Segunda-feira, 11 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Dia Campo de Café: Dia 30 de maio em Ouro Preto do Oeste


A Embrapa Rondônia irá realizar o Dia de Campo de Café no dia 30 de maio, no Campo Experimental da Embrapa Rondônia em Ouro Preto do Oeste, a partir das 7h30. As inscrições serão no local, antes do evento. O dia de campo abordará o manejo, a colheita e a pós-colheita do café, com foco na qualidade.

Um dos destaques do evento será a demonstração de máquinas para a colheita semi-mecanizada do café Canephora que vêm sendo testadas pela Embrapa Rondônia em parceria com as Indústrias Colombo-MIAC. “Um dos principais gargalos enfrentados pelos cafeicultores do estado é a falta de mão-de-obra, que limita o desenvolvimento da produção, tanto em quantidade como em qualidade. E, com o intuito de minimizar este problema, estamos avaliando o desempenho e a viabilidade da colheita semi-mecanizada do café Canephora em Rondônia”, explica o pesquisador da Embrapa Rondônia, Enrique Alves.

O dia de campo terá seis estações, que serão conduzidas por pesquisadores da Embrapa Rondônia e demais parceiros, como a Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e a Conilon Brasil. Confira os detalhes de cada estação:


Estação 1 – Conilon BRS OURO PRETO – primeira cultivar de café da Embrapa no Brasil e é recomendada para Rondônia, uma vez que é adaptada ao clima e ao solo da região. No Dia de Campo serão demonstradas as características agronômicas dos quinze clones que compõe a variedade em produção.

Estação 2 – Condução da Lavoura – Serão demonstradas em campo as técnicas de poda e condução da lavoura, visando o sistema preconizado como poda programada do conilon. Além disso, será discutido o manejo da poda como ferramenta que permitirá a colheita do café de forma semi-mecanizada.

Estação 3 – Colheita – Serão abordadas temas como: ponto ideal de colheita, tempo entre colheita e processamento dos frutos e o seu efeito sobre a qualidade de bebida. Também será realizada uma demonstração de maquinas de colheita semi-mecanizada.

Estacao 4 – Despolpamento – Será demonstrado o processo com os equipamentos e seu funcionamento. Assim como os benefícios dessa tecnologia sobre o tempo e o custo de secagem e qualidade de bebida do café.

Estação 5 – Secagem – Será apresentada a estrutura mínima necessária para a produção de café de qualidade e as boas praticas deste processo. Também serão apresentadas as diferentes alternativas de tecnologias que podem ser utilizadas pelo pequeno produtor.

Estação 6 – Mercado para Conilon de qualidade – Perspectivas de novos mercados emergentes para o café conilon, suas implicações e como isso afetará a realidade do produtor. Aspectos relevantes e politicas públicas que possam inserir Rondônia nesse novo contexto econômico e social.


Treinamento em colheita e pós-colheita do café

Antes do dia de campo, nos dias 28 e 29 de maio, será realizado também no Campo Experimental da Embrapa em Ouro Preto do Oeste o Treinamento em colheita e pós-colheita do café, voltado para técnicos e profissionais da cadeia produtiva do café. Nele serão abordados temas como Produção Integrada do Café; desafios e perspectivas da cafeicultura no estado; qualidade do café; classificação do café; tecnologia de colheita e pós-colheita; mercado do café canéfora; despolpamento e secagem; construção do silo secador; e terreiro secador com cobertura móvel.

O treinamento é realizado pela Embrapa Rondônia e Embrapa Café e conta com apoio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Conilon Brasil e Emater Rondônia.

Fonte: Renata Kelly da Silva

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 11 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho vai servir lanche extra para mais de 40 mil alunos

Prefeitura de Porto Velho vai servir lanche extra para mais de 40 mil alunos

Reduzir a insegurança alimentar é uma das prioridades para garantir a dignidade da população. Com esse objetivo, a Prefeitura de Porto Velho lançou, n

Moradores do loteamento Jardim Miraflores são cadastrados para regularização em Porto Velho

Moradores do loteamento Jardim Miraflores são cadastrados para regularização em Porto Velho

Após quase 15 anos, o morador do Loteamento Jardim Miraflores, localizado no bairro Três Marias, zona Leste da capital, Durval Mendonça, deu o primeir

Site do 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo já está no ar para cadastro de candidatos

Site do 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo já está no ar para cadastro de candidatos

A Prefeitura de Porto Velho acaba de lançar o site oficial do 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo, que será realizado no próximo dia 11 de agosto,

Nota de Esclarecimento – Familiares do bombeiro civil Remi Brito

Nota de Esclarecimento – Familiares do bombeiro civil Remi Brito

A família do Bombeiro Civil Remi Francisco de Oliveira de Brito, em especial sua esposa e irmãos, por meio de seus advogados abaixo assinado, vem, e

Gente de Opinião Segunda-feira, 11 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)