Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Deputado Anselmo entrega trator agrícola em Nova Londrina



Produtores rurais do Distrito de Nova Londrina, Ji-Paraná, foram beneficiados, ontem (27), com a aquisição de um trator agrícola adiquirido por meio de emenda do deputado federal Anselmo de Jesus (PT/RO).

O maquinário foi destinado a pequenos produtores rurais da Associação ASPRUSA, da 4ª Linha, Gleba G, em Nova Londrina, que contam a partir de agora com um trator traçado que trará melhores condições para o trabalho de mais de 40 famílias daquela localidade.

“Poderemos arar melhor nossa terra, fazer a roçagem e puxar nossos produtos da lavoura. Nossa produção com certeza ganhará mais agilidade e qualidade”, comemorou o agricultor Nilton Melchior presidente da Asprusa.

O deputado Anselmo destacou aos agricultores familiares presentes na solenidade de entrega a importância da agricultura para todos seja nos municípios, nos estados e no país, e reforçou sua preocupação em buscar dias melhores para agricultura familiar.

“Alegro-me muito em poder contribuir com recursos financeiros no campo, mas entendo que o setor agrícola deve ser amparado por políticas públicas consolidadas. Assim o trabalhador rural e sua produtividade poderão ter proteção e sustentabilidade”, disse Anselmo pontuando ainda que a agricultura familiar é responsável hoje por mais de 70% da comida que chega a mesa dos brasileiros.

Presente na ocasião esteve o deputado estadual Jesualdo Pires (PSB) que também contemplou a Asprusa com a entrega de uma grade aradora e o secretário Municipal de Agricultura, Reinaldo Pereira.


Políticas Públicas

Além das entregas o deputado Anselmo se reuniu com os homens e mulheres do campo para dialogar sobre a realidade da agricultura familiar no Estado e no País, destacando os avanços em políticas públicas para o setor. Para o deputado, importantes conquistas foram alcançadas nos últimos oito anos pela agricultura familiar como a instituição da Lei da Agricultura Familiar (Lei nº 11.326) e Programas Nacionais que trazem condições aos produtores para o aumento e qualidade da produção e melhores condições de vida, permitindo a eles permanecer no campo. Como exemplo, o parlamentar cita o Programa de Habitação Rural, Programa Luz para Todos, Programa de Aquisição de Alimento (PAA), Programa Terra Legal e o Decreto nº 7137 que renegocia dívidas rurais.

Anselmo disse enxergar ser preciso fazer ainda mais pelo segmento. E diante desse entendimento, tem dedicado de forma especial as ações de seu mandato para o fortalecimento, crescimento e sustentabilidade da agricultura familiar do País, apresentando propostas de leis resultantes de debates com agricultores, órgãos relacionados e seus pares na Câmara Federal.

Fonte: Luciane Machado
 

Gente de OpiniãoSábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nota Pública: Prefeitura de Porto Velho aplica multa ao Consórcio EcoPVH

Nota Pública: Prefeitura de Porto Velho aplica multa ao Consórcio EcoPVH

A Prefeitura de Porto Velho informa à população que, diante das reiteradas falhas na execução do serviço de coleta de resíduos sólidos desde o iníci

Após estudos técnicos realizados pela Semtran, Prefeitura de Porto Velho anuncia mudança no transporte coletivo

Após estudos técnicos realizados pela Semtran, Prefeitura de Porto Velho anuncia mudança no transporte coletivo

Com objetivo de atender melhor a população com o transporte coletivo, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Tr

Confira o roteiro atualizado da coleta de lixo domiciliar em Porto Velho

Confira o roteiro atualizado da coleta de lixo domiciliar em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), informa à população o cronograma atualizado da coleta de li

Nota Oficial - Decisão judicial mantém contrato emergencial de limpeza urbana em vigor em Porto Velho

Nota Oficial - Decisão judicial mantém contrato emergencial de limpeza urbana em vigor em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho informa que o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO) suspendeu, na última terça-feira (28), a decisão de primeira instâ

Gente de Opinião Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)