Segunda-feira, 9 de novembro de 2009 - 13h37
A Unesc, Faculdades Integradas de Cacoal, por intermédio do Departamento do Curso de Direito, realiza neste sábado, 14, no Cacoal Selva Park, o I Simpósio “Direito das Minorias”. As inscrições estão sendo feitas na secretaria acadêmica. Informações pelo telefone: 3441-4503. O evento é voltado aos acadêmicos e profissionais do direito.
De acordo com a coordenadora do evento e do curso de Direito da Unesc, Prof.ª Rita Rosemarie Heltai Lima, o Simpósio apresenta as perspectivas de um olhar responsável sobre direito das minorias, na amplitude dos direitos fundamentais, desde o direito à vida, à alimentação, à educação, à saúde, ao direito de convivência familiar e comunitária, no sentido da auto-sustentabilidade, das suas especificidades e das suas diversidades.
Palestras
A Instituição convidou palestrantes catedráticos no assunto. Para falar sobre “A participação das minorias no mercado de trabalho”, direto de Porto Velho, Jorge Alberto Elarrat Canto, consultor do Sebrae/RO, Mestre em Administração pela Universidade Federal de Rondônia (2008) e Engenheiro Elétrico pela Universidade Federal do Pará (1984). Possui 20 anos de experiência em Sistemas de Telecomunicações e em Gestão Estratégica. Atua principalmente na elaboração e execução de Planejamentos Institucionais e de Planos de Ação, baseados em métodos quantitativos e análise de indicadores de desempenho, segundo o modelo de Gestão Critérios de Excelência.
Para falar sobre o tema: “Relações Raciais na Escola: Reprodução de Desigualdade em nome da Igualdade”, Drª Mary Garcia Castro, Mestra em Sociologia da Cultura pela Universidade Federal da Bahia, Mestra em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutora em Sociologia – University of Florida.
Para falar sobre “Pessoa Portadora de Deficiência: O Direito Fundamental de Ser Feliz” professora Mestra Telma Aparecida Rostelato. É Mestra em Direito Constitucional, pela ITE - Instituição Toledo de Ensino, de Bauru; Graduada em Direito, pela UMC - Universidade de Mogi das Cruzes; Pós-graduada em Direito Constitucional, pela ESDC - Escola Superior de Direito Constitucional; Professora do Curso de Direito da FAIT- Itapeva/SP. Atualmente é Procuradora Jurídica Municipal.
O evento será encerrado com a palestra: “Aprendendo a Viver” com Luis Eduardo Boudakian, portador de necessidades especiais. Sua doença leva à degeneração cerebelar. Não há cura e, com o passar do tempo, as dificuldades de locomoção e comunicação aumentam. O palestrante coordena o Projeto “Aprendendo a viver”. Mais informações por meio do site: www.aprendendoaviver.com.br. Após a palestra, a Banda Sam57 fará um show especial durante o almoço.
A Unesc realiza diversos eventos e cursos de extensão por meio dos departamentos de cursos. Os eventos e cursos promovidos pelos departamentos, dentro ou fora do campus, são abertos à comunidade. A maioria destes cursos inclui os certificados de participação.
Paulo Henrique Silva SRT/RO 983
www.rondoniainfoco.com
Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito
Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho
Viver em comunidade exige, acima de tudo, respeito aos direitos de cada cidadão, além do cuidado individual e coletivo com as regras de convivência e

Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA
Há quase um ano, Porto Velho deu um passo importante nas políticas de inclusão com a entrega do primeiro ônibus inclusivo voltado ao atendimento de pe

Prefeitura de Porto Velho adia início do Refis para garantir segurança e qualidade no atendimento
A Prefeitura de Porto Velho informa que o início do Programa de Estímulo à Regularização Fiscal (Refis 2026) foi transferido para 12 de janeiro. A m
Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)