Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Diocese de Guajará-Mirim: Solidariedade a Dom Antônio Possamai


O atraso de nossa manifestação de apoio a Dom Antônio Possamai é devido ao fato que Dom Geraldo (FOTO) se encontra com a família, no sul da França, onde nossa comunicação sofreu alguma demora...

Sempre, nos momentos importantes da defesa dos pequenos e na denúncia da violação dos direitos humanos, os três bispos de Rondônia manifestaram sua unidade. Foi o caso, há três anos atrás, quando denunciaram a imensa corrupção em nosso Estado, sem que esta carta tivesse a mínima repercussão na imprensa e na sociedade!

Agora, mais do que nunca, estão unidos ao Bispo de Ji-Paraná, Dom Antônio Possamai, quando lança uma cartilha, nas vésperas das eleições e um grito de alerta contra a corrupção que tomou proporções intoleráveis em nosso Estado. Isso lhe vale um processo na justiça e até ameaças de morte, por via covarde de carta anônima!

Queremos, portanto,  somar com as numerosas manifestações de solidariedade à pessoa e à ação pastoral de nosso irmão Dom Antônio. Comungamos particularmente com as palavras do nosso Arcebispo Dom Moacyr Grecchi, quando declara:  

 "Diante dos fatos ocorridos em Ji-Paraná, no tocante ao confronto do Governador do Estado de Rondônia e candidato à reeleição, com Dom Antônio Possamai,  queremos reafirmar que é papel da Igreja apresentar sua posição em relação à defesa da dignidade da pessoa humana e da vida.

"Nessa hora em que está tão evidente a impunidade e a corrupção de nosso Estado, envolvendo os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, reafirmamos nossa mais profunda solidariedade ao irmão no episcopado, defensor dos direitos humanos, pela incansável dedicação ao povo de Rondônia, de modo notável, aos agricultores e famílias migrantes e insistimos que todos os cristãos e cristãs participem mais intensamente da luta pela ética, na sociedade rondoniense, denunciando tudo o que agride diretamente a pessoa humana em seus direitos."

Unidos a D. Antônio que está, há mais de 20, à frente da Diocese de Ji-Paraná,  e sendo testemunhas de sua dedicação absoluta à causa dos pobres e do Reino, só  podemos aplaudir quando, com sua equipe diocesana, ele vem alertando: "Chega de Corrupção, Propinas, Falta de Ética e Impunidade"!  E que Deus o proteja neste momento de incertezas e perigo de vida.
 
Guajará-Mirim, 03 de setembro de 2006
 
D. Geraldo Verdier – Bispo de Guajará- Mirim,
Pe. José Elio Dukievicz, Vigário Geral.
Pe. Luiz Carlos de Azevedo, Coordenador de Pastoral,

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programação de Natal da Prefeitura de Porto Velho será gratuito no Parque da Cidade

Programação de Natal da Prefeitura de Porto Velho será gratuito no Parque da Cidade

Rondônia inteira e as cidades vizinhas estão sendo convidadas a prestigiar a programação completa do “Porto Velho Luz – Uma Cidade Encantada”, que c

Prefeitura entrega área renovada na Praça Aluízio Ferreira

Prefeitura entrega área renovada na Praça Aluízio Ferreira

A Praça Aluízio Ferreira continua sendo ponto de encontro das famílias. Na noite de ontem (19), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Empresa de De

Sebrae em Rondônia reforça agenda inovadora com minuta da Lei de Inovação de Cacoal

Sebrae em Rondônia reforça agenda inovadora com minuta da Lei de Inovação de Cacoal

O Sebrae em Rondônia apresentou, na manhã desta terça-feira (18), na Prefeitura Municipal de Cacoal, a minuta da Lei Municipal de Inovação. O docume

Prefeito Affonso Cândido faz entrega de  100 títulos definitivos de propriedades

Prefeito Affonso Cândido faz entrega de 100 títulos definitivos de propriedades

O prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou, na quarta-feira (19), da entrega de 100 títulos definitivos de propriedades urbanas. O tr

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)