Domingo, 20 de dezembro de 2009 - 17h00
Falta comprometimento do cidadão. Foi esse o tom do discurso da promotora Ana Maria Saldanha, da promotoria de Justiça de Saúde de Ji-Paraná, no 1º Seminário de Ações contra Dengue, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, na Câmara Municipal. O evento teve a finalidade de traçar mais ações contra a doença. “É certo que o cidadão precisa engajar na luta contra o transmissor da dengue”, enfatiza o secretário de saúde José Batista, concordando com o posicionamento da promotora.
Para a promotora, “nos dias atuais é inadmissível realizar campanhas publicitárias para conscientização popular sobre os perigos oferecidos pelo transmissor da doença”. “Somos todos vítimas em potencial para adoecer. Por isso, nós, cidadãos, temos de chacoalhar a consciência e colocar a mão na massa eliminando os criadouros do vetor em casa e acionando os vizinhos para fazer o mesmo”, esbravejou a promotora, com o envolvimento da comunidade no combate ao inseto causador da dengue.
“Estamos aglutinando forças”, informa Milton Rodrigues, uma das metas estabelecidas no evento de ontem. Diretor do departamento de Vigilância em Saúde, ele explicou que a participação conjunta entre os agentes da Funasa e os agentes comunitários de saúde é fundamental neste momento. Segundo a enfermeira Sônia Ribeiro, diretora do departamento de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, “são esses funcionários as pessoas que tem acesso direto às residências e pode insistir diretamente com a população a importância de combater o mosquito”.
Muito embora o tema seja preocupante, o secretário de saúde José Batista está otimista com os recentes números apresentados pela Agencia Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa). “Felizmente Ji-Paraná aparece no fim da lista”, diz o secretário, referindo ao ranking da confirmação de dengue nos municípios rondonienses apresentados pela Agevisa ao Ministério da Saúde.
Fonte: DECOM
Terça-feira, 25 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O Parque da Cidade se prepara para receber uma nova opção de lazer neste fim de semana: a pista de patinação no gelo abre oficialmente suas atividades

Porto Madero V: endereços das 288 unidades são definidos em sorteio festivo
Depois de passar por momentos de ansiedade e de ter morado na casa de alguns familiares ao longo dos últimos anos, dona Maria Ivani Alves da Silva, de

Dia de inclusão e afeto para pessoas com deficiência e neurodivergentes
O brilho do Porto Velho Luz começou ainda mais especial este ano. Antes da abertura oficial ao grande público, o circuito natalino recebeu, nesta sext

Porto Velho Luz inicia programação de Natal nesta sexta-feira (21) com dia inclusivo
A Prefeitura de Porto Velho dá início, nesta sexta-feira (21), à programação do “Porto Velho Luz – Uma Cidade Encantada”, no Parque da Cidade. A prime
Terça-feira, 25 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)