Domingo, 14 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Diocese de Guajará-Mirim: Solidariedade a Dom Antônio Possamai


O atraso de nossa manifestação de apoio a Dom Antônio Possamai é devido ao fato que Dom Geraldo (FOTO) se encontra com a família, no sul da França, onde nossa comunicação sofreu alguma demora...

Sempre, nos momentos importantes da defesa dos pequenos e na denúncia da violação dos direitos humanos, os três bispos de Rondônia manifestaram sua unidade. Foi o caso, há três anos atrás, quando denunciaram a imensa corrupção em nosso Estado, sem que esta carta tivesse a mínima repercussão na imprensa e na sociedade!

Agora, mais do que nunca, estão unidos ao Bispo de Ji-Paraná, Dom Antônio Possamai, quando lança uma cartilha, nas vésperas das eleições e um grito de alerta contra a corrupção que tomou proporções intoleráveis em nosso Estado. Isso lhe vale um processo na justiça e até ameaças de morte, por via covarde de carta anônima!

Queremos, portanto,  somar com as numerosas manifestações de solidariedade à pessoa e à ação pastoral de nosso irmão Dom Antônio. Comungamos particularmente com as palavras do nosso Arcebispo Dom Moacyr Grecchi, quando declara:  

 "Diante dos fatos ocorridos em Ji-Paraná, no tocante ao confronto do Governador do Estado de Rondônia e candidato à reeleição, com Dom Antônio Possamai,  queremos reafirmar que é papel da Igreja apresentar sua posição em relação à defesa da dignidade da pessoa humana e da vida.

"Nessa hora em que está tão evidente a impunidade e a corrupção de nosso Estado, envolvendo os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, reafirmamos nossa mais profunda solidariedade ao irmão no episcopado, defensor dos direitos humanos, pela incansável dedicação ao povo de Rondônia, de modo notável, aos agricultores e famílias migrantes e insistimos que todos os cristãos e cristãs participem mais intensamente da luta pela ética, na sociedade rondoniense, denunciando tudo o que agride diretamente a pessoa humana em seus direitos."

Unidos a D. Antônio que está, há mais de 20, à frente da Diocese de Ji-Paraná,  e sendo testemunhas de sua dedicação absoluta à causa dos pobres e do Reino, só  podemos aplaudir quando, com sua equipe diocesana, ele vem alertando: "Chega de Corrupção, Propinas, Falta de Ética e Impunidade"!  E que Deus o proteja neste momento de incertezas e perigo de vida.
 
Guajará-Mirim, 03 de setembro de 2006
 
D. Geraldo Verdier – Bispo de Guajará- Mirim,
Pe. José Elio Dukievicz, Vigário Geral.
Pe. Luiz Carlos de Azevedo, Coordenador de Pastoral,

Gente de OpiniãoDomingo, 14 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Obras do novo terminal avançam na em Porto Velho

Obras do novo terminal avançam na em Porto Velho

De quatro a seis meses é a estimativa do tempo que falta para a nova rodoviária, a mais esperada obra de Porto Velho a ser entregue à população. O anú

Implantação de sistemas de controle e busca de medicamentos mudou a realidade da farmácia de Porto Velho

Implantação de sistemas de controle e busca de medicamentos mudou a realidade da farmácia de Porto Velho

Os investimentos empregados pela Prefeitura de Porto Velho proporcionaram para a população avanços e melhorias em diversas áreas da saúde, e uma delas

Gente de Opinião Domingo, 14 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)