Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Detentas se formam no curso de panificação


 
Detentas da Penitenciária Regional de Rolim de Moura receberam na primeira quinzena deste mês (11 de abril) diplomas do curso de capacitação em panificação, ministrada com o apoio da Prefeitura Municipal. O curso foi uma iniciativa da acadêmica do curso de Assistência Social, Celia Rejane Inhuma, acatado pela direção da penitenciária e amparado pela APAC – Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Rolim de Moura.

De acordo com a acadêmica, que passa por fase de estágio, a idéia surgiu após ver a falta de oportunidade às mulheres que se encontram aprisionadas. “Quem erra também tem o direito de acertar e se podemos contribuir para o aprendizado de um novo ofício porque não colaborar. É uma chance de ressocialização”, ressaltou Celia.

De acordo com Ana Maria Ferraz, secretária de ação comunitária e primeira dama do município, a estagiária a procurou em 2011 pedindo o apoio da pasta, que se propôs entrar com o espaço, materiais permanentes e com o certificado de capacitação. A APAC também colaborou disponibilizando os ingredientes e a instrutora do curso.

Ao todo 11 mulheres participaram das aulas, que teve a duração de 40 horas, acontecendo três vezes por semana, com o auxílio da instrutora Rosane Moura Emerick, que ensinou receitas, como pães, bolos confeitados, tortas e salgados. “Elas ganharam um voto de confiança da direção da penitenciária e souberam valorizar a ocasião. Foi prazeroso acompanhá-las e perceber a dedicação, sem contar que ao fim de cada aula havia ainda a degustação dos pratos desenvolvidos por elas. Uma experiência muito boa que tentaremos dar continuidade”, revelou Ana Maria.

A formatura de encerramento ocorreu aos fundos da Semac, sendo prestigiada pelo prefeito Sebastião Dias Ferraz (Tião Serraia), pela direção da penitenciária e por representantes do judiciário municipal.

Fonte: Fabiana Cortez
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rotas do transporte coletivo serão alteradas durante o Carnaval Béra folia

Rotas do transporte coletivo serão alteradas durante o Carnaval Béra folia

O Carnaval 2026 contará com alterações nas linhas de ônibus que circulam pelas ruas de Porto Velho. De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança,

Operação Volta às Aulas reforça segurança e orientação no trânsito em Porto Velho

Operação Volta às Aulas reforça segurança e orientação no trânsito em Porto Velho

Com o retorno das atividades escolares na rede de ensino municipal a partir desta quarta-feira (4), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretari

Decreto municipal proíbe paredões de som automotivo durante o carnaval em Porto Velho

Decreto municipal proíbe paredões de som automotivo durante o carnaval em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho está implementando medidas mais rigorosas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentáve

Área de preservação invadida é recuperada pela Prefeitura de Porto Velho

Área de preservação invadida é recuperada pela Prefeitura de Porto Velho

Na manhã desta terça-feira (3), a Justiça de Rondônia determinou o cumprimento de sentença contra os responsáveis por um estabelecimento comercial do

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)