Domingo, 4 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Cursos do Pronatec têm mais de mil vagas


Uma grande alternativa para quem deseja se qualificar, a partir de hoje, terça-feira (22), a cidade de Ji-Paraná oferece cursos profissionalizantes para quem deseja conquistar uma vaga no mercado de trabalho. As pré-inscrições já estão abertas para os cursos doPrograma Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que serão oferecidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (Senac), com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e com o Instituto Federal de Rondônia (Ifro). Mais de mil vagas estarão à disposição em 25 cursos gratuitos, alguns com carga horária de até 300 horas/aula.

Podem se candidatar alunos cuja renda familiar não exceda a três salários mínimos, com idade igual ou superior a 18 anos e que possuam o grau de escolaridade exigido em cada curso.

Estas pré-inscrições serão feitas apenas na sede da Semas localizada na Av. Marechal Rondon, nº 1.380, Centro de Ji-Paraná, em frente ao Feirão do Produtor. Os interessados precisam levar os documentos pessoais (original) e também de todos os que moram na residência: RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência e comprovante de renda. Se houver menor de 16 anos na casa, será necessária a certidão de nascimento, a declaração de matrícula escolar e a respectiva carteira de vacinação.

Segundo a secretária de Assistência Social, Sônia Reigota, a pré-inscrição na Semas não significará que a pessoa já esteja matriculada no curso, será necessário que o candidato se enquadre no perfil do Programa. “Depois desta etapa haverá uma seleção, e as pessoas selecionadas serão informadas através da Semas", explica. A secretária lembra ainda que cada cidadão terá direito a se inscrever somente em dois cursos oferecidos.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3416-4188, durante o horário de funcionamento normal da Semas das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

 

Os cursos de 2013 do Pronatec com datas defnidas:

Costureiro

Eletricista instalador predial

Gesseiro

Mecânico de motocicletas

Produtor de embutidos e defumados

Padeiro e confeiteiro

Promotor de vendas

Auxiliar de crédito e cobrança

Auxiliar de pessoal

Auxiliar de Recursos Humanos

Maquiador

Cabeleireiro

 

Cursos previstos:

Auxiliar administrativo

Auxiliar de Tesouraria

Confecção de lingerie – moda praia

Eletricista de automóveis

Espanhol básico

Inglês básico

Mecânico de sistema de freios, suspensa e direção de veículos leves

Montador e reparador de computadores

Operador de caixa

Operador de supermercado

Operador de computador

Pintor industrial

Pizzaiolo

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoDomingo, 4 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Creche Noturna transforma a rotina de mães trabalhadoras e estudantes em Porto Velho

Creche Noturna transforma a rotina de mães trabalhadoras e estudantes em Porto Velho

A Creche Noturna, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, tem promovido mudanças significativas na rotina de mães que trabalham ou estudam no período

Casa do Papai Noel encantou famílias no Natal Porto Velho Luz

Casa do Papai Noel encantou famílias no Natal Porto Velho Luz

O brilho nos olhos das crianças, os sorrisos e os abraços marcaram a passagem de milhares de famílias pela Casa do Papai Noel durante o Natal Porto Ve

Prefeitura de Porto Velho define calendário de feriados e pontos facultativos de 2026

Prefeitura de Porto Velho define calendário de feriados e pontos facultativos de 2026

A Prefeitura de Porto Velho publicou o Decreto nº 21.691, de 30 de dezembro de 2025, que estabelece o calendário de feriados e pontos facultativos do

Viradão do Béra em Porto Vellho reúne multidão e redefine organização de eventos públicos em Porto Velho

Viradão do Béra em Porto Vellho reúne multidão e redefine organização de eventos públicos em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho realizou no centro da capital o Viradão do Béra, em frente ao Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, para receber o

Gente de Opinião Domingo, 4 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)