Terça-feira, 22 de fevereiro de 2011 - 14h08
Porto Velho, 22 de fevereiro de 2011 - O diretor geral do Departamento de Obras e Serviços Públicos – Deosp, Abelardo Castro, disse nesta semana que já está em andamento o projeto de revitalização do bumbódromo de Guajará-Mirim, ação que foi definida na recente missão do governo à fronteira.
Abelardo disse que o empreendimento tem relevância turística, cultural e econômica para a região. “Encontramos as instal
ações em condições precárias, necessitando de reparos, limpeza, além da construção de dois sanitários e melhoria da iluminação”.
Assim que foram definidas as ações, uma equipe de engenheiros e técnicos do Deosp esteve no local para fazer os primeiros levantamentos para elaboração do projeto de revitalização. “Vamos ainda nos unir com a prefeitura do município para verificar a necessidade de melhorar o aspecto físico do bumbódromo”, disse o diretor, salientando a importância do local para as festividades da região.
Abelardo lembrou que Guajará é palco da maior manifestação cultural de Rondônia: O Duelo na Fronteira, que ocorre todo ano no segundo final de semana do mês de agosto. “O festival Folclórico de Guajará-Mirim é uma festa de cores, sons, danças e movimentos que os Bois Bumbás Flor do Campo (Vermelho) e Malhadinho (Azul) travam na fronteira. O bumbódromo também abriga os principais eventos culturais da cidade, que merece um local adequado para as apresentações”, destacou Abelardo.
Segundo ele, o governador Confúcio Moura apóia a cultura em seus vários aspectos, pois a cultura também alavanca o turismo no Estado. “Em Guajará-Mirim não é diferente, o ‘Duelo da Fronteira’ abre portas para o turismo na região e gera emprego e renda para o município, uma vez que o festival é apreciado por pessoas de vários lugares do país”, finalizou.
Fonte: Decom
Segunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Entre cuidado e união, mulheres celebram o 8 de Março em Porto Velho
Há dias em que a cidade acorda com outro ritmo, mais acolhedor, mais humano. Quando chega o Dia Internacional da Mulher, o coração parece bater um pou

Força feminina ajuda a preservar a memória da EFMM
Em um ambiente historicamente marcado pela presença masculina, Euzenir Gomes construiu sua trajetória profissional na ferrovia, tornando-se exemplo de

No dia das mulheres, Prefeitura leva saúde, cultura e serviços ao Espaço Alternativo
Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Porto Velho realiza neste domingo (08), a partir das 16h, no Espaço Alternativo, uma ação

Ponte metálica terá estrutura fixa na Estrada de Santo Antônio
Idealizada após mais um rompimento da pista durante um período de fortes chuvas, a ponte que está sendo construída sobre o igarapé Bate-Estaca contará
Segunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)