Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Direito das Minorias é tema de simpósio em Cacoal


 
A Unesc, Faculdades Integradas de Cacoal, por intermédio do Departamento do Curso de Direito, realiza neste sábado, 14, no Cacoal Selva Park, o I Simpósio “Direito das Minorias”. As inscrições estão sendo feitas na secretaria acadêmica. Informações pelo telefone: 3441-4503. O evento é voltado aos acadêmicos e profissionais do direito.

De acordo com a coordenadora do evento e do curso de Direito da Unesc, Prof.ª Rita Rosemarie Heltai Lima, o Simpósio apresenta as perspectivas de um olhar responsável sobre direito das minorias, na amplitude dos direitos fundamentais, desde o direito à vida, à alimentação, à educação, à saúde, ao direito de convivência familiar e comunitária, no sentido da auto-sustentabilidade, das suas especificidades e das suas diversidades.

Palestras

A Instituição convidou palestrantes catedráticos no assunto. Para falar sobre “A participação das minorias no mercado de trabalho”, direto de Porto Velho, Jorge Alberto Elarrat Canto, consultor do Sebrae/RO, Mestre em Administração pela Universidade Federal de Rondônia (2008) e Engenheiro Elétrico pela Universidade Federal do Pará (1984). Possui 20 anos de experiência em Sistemas de Telecomunicações e em Gestão Estratégica. Atua principalmente na elaboração e execução de Planejamentos Institucionais e de Planos de Ação, baseados em métodos quantitativos e análise de indicadores de desempenho, segundo o modelo de Gestão Critérios de Excelência.

Para falar sobre o tema: “Relações Raciais na Escola: Reprodução de Desigualdade em nome da Igualdade”, Drª Mary Garcia Castro, Mestra em Sociologia da Cultura pela Universidade Federal da Bahia, Mestra em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutora em Sociologia – University of Florida.

Para falar sobre “Pessoa Portadora de Deficiência: O Direito Fundamental de Ser Feliz” professora Mestra Telma Aparecida Rostelato. É Mestra em Direito Constitucional, pela ITE - Instituição Toledo de Ensino, de Bauru; Graduada em Direito, pela UMC - Universidade de Mogi das Cruzes; Pós-graduada em Direito Constitucional, pela ESDC - Escola Superior de Direito Constitucional; Professora do Curso de Direito da FAIT- Itapeva/SP. Atualmente é Procuradora Jurídica Municipal.

O evento será encerrado com a palestra: “Aprendendo a Viver” com Luis Eduardo Boudakian, portador de necessidades especiais. Sua doença leva à degeneração cerebelar. Não há cura e, com o passar do tempo, as dificuldades de locomoção e comunicação aumentam. O palestrante coordena o Projeto “Aprendendo a viver”. Mais informações por meio do site: www.aprendendoaviver.com.br. Após a palestra, a Banda Sam57 fará um show especial durante o almoço.

A Unesc realiza diversos eventos e cursos de extensão por meio dos departamentos de cursos. Os eventos e cursos promovidos pelos departamentos, dentro ou fora do campus, são abertos à comunidade. A maioria destes cursos inclui os certificados de participação.

Paulo Henrique Silva SRT/RO 983
www.rondoniainfoco.com

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Viver em comunidade exige, acima de tudo, respeito aos direitos de cada cidadão, além do cuidado individual e coletivo com as regras de convivência e

Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA

Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA

Há quase um ano, Porto Velho deu um passo importante nas políticas de inclusão com a entrega do primeiro ônibus inclusivo voltado ao atendimento de pe

Prefeitura de Porto Velho adia início do Refis para garantir segurança e qualidade no atendimento

Prefeitura de Porto Velho adia início do Refis para garantir segurança e qualidade no atendimento

A Prefeitura de Porto Velho informa que o início do Programa de Estímulo à Regularização Fiscal (Refis 2026) foi transferido para 12 de janeiro. A m

Gente de Opinião Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)