Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

DER faz visita técnica ao Igarapé Pintado



Uma equipe de engenheiros e arquitetos do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), acompanhada do deputado estadual Jesualdo Pires (PSB), esteve realizando uma vistoria técnica em toda a extensão do Igarapé Pintado em Ji-Paraná, nesta sexta-feira (3). A razão da vistoria é a elaboração do projeto de engenharia para a revitalização e urbanização do Igarapé que possui mais de três quilômetros DER faz visita técnica ao Igarapé Pintado - Gente de Opiniãode extensão. A urbanização do Igarapé Pintado será o primeiro projeto a ser executado pelo Governo do Estado através do Canal da Cidadania. O projeto orçado inicialmente em R$ 11 milhões prevê a canalização, drenagem, pavimentação das ruas de acesso, pista de caminhada, ciclovias, mini praças, iluminação e toda a parte de paisagismo.

A intenção é que o projeto de engenharia fica pronto até o final do mês de agosto próximo. Esta será a primeira obra de várias a serem feitas no Estado. A estimativa do Governo Estadual é investir cerca de R$ 60 milhões, atendendo também outras cidades que possuem áreas em situação parecidas.

Por se tratar de uma situação de risco, onde o assoreamento e a erosão estão em processo bastante avançado e, em alguns casos, já atingindo algumas residências, o deputado Jesualdo Pires, afirmou ser necessário que a obra inicie com um trabalho de contenção e com a canalização, visando garantir maior segurança para as famílias residentes próximas as margens do Igarapé.

Para o engenheiro agrônomo, Dario Medeiros Bezerra, o momento é para uma avaliação sistemática do caso para que seja elaborado um projeto técnico que garanta uma obra que não apresente problemas futuros.

“Um dos principais problemas deste local é o solo bastante arenoso, o que contribuiu para a erosão ao longo dos anos. O curso natural do Igarapé também se modificou muito, devido a grande quantidade de entulhos e lixo arrastados para dentro do córrego. Há uma série de fatores que temos que levar em consideração neste projeto, para que a população usufrua de uma obra de qualidade que atenda as necessidades do local, sem que nos preocupamos com problemas futuros”, disse.

Também participaram da vistoria o Engenheiro Civil, Carlos Ronelli e o Arquiteto, Walace Fonseca.


Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Crianças do Cosme e Damião vivem momento de acolhimento no Parque da Cidade

Crianças do Cosme e Damião vivem momento de acolhimento no Parque da Cidade

A biomédica Josiele Costa carrega no olhar a mistura de força e esperança que acompanha sua rotina nos últimos anos. Mãe de Miguel Samuel, de 3 anos,

Ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira (17)

Ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira (17)

Em Porto Velho será ponto facultativo para os servidores municipais a partir das 12h desta quarta-feira (17), em razão da final do Mundial de Clubes,

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho

Para quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS), ter acesso ao medicamento no momento certo faz toda a diferença no tratamento e na qualidade de vid

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

O Incra em Rondônia realizou, nesta segunda-feira (15), uma solenidade que marcou importantes avanços para o desenvolvimento rural, a cidadania e o

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)