Quinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Cursos do Pronatec têm mais de mil vagas


Uma grande alternativa para quem deseja se qualificar, a partir de hoje, terça-feira (22), a cidade de Ji-Paraná oferece cursos profissionalizantes para quem deseja conquistar uma vaga no mercado de trabalho. As pré-inscrições já estão abertas para os cursos doPrograma Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que serão oferecidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (Senac), com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e com o Instituto Federal de Rondônia (Ifro). Mais de mil vagas estarão à disposição em 25 cursos gratuitos, alguns com carga horária de até 300 horas/aula.

Podem se candidatar alunos cuja renda familiar não exceda a três salários mínimos, com idade igual ou superior a 18 anos e que possuam o grau de escolaridade exigido em cada curso.

Estas pré-inscrições serão feitas apenas na sede da Semas localizada na Av. Marechal Rondon, nº 1.380, Centro de Ji-Paraná, em frente ao Feirão do Produtor. Os interessados precisam levar os documentos pessoais (original) e também de todos os que moram na residência: RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência e comprovante de renda. Se houver menor de 16 anos na casa, será necessária a certidão de nascimento, a declaração de matrícula escolar e a respectiva carteira de vacinação.

Segundo a secretária de Assistência Social, Sônia Reigota, a pré-inscrição na Semas não significará que a pessoa já esteja matriculada no curso, será necessário que o candidato se enquadre no perfil do Programa. “Depois desta etapa haverá uma seleção, e as pessoas selecionadas serão informadas através da Semas", explica. A secretária lembra ainda que cada cidadão terá direito a se inscrever somente em dois cursos oferecidos.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3416-4188, durante o horário de funcionamento normal da Semas das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

 

Os cursos de 2013 do Pronatec com datas defnidas:

Costureiro

Eletricista instalador predial

Gesseiro

Mecânico de motocicletas

Produtor de embutidos e defumados

Padeiro e confeiteiro

Promotor de vendas

Auxiliar de crédito e cobrança

Auxiliar de pessoal

Auxiliar de Recursos Humanos

Maquiador

Cabeleireiro

 

Cursos previstos:

Auxiliar administrativo

Auxiliar de Tesouraria

Confecção de lingerie – moda praia

Eletricista de automóveis

Espanhol básico

Inglês básico

Mecânico de sistema de freios, suspensa e direção de veículos leves

Montador e reparador de computadores

Operador de caixa

Operador de supermercado

Operador de computador

Pintor industrial

Pizzaiolo

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo

A forte chuva que se abateu sobre a cidade de Porto Velho durante a madrugada desta quarta-feira (26) levou à interdição da rua que dá acesso ao bairr

Mais de 103 mil pessoas passaram pelo Parque da Cidade desde a abertura do Natal

Mais de 103 mil pessoas passaram pelo Parque da Cidade desde a abertura do Natal

O espírito do Natal tomou conta de Porto Velho no sábado (22), quando uma multidão esteve no Parque da Cidade para acompanhar a abertura oficial das f

Prefeitura de Porto Velho mobiliza força-tarefa para atender população

Prefeitura de Porto Velho mobiliza força-tarefa para atender população

A madrugada desta quarta-feira foi marcada por forte temporal em Porto Velho, com acúmulo superior a 100 milímetros de chuva, segundo dados meteorol

Primavera de Rondônia se torna o primeiro município do estado a anunciar abono natalino aos servidores em 2025

Primavera de Rondônia se torna o primeiro município do estado a anunciar abono natalino aos servidores em 2025

O prefeito de Primavera de Rondônia, Lucas Nunes (PL), anunciou nas redes sociais o pagamento de um abono natalino aos servidores públicos municipai

Gente de Opinião Quinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)