Porto Velho (RO) sexta-feira, 18 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Deputado Jean cobra implantação da Universidade Estadual



O deputado Jean Oliveira em pronunciamento na sessão da Assembléia Itinerante em Vilhena, conclamou os deputados a juntarem forças para buscar junto ao Executivo a implantação e o funcionamento da Universidade do Estado de Rondônia .

Para Jean Oliveira é inadmissível que a lei que cria a Universidade Estadual é de dezembro de 1993, ou seja , há mais de 16 anos, e até hoje a implantação da Universidade não aconteceu.

O deputado observou que existe um grande contingente de jovens no Estado na frustração de não poder ingressar numa universidade pública. Apesar de grande oferta de cursos por Universidade da esfera privada, muitos jovens não tem condições de pagar as mensalidades e daí ficar sem a chance de cursar uma graduação.

Na impossibilidade de se qualificar, esses jovens - diz o deputado - estão fadados ao desemprego por não ter qualificação para entrar no mercado de trabalho.

A Universidade do Estado de Rondônia será esse braço fundamental para oportunizar um curso superior aos nosso jovens e assim profissionaliza-los para o mercado de trabalho.

Em entrevista a imprensa, depois do seu pronunciamento, Jean Oliveira disse saber que existe, segundo a Lei de Diretrizes de Bases da Educação, as obrigações específicas do Município, do Estado e da União quanto ao financiamento da Educação, sendo a Educação Superior uma obrigação da União, mas, no entanto, diz o deputado, é preciso observar que quase todos os estados brasileiros e até municípios criaram e implantaram suas universidades e cada vez mais crescem e ampliam as parcerias dessas Instituições de Ensino Superior com o MEC (Ministério da Educação), Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia), cumprindo-se assim a obrigatoriedade da União com o financiamento do ensino superior.

Jean também lembrou na entrevista que as Instituições de Ensino Superior estaduais e municipais, no cenário nacional, respondem por pelo menos 50% do conjunto das instituições de ensino superior do País, sendo relevante o papel dessas IES na formação de recursos humanos em todo o país. “ O Estado de Roraima possui uma eficiente Universidade Estadual , inclusive com uma política de interiorização (criando campi nos municípios do interior). Porque o Estado de Rondônia não pode ter sua Universidade ¿ Pergunta o deputado.

Fonte: Ascom

 


 

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce