Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Detentas se formam no curso de panificação


 
Detentas da Penitenciária Regional de Rolim de Moura receberam na primeira quinzena deste mês (11 de abril) diplomas do curso de capacitação em panificação, ministrada com o apoio da Prefeitura Municipal. O curso foi uma iniciativa da acadêmica do curso de Assistência Social, Celia Rejane Inhuma, acatado pela direção da penitenciária e amparado pela APAC – Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Rolim de Moura.

De acordo com a acadêmica, que passa por fase de estágio, a idéia surgiu após ver a falta de oportunidade às mulheres que se encontram aprisionadas. “Quem erra também tem o direito de acertar e se podemos contribuir para o aprendizado de um novo ofício porque não colaborar. É uma chance de ressocialização”, ressaltou Celia.

De acordo com Ana Maria Ferraz, secretária de ação comunitária e primeira dama do município, a estagiária a procurou em 2011 pedindo o apoio da pasta, que se propôs entrar com o espaço, materiais permanentes e com o certificado de capacitação. A APAC também colaborou disponibilizando os ingredientes e a instrutora do curso.

Ao todo 11 mulheres participaram das aulas, que teve a duração de 40 horas, acontecendo três vezes por semana, com o auxílio da instrutora Rosane Moura Emerick, que ensinou receitas, como pães, bolos confeitados, tortas e salgados. “Elas ganharam um voto de confiança da direção da penitenciária e souberam valorizar a ocasião. Foi prazeroso acompanhá-las e perceber a dedicação, sem contar que ao fim de cada aula havia ainda a degustação dos pratos desenvolvidos por elas. Uma experiência muito boa que tentaremos dar continuidade”, revelou Ana Maria.

A formatura de encerramento ocorreu aos fundos da Semac, sendo prestigiada pelo prefeito Sebastião Dias Ferraz (Tião Serraia), pela direção da penitenciária e por representantes do judiciário municipal.

Fonte: Fabiana Cortez
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

A virada para 2026 em Porto Velho será marcada por um evento de grande porte. O Viradão do Béra promete transformar o réveillon em um marco cultural,

Viradão do Bera em Porto Velho terá Espaço Inclusivo para garantir participação de todos no réveillon

Viradão do Bera em Porto Velho terá Espaço Inclusivo para garantir participação de todos no réveillon

O Viradão do Bera contará com um Espaço Inclusivo para assegurar que pessoas com deficiência e neurodivergências participem da programação da virada c

Viradão do Béra em Porto Velho terá atração nacional e transmissão ao vivo

Viradão do Béra em Porto Velho terá atração nacional e transmissão ao vivo

A chegada de 2026 em Porto Velho promete ser celebrada em grande estilo. O Viradão do Béra, uma das maiores festas de réveillon da cidade, contará com

Prefeitura de Porto Velho alerta sobre travessia em área interditada do Canal Santa Bárbara

Prefeitura de Porto Velho alerta sobre travessia em área interditada do Canal Santa Bárbara

A Prefeitura de Porto Velho reforça o alerta à população sobre o perigo de circular pelo Canal Santa Bárbara, na região do Triângulo. Mesmo com a inte

Gente de Opinião Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)