Terça-feira, 12 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

DER em Ariquemes mantém 4 frentes de trabalho na região


Gente de Opinião

A Regional do DER em Ariquemes tem a responsabilidade de cuidar de quase 850 km de estradas.

Para cumprir a demanda de recuperar quase 850 quilômetros de estradas na região do Vale do Jamari, o governo estadual trabalha em quatro frentes de serviço com a Residência Regional do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) em Ariquemes.

De acordo com o residente regional, capitão Lima, as frentes de trabalho atuam na recuperação das estradas estaduais não-pavimentadas, com serviços de patrolamento, encascalhamento, limpeza lateral, substituição de pontes velhas de madeira por galerias de concreto e eliminação de curvas perigosas, garantindo estradas melhores  para a população rondoniense, principalmente para o escoamento da produção e também para transporte escolar.

“Temos condições de atuar em tantas frentes de serviço porque o governador Confúcio Moura investiu na estruturação do parque de máquinas do DER, de forma como jamais havia sido feito”, destacou Lima.

Uma das equipes faz o patrolamento da RO-459 (Travessão B-20), de Alto Paraíso ao Garimpo Bom Futuro, com 28 quilômetros de extensão. Outra frente de trabalho atua na RO-457 (Travessão B-40 Norte), da BR-421 ao município de Alto Paraíso, com 22 quilômetros. Nesta etapa dos serviços a rodovia recebe além do patrolamento, o aterro para a construção de uma galeria de concreto sobre o rio São Francisco.

Gente de Opinião

Com a construção de uma galeria de concreto o governo vai eliminar uma curva perigosa (à esquerda) e uma ponte velha de madeira

Com a construção da galeria de concreto mais uma ponte velha de madeira será eliminada e uma curva perigosa também deixará de  existir nas estradas estaduais. Conforme o chefe de campo do DER, Paulo Feliciano, na atual ponte de madeira sobre rio São Francisco está em condições precárias e fica na subida de um morro, obrigando os veículos a transitarem em baixa velocidade, ocasionando inúmeros assaltos no local. “Esse trecho é perigoso e governo está solucionando mais este problema nessa estrada”, assegurou.

A escola municipal Vinícius de Moraes fica próximo da ponte. A escola atende 430 alunos, incluindo estudantes da escola estadual Raimundo Catanhede. Os ônibus escolares precisam passar todos os dias pela ponte velha de madeira em condições precárias. A diretora (da escola Vinícius de Moraes) disse que o maior problema ocorre durante o período de chuvas, que a estrada fica escorregadia.

As outras duas frentes de serviço estão na RO-144 (Travessão B-40 Sul, 48 km de extensão), da BR-364 até a Linha Zero, que dá acesso aos município de Cacaulândia, Governador Jorge Teixeira e Jaru, e no Travessão B-80, de Ariquemes até o limite com o município de Jaru.

PROGRAMAÇÃO

A partir de Julho a Regional do DER em Ariquemes, conforme Capitão Lima, concentrará os trabalhos na recuperação da RO-458 (Travessão B-20, com 90 km de extensão), de Alto Paraíso aos distrito de Triunfo, em Candeias do Jamari. Na RO-459 (Linha C-80), de Alto Paraíso a Rio Pardo, foi concluída a construção de uma galeria de concreto e o DER fará o aterro das cabeceiras da galeria.


Fonte
Texto: Nilson Nascimento
Fotos: Nilson Nascimento
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoTerça-feira, 12 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Feirão do Emprego ofertou oportunidade para pessoas com mais de 50 anos em Porto Velho

Feirão do Emprego ofertou oportunidade para pessoas com mais de 50 anos em Porto Velho

Aos 62 anos, Jesus Batista tem se mantido firme na busca por uma nova oportunidade no mercado de trabalho em Porto Velho. Com experiência como auxilia

Feirão do Emprego é sucesso e reúne milhares de pessoas em Porto Velho

Feirão do Emprego é sucesso e reúne milhares de pessoas em Porto Velho

Um marco na história de Porto Velho, assim pode ser definido o primeiro Feirão de Empregos, promovido nesta segunda-feira (11), pela Prefeitura de Por

Prefeitura de Porto Velho vai servir lanche extra para mais de 40 mil alunos

Prefeitura de Porto Velho vai servir lanche extra para mais de 40 mil alunos

Reduzir a insegurança alimentar é uma das prioridades para garantir a dignidade da população. Com esse objetivo, a Prefeitura de Porto Velho lançou, n

Moradores do loteamento Jardim Miraflores são cadastrados para regularização em Porto Velho

Moradores do loteamento Jardim Miraflores são cadastrados para regularização em Porto Velho

Após quase 15 anos, o morador do Loteamento Jardim Miraflores, localizado no bairro Três Marias, zona Leste da capital, Durval Mendonça, deu o primeir

Gente de Opinião Terça-feira, 12 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)