Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Detran inicia em Ji-Paraná programação da Semana de Trânsito


 
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RO) iniciou hoje (17) as atividades alusivas a Semana Nacional do Trânsito em Ji-Paraná. Este ano o tema da campanha é ‘A Criança no Trânsito’ e por isso, toda a programação contará com a participação de alunos das escolas públicas estaduais. Além do pit stop e a entrega de premiações, promovidas hoje pela manhã, até o próximo dia 25 uma extensa programação estará sendo desenvolvida pelo núcleo de Educação de Trânsito em Ji-Paraná como: blitze educativas, pit stop noturno, palestras, simulação de acidente de trânsito, oficina de arte e panfletagem no comércio local.

Todo o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio do Detran, tem como objetivo principal a conscientização da população com relação à segurança no trânsito como: uso de cinto de segurança, não ingerir álcool estando ao volante, uso de capacete, respeito às faixas e sinalização de trânsito e outros.

O diretor geral do Detran, Joarez Jardim, explica que nesta semana as ações de educação preventiva serão intensificadas, mas que ao decorrer do ano várias blitz, pit stop e panfletagem estarão sendo realizadas em todo Estado com intuito de diminuir as ocorrências de acidentes de trânsito. “Este trabalho é fundamental e dá resultados”, afirmou Jardim.

Pit Stop na PRF

Na programação de hoje 45 alunos da Escola Antonio Bianco participaram durante a manhã de um pit stop no Posto da Polícia Rodoviária Federal, órgão parceiro dos trabalhos de Educação de Trânsito promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RO). Os alunos distribuíram folders e panfletos educativos e orientavam os condutores de veículos e motos.

Entrega de premiações

Ainda durante a manhã, no auditório da 3ª Ciretran em Ji-Paraná, também foi entregue a premiação aos vencedores do Projeto “Câmera na Mão”. Cerca de 15 vídeos foram entregues a coordenação do projeto e destes cinco receberam premiações. O concurso escolheu os melhores vídeos com filmagens de irregularidades no trânsito do município.

A primeira colocação ficou para os alunos da Escola 31 de Março: Paula de Brito, Lucas Matias, Edre Corrêa e Gabriel Francisco, que apresentaram o vídeo intitulado “Não Corra! Não Mate! Não Morra!”. As outras quatro premiações ficaram todas para Escola Gonçalves Dias, que também foi a escola que mais enviou vídeos para o concurso.

A premiação para a primeira colocação foi uma bicicleta, um DVD, uma bolsa térmica e um kit do Detran. A segunda colocação foi uma bicicleta para o aluno Gustavo Werneck de Andrade. O MP4 foi para a terceira colocada: Mariane Ferreira. O quarto lugar ficou para os alunos Leo e Katia, que ganharam dois celulares e, a última colocação, conquistada por Núbia Rafaela, recebeu também um celular. 

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Viver em comunidade exige, acima de tudo, respeito aos direitos de cada cidadão, além do cuidado individual e coletivo com as regras de convivência e

Gente de Opinião Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)