Sexta-feira, 14 de agosto de 2009 - 15h11
Imagens de fotos, assinatura e impressão digital são capturadas pelo sistema de captura online, instalado pelo DETRAN
Começou a funcionar esta semana na 3ª CIRETRAN de Ji-Paraná, o sistema que permite capturar as impressões digitais, assinatura e imagens nos processos de habilitação. Na manhã de hoje (14), o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), Joarez Jardim, apresentou o sistema que vai agilizar o processo de confecção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A nova tecnologia também foi implantada no Posto Avançado do município.
A primeira CIRETRAN a receber o sistema, foi a Capital, em fevereiro deste ano. Após a fase de testes, a equipe do DETRAN pretende implantar o sistema até o final deste mês nas CIRETRANS de Guajará Mirim, Ariquemes, Jaru, Ouro Preto e Pimenta Bueno.
Segundo informou o diretor-geral do DETRAN, Joarez Jardim, o novo sistema vai facilitar o processo de impressão das CNH, já que não será mais necessário fazer a digitalização das fotos 3x4 e assinaturas. "Para o cidadão o benefício é a redução de custo com foto e a agilidade no atendimento e no trabalho da gráfica que emite as habilitações", destacou o diretor.
Para o chefe da 3ª CIRETRAN, Antônio Pires, a tecnologia também vai aumentar a segurança do processo de exames e impossibilidade de fraude com a troca de fotografia. "O sistema vai facilitar a identificação dos usuários em um cadastro nacional", informou Antônio.
O usuário José de Oliveira aprovou o sistema pela rapidez no atendimento. Ele utilizou o programa para renovar a habilitação. "O processo é rápido e não precisei assinar um monte de papelada e nem trazer foto", disse o usuário.
Por meio do sistema, será fácil implantar futuramente aparelhos que interligará o DETRAN as auto-escolas e clínicas médicas, respectivamente.
De acordo com o diretor, a modernização dos serviços prestados pelo DETRAN é uma determinação do Governador Ivo Cassol para melhorar o atendimento. "O Governo tem investido tanto na capacitação dos servidores, como também em sistemas modernos, que dão mais segurança e rapidez no atendimento. Este sistema será implantado até o final do ano em todas as CIRETRANS do Estado", finalizou o diretor.
Fonte: Ascom
Festa às Nações: uma viagem cultural sem sair de Porto Velho
Porto Velho já se prepara para viver dias de celebração cultural e solidariedade com a 12ª edição da Festa às Nações, que neste ano será apresentada p
Estudantes participaram do desfile cívico que aconteceu no início de setembro
Na manhã desta quarta-feira (10), integrantes da Banda Musical do Centro Municipal de Arte e Cultura Escolar (CMACE) Francisco Lázaro dos Santos Laio
Prefeitura de Ji-Paraná anuncia concurso público para Saúde e Educação
A Prefeitura de Ji-Paraná confirmou a realização de concurso público para as áreas da Saúde e da Educação. O edital deve ser publicado nos próximos
Praça Marise Castiel sofre furto de fios menos de 24h após inauguração
A Prefeitura de Porto Velho entregou à população, em solenidade realizada no final da tarde de segunda-feira (8), a Praça Marise Castiel, localizada