Sexta-feira, 14 de agosto de 2009 - 15h11
Imagens de fotos, assinatura e impressão digital são capturadas pelo sistema de captura online, instalado pelo DETRAN
Começou a funcionar esta semana na 3ª CIRETRAN de Ji-Paraná, o sistema que permite capturar as impressões digitais, assinatura e imagens nos processos de habilitação. Na manhã de hoje (14), o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), Joarez Jardim, apresentou o sistema que vai agilizar o processo de confecção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A nova tecnologia também foi implantada no Posto Avançado do município.
A primeira CIRETRAN a receber o sistema, foi a Capital, em fevereiro deste ano. Após a fase de testes, a equipe do DETRAN pretende implantar o sistema até o final deste mês nas CIRETRANS de Guajará Mirim, Ariquemes, Jaru, Ouro Preto e Pimenta Bueno.
Segundo informou o diretor-geral do DETRAN, Joarez Jardim, o novo sistema vai facilitar o processo de impressão das CNH, já que não será mais necessário fazer a digitalização das fotos 3x4 e assinaturas. "Para o cidadão o benefício é a redução de custo com foto e a agilidade no atendimento e no trabalho da gráfica que emite as habilitações", destacou o diretor.
Para o chefe da 3ª CIRETRAN, Antônio Pires, a tecnologia também vai aumentar a segurança do processo de exames e impossibilidade de fraude com a troca de fotografia. "O sistema vai facilitar a identificação dos usuários em um cadastro nacional", informou Antônio.
O usuário José de Oliveira aprovou o sistema pela rapidez no atendimento. Ele utilizou o programa para renovar a habilitação. "O processo é rápido e não precisei assinar um monte de papelada e nem trazer foto", disse o usuário.
Por meio do sistema, será fácil implantar futuramente aparelhos que interligará o DETRAN as auto-escolas e clínicas médicas, respectivamente.
De acordo com o diretor, a modernização dos serviços prestados pelo DETRAN é uma determinação do Governador Ivo Cassol para melhorar o atendimento. "O Governo tem investido tanto na capacitação dos servidores, como também em sistemas modernos, que dão mais segurança e rapidez no atendimento. Este sistema será implantado até o final do ano em todas as CIRETRANS do Estado", finalizou o diretor.
Fonte: Ascom
Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA
Há quase um ano, Porto Velho deu um passo importante nas políticas de inclusão com a entrega do primeiro ônibus inclusivo voltado ao atendimento de pe

Prefeitura de Porto Velho adia início do Refis para garantir segurança e qualidade no atendimento
A Prefeitura de Porto Velho informa que o início do Programa de Estímulo à Regularização Fiscal (Refis 2026) foi transferido para 12 de janeiro. A m

Creche Noturna transforma a rotina de mães trabalhadoras e estudantes em Porto Velho
A Creche Noturna, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, tem promovido mudanças significativas na rotina de mães que trabalham ou estudam no período

Casa do Papai Noel encantou famílias no Natal Porto Velho Luz
O brilho nos olhos das crianças, os sorrisos e os abraços marcaram a passagem de milhares de famílias pela Casa do Papai Noel durante o Natal Porto Ve
Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)