Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Dia de inclusão e afeto para pessoas com deficiência e neurodivergentes

Acesso antecipado garantiu acolhimento, sensibilidade e um natal pensado para todas as famílias


Dia de inclusão e afeto para pessoas com deficiência e neurodivergentes - Gente de Opinião

O brilho do Porto Velho Luz começou ainda mais especial este ano. Antes da abertura oficial ao grande público, o circuito natalino recebeu, nesta sexta-feira (21), apenas pessoas com deficiência (PCD) e neurodivergentes, em um momento criado para oferecer tranquilidade, segurança e inclusão. Entre as famílias que viveram esse dia inesquecível está a de Givaldo Neto, mecânico refrigerista e morador do bairro Aponiã.

Charlote Mazikeen, ao lado do pai, Givaldo Neto, viveu uma experiência natalina pensada especialmente para seu conforto e bem-estarCharlote Mazikeen, ao lado do pai, Givaldo Neto, viveu uma experiência natalina pensada especialmente para seu conforto e bem-estar











Ele aproveitou a oportunidade para levar a filha, Charlote Mazikeen, ao Parque da Cidade. A pequena é autista nível de suporte 2 e, segundo o pai, viveu o Natal do jeito que ela merece. “Minha filha aproveitou bastante. Conseguimos tirar uma fotinha até com os personagens. Ela adorou o trenzinho, já foi correndo brincar. É maravilhoso”, contou Givaldo.

Outra mãe que participou do evento foi Rosana Daiane, dona de casa e moradora do bairro Mariana. Ao lado do filho Leandro Emanuel, de 13 anos, ela descreveu o momento como único.
“É muito gratificante, né? Porque a gente não tem, normalmente, eventos preparados só pra eles. É muito importante isso. Quando é um dia pensado para eles, eles se identificam mais”, afirmou.

O dia exclusivo proporcionou a Rosana Daiane e ao filho Leandro Emanuel uma experiência natalina única e inclusivaO dia exclusivo proporcionou a Rosana Daiane e ao filho Leandro Emanuel uma experiência natalina única e inclusiva













A Prefeitura de Porto Velho garantiu acesso totalmente adaptado: ambiente com fluxo reduzido para evitar estímulos excessivos, trenzinho exclusivo, fotos com Papai Noel sem filas e atendimento especializado no Espaço Acolher.

De acordo com o prefeito Léo Moraes, o local, inaugurado nesta edição, foi criado para oferecer suporte sensorial e apoio às famílias, sendo o primeiro espaço dessa natureza na Região Norte.

“Estamos inaugurando o Espaço Acolher, o primeiro da Região Norte com esse olhar sensorial e humano. A iluminação natalina desperta boas energias, renova a fé, e nós priorizamos este primeiro dia para a neurodivergência e para a inclusão. É representativo, simbólico e necessário. É um momento com mais tranquilidade, menos movimento, pensado para que todos possam participar.”

O prefeito Léo Moraes destaca o Espaço Acolher como um local pioneiro na Região NorteO prefeito Léo Moraes destaca o Espaço Acolher como um local pioneiro na Região Norte










O presidente da Emdur, Bruno Holanda, falou que este primeiro dia funciona também como um evento-teste totalmente dedicado às famílias que mais enfrentam desafios no dia a dia.

“Estamos abrindo as portas especialmente para as crianças com dificuldade de locomoção e para as crianças neurodivergentes. Abrimos o parque exclusivamente para elas, para que pudessem ter esse primeiro contato com o Parque da Cidade de forma tranquila e acolhedora.”

O secretário da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Paulo Moraes Júnior, destacou que a essência do Porto Velho Luz está justamente em oferecer cuidado e pertencimento.
“Hoje estamos com essa programação que é praticamente a abertura do nosso Natal, o Porto Velho Luz. E não teria como ser de outra forma senão com as nossas crianças neurodivergentes. Estamos inaugurando um espaço, um espaço de cuidado, respeito e carinho.”

Tércia Marília, adjunta da Semias, destaca o Espaço Acolher como espaço de acolhimento e inclusão para famíliasTércia Marília, adjunta da Semias, destaca o Espaço Acolher como espaço de acolhimento e inclusão para famílias













A secretária-adjunta da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), Tércia Marília, também falou sobre o evento.

“Hoje celebramos não apenas o início da programação natalina, mas também a entrega de um espaço pioneiro que coloca Porto Velho na vanguarda da inclusão na Região Norte. O Espaço Acolher foi pensado para proporcionar tranquilidade, segurança e regulação sensorial.”

Confira programação completa do Natal Porto Velho Luz.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Viver em comunidade exige, acima de tudo, respeito aos direitos de cada cidadão, além do cuidado individual e coletivo com as regras de convivência e

Gente de Opinião Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)