Porto Velho (RO) sexta-feira, 18 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

DER faz visita técnica ao Igarapé Pintado



Uma equipe de engenheiros e arquitetos do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), acompanhada do deputado estadual Jesualdo Pires (PSB), esteve realizando uma vistoria técnica em toda a extensão do Igarapé Pintado em Ji-Paraná, nesta sexta-feira (3). A razão da vistoria é a elaboração do projeto de engenharia para a revitalização e urbanização do Igarapé que possui mais de três quilômetros DER faz visita técnica ao Igarapé Pintado - Gente de Opiniãode extensão. A urbanização do Igarapé Pintado será o primeiro projeto a ser executado pelo Governo do Estado através do Canal da Cidadania. O projeto orçado inicialmente em R$ 11 milhões prevê a canalização, drenagem, pavimentação das ruas de acesso, pista de caminhada, ciclovias, mini praças, iluminação e toda a parte de paisagismo.

A intenção é que o projeto de engenharia fica pronto até o final do mês de agosto próximo. Esta será a primeira obra de várias a serem feitas no Estado. A estimativa do Governo Estadual é investir cerca de R$ 60 milhões, atendendo também outras cidades que possuem áreas em situação parecidas.

Por se tratar de uma situação de risco, onde o assoreamento e a erosão estão em processo bastante avançado e, em alguns casos, já atingindo algumas residências, o deputado Jesualdo Pires, afirmou ser necessário que a obra inicie com um trabalho de contenção e com a canalização, visando garantir maior segurança para as famílias residentes próximas as margens do Igarapé.

Para o engenheiro agrônomo, Dario Medeiros Bezerra, o momento é para uma avaliação sistemática do caso para que seja elaborado um projeto técnico que garanta uma obra que não apresente problemas futuros.

“Um dos principais problemas deste local é o solo bastante arenoso, o que contribuiu para a erosão ao longo dos anos. O curso natural do Igarapé também se modificou muito, devido a grande quantidade de entulhos e lixo arrastados para dentro do córrego. Há uma série de fatores que temos que levar em consideração neste projeto, para que a população usufrua de uma obra de qualidade que atenda as necessidades do local, sem que nos preocupamos com problemas futuros”, disse.

Também participaram da vistoria o Engenheiro Civil, Carlos Ronelli e o Arquiteto, Walace Fonseca.


Fonte: Ascom
 

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce