Porto Velho (RO) quarta-feira, 23 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

DENGUE: Falta comprometimento do cidadão


 
Falta comprometimento do cidadão. Foi esse o tom do discurso da promotora Ana Maria Saldanha, da promotoria de Justiça de Saúde de Ji-Paraná, no 1º Seminário de Ações contra Dengue, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, na Câmara Municipal. O evento teve a finalidade de traçar mais ações contra a doença. “É certo que o cidadão precisa engajar na luta contra o transmissor da dengue”, enfatiza o secretário de saúde José Batista, concordando com o posicionamento da promotora.

Para a promotora, “nos dias atuais é inadmissível realizar campanhas publicitárias para conscientização popular sobre os perigos oferecidos pelo transmissor da doença”. “Somos todos vítimas em potencial para adoecer. Por isso, nós, cidadãos, temos de chacoalhar a consciência e colocar a mão na massa eliminando os criadouros do vetor em casa e acionando os vizinhos para fazer o mesmo”, esbravejou a promotora, com o envolvimento da comunidade no combate ao inseto causador da dengue.

“Estamos aglutinando forças”, informa Milton Rodrigues, uma das metas estabelecidas no evento de ontem. Diretor do departamento de Vigilância em Saúde, ele explicou que a participação conjunta entre os agentes da Funasa e os agentes comunitários de saúde é fundamental neste momento. Segundo a enfermeira Sônia Ribeiro, diretora do departamento de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, “são esses funcionários as pessoas que tem acesso direto às residências e pode insistir diretamente com a população a importância de combater o mosquito”.

Muito embora o tema seja preocupante, o secretário de saúde José Batista está otimista com os recentes números apresentados pela Agencia Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa). “Felizmente Ji-Paraná aparece no fim da lista”, diz o secretário, referindo ao ranking da confirmação de dengue nos municípios rondonienses apresentados pela Agevisa ao Ministério da Saúde.

Fonte: DECOM

Mais Sobre Municípios

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento