Amazônia, Augusto Afonso Monteiro de Barros. O encontro foi promovido pelo Sistema Credisis (Sistema de Crédito Cooperativo do Noroeste Brasileiro), Fiero (Federação das Indústrias de Rondônia) e Cooaja (Cooperativa Agropecuária de Jaru).
 
Durante o evento, que teve ainda a presença de convidados, como o senador Valdir Raupp e a deputada federal Marinha Raupp, foram apresentadas as novas regras para o financiamento do setor produtivo, após as medidas que restringiram a oferta de crédito baseadas na legislação ambiental. "O Banco da Amazônia é a principal instituição financeira federal voltada para o financiamento de projetos na região amazônica e o setor produtivo está na linha de frente dos interesses comerciais da instituição", destacou Augusto Barros.
 
O senador Valdir Raupp reafirmou a importância do setor do agronegócio de conhecer os instrumentos disponíveis para o desenvolvimento da região e elogiou a disposição do diretor do Banco da Amazônia em se reunir com os representantes do setor produtivo. "Vou encaminhar as reivindicações do setor para os organismos federais responsáveis, em Brasília", ressaltou Raupp.
 
O senador voltou a defender a proposta do "desmatamento zero", apresentada pelo parlamentar em março deste ano e apoiada pelos representantes dos setores produtivos de Rondônia. "É uma alternativa viável para possibilitar a retomada das linhas de crédito aos produtores do estado, sobretudo num momento como o que estamos enfrentando, de restrição do crédito ao setor produtivo", afirmou Raupp.
 
O presidente do Sistema Credisis, empresário Gilberto Borgio, defendeu a realização de novos encontros para a discussão ampla e a apresentação de reivindicações por parte do setor para a resolução dos problemas enfrentados pelo agronegócio em todo o estado. "Nosso setor sempre dependeu exclusivamente do seu próprio suor para promover o desenvolvimento, mas hoje precisamos nos unir e mostrar que em Rondônia estamos buscando soluções para nossos principais desafios", explicou Borgio.
 
Do encontro, já foi tomada uma primeira medida concreta, que envolve a realização de um fórum conjunto, no dia 11 de setembro, entre as instituições do setor produtivo com os representantes dos órgãos governamentais. "É importante instalar o Fórum do Setor Produtivo de Rondônia como um espaço para apontar alternativas e para discutir as questões mais importantes do setor diretamente com os diretores de órgãos como o Incra e o Ibama", defendeu a deputada Marinha Raupp.
 
Augusto Barros lembrou que o Banco da Amazônia é o mais antigo organismo regional de fomento e a principal instituição financeira federal e tem a missão de promover o desenvolvimento da região amazônica. " Possui papel relevante tanto no crédito de fomento quanto no apoio à pesquisa, respondendo por mais de 70% do crédito de longo prazo da Região Norte'.
 
O diretor explicou que o Banco se articula com diversos órgãos vinculados ao Governo Federal, Estadual e Municipal, através de parcerias com entidades com a Embrapa, Ibama, Incra, universidades, Sebrae, Fiero, organizações não-governamentais ligadas ao fomento sustentável e aquelas representativas dos diversos segmentos do empresariado e dos pequenos produtores rurais. Na avaliação do diretor, o encontro realizado no último sábado contribui para promover a integração entre a instituição e os diferentes segmentos do setor produtivo. " Acreditamos que desta iniciativa surgirá excelentes resultados", concluiu. 

Fonte: José Ribamar

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce