Terça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Defesa Civil Municipal mantém distribuição de água mineral para famílias atingidas pela seca em Porto Velho

Cerca de 700 famílias do médio e baixo Madeira sofrem com a falta de água potável devido à longa estiagem


São Miguel, Mutuns, Pau d’Arco e Bom Jardim foram comunidades do médio Madeira beneficiadas - Gente de Opinião
São Miguel, Mutuns, Pau d’Arco e Bom Jardim foram comunidades do médio Madeira beneficiadas

Apesar de ter atingido a cota de 3,37 metros na quarta-feira (29), o nível do rio Madeira continua baixo em comparação com anos anteriores. Por conta disso, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Defesa Civil Municipal, segue fazendo o monitoramento e ao mesmo tempo entregando água mineral e hipoclorito de sódio para as famílias ribeirinhas, duramente afetadas pela seca histórica.

“Nesses últimos dias, na região do médio Madeira, atendemos as comunidades de São Miguel, Mutuns, Pau d’Arco e Bom Jardim. No baixo Madeira, as localidades contempladas com a entrega de água mineral e hipoclorito de sódio foram Terra Firme, Ressaca, Boa Vitória e Papagaio”, comentou o coordenador da Defesa Civil, Elias Ribeiro Barros.

Conforme o levantamento realizado, cerca de 700 famílias das regiões do médio e baixo Madeira sofrem com a falta de água potável. O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, por meio do Decreto Nº 19.458, de 18 de outubro de 2023, determinou que a Defesa Civil realizasse a distribuição de água e hipoclorito (quando necessário), como forma de minimizar os impactos da seca.

No baixo Madeira, mais quatro comunidades receberam a água e o hipocloritoNo baixo Madeira, mais quatro comunidades receberam a água e o hipoclorito

A Defesa Civil Municipal já está se organizando para a próxima viagem, quando realizará novas entregas de água mineral. De acordo com Elias Ribeiro Barros, a previsão é de que até o próximo dia 7 de dezembro a equipe fará novas entregas.

EM CASO DE TEMPESTADES

Com a chegada das chuvas intensas e tempestades, com riscos de alagamentos, quedas de árvores e interrupção no fornecimento de energia elétrica, entre outros transtornos que podem ocorrer, a Defesa Civil Municipal orienta a população que tenha cuidado para não sofrer acidentes, se protegendo da melhor forma possível.

Recomenda, por exemplo, que durante tempestades ou chuvas intensas, se possível, o mais indicado é ficar dentro de casa e longe das janelas; desconectar os aparelhos eletrônicos das tomadas; não tocar em cabos elétricos caídos e informar as autoridades; não ficar perto de árvores ou de barrancos; não atravessar ruas alagadas; desligar a eletricidade diante do risco de inundação; fazer inspeção na propriedade após a tempestade e verificar se há danos, entre outros cuidados básicos.

Caso seja necessário, em situação de desastres naturais, ambientais ou emergências similares, as pessoas devem acionar a Defesa Civil imediatamente pelo número 199 ou pelo WhatsApp (69) 9 8473-2112.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comunidade aprova construção de ponte na Estrada de Santo Antônio

Comunidade aprova construção de ponte na Estrada de Santo Antônio

Morador da região há mais de 20 anos, Romário Botelho acompanhou de perto, na manhã desta segunda-feira (30), os serviços finais da ponte sobre o igar

Crianças recebem ação nas escolas e convite para a Páscoa no Parque em Porto Velho

Crianças recebem ação nas escolas e convite para a Páscoa no Parque em Porto Velho

Com a aproximação da Páscoa, o clima de celebração já começa a tomar conta de Porto Velho. Para levar esse espírito às crianças e convidar as famílias

Skate Park entra em nova fase com obras e projetos de expansão

Skate Park entra em nova fase com obras e projetos de expansão

Desde o dia 26 de janeiro, o Skate Park vem passando por uma série de intervenções estruturais e melhorias, com o objetivo de qualificar o espaço e am

Mutirão de limpeza reforça cuidados com Nova Mutum Paraná

Mutirão de limpeza reforça cuidados com Nova Mutum Paraná

A Administração Distrital de Nova Mutum Paraná, sob a liderança de Rosenilde Alexandria, em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (S

Gente de Opinião Terça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)