Quarta-feira, 13 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Curso do TCE em Ariquemes para conselheiros da Saúde



Assim como aconteceu nos municípios de Vilhena, Cacoal e Ji-Paraná, o Tribunal de Contas (TCE-RO), através da Escola Superior de Contas (Escon), realiza, em parceria com o Ministério Público estadual (MP-RO), curso destinado aos integrantes dos Conselhos de Saúde do polo de Ariquemes, contemplando ainda gestores e técnicos municipais das áreas de controle interno e contabilidade.

A capacitação foi aberta nesta segunda-feira (24), no auditório do MP em Ariquemes, com a participação dos instrutores, o conselheiro-substituto do TCE, Davi Dantas da Silva, e o secretário regional de controle externo do TCE em Porto Velho, Moisés Rodrigues Lopes, e da promotora de Justiça da Comarca de Ariquemes, Priscila Matzenbacher Tibes Machado.

Dando as boas-vindas aos participantes do curso, o conselheiro Davi Dantas enfatizou a parceria entre TCE e MP na busca de dar aos conselheiros da Saúde condições de aperfeiçoarem sua atuação, resultando, por consequência, na melhor aplicação dos recursos públicos nessa área e em benefício para a sociedade rondoniense.

PALESTRA

Já a promotora de Justiça Priscila Matzenbacher ministrou a palestra de abertura do evento, destacando, entre outros pontos, a importância do trabalho dos conselhos sociais para a efetivação do processo democrático, permitindo a todos a garantia constitucional de acesso à saúde. “O papel do conselheiro é muito importante, porque permite à sociedade ver e ter efetividade na aplicação dos recursos, como no caso da saúde”, disse.

Ainda segundo a palestrante, os conselhos, como fruto da própria luta da sociedade por seus direitos, devem ser fortalecidos em todos os âmbitos e exercer seu papel de forma isenta e eficaz, contando, para tanto, com o apoio do Ministério Público e também do Tribunal de Contas.

Com exemplos práticos e casos concretos sobre o tema, a promotora de Justiça também respondeu questionamentos dos participantes, estimulando-os a exercer da melhor forma possível sua função fiscalizadora.

O curso do TCE segue ao longo desta segunda-feira, estendendo-se até quarta-feira (26), num total de 24 horas-aula. Os participantes receberão certificados expedidos pelo Tribunal de Contas, por meio da Escola Superior de Contas.

Fonte: Ascom  /  TCE

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 13 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho firma parceria com o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer para gestão da Casa Criar

Prefeitura de Porto Velho firma parceria com o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer para gestão da Casa Criar

Um passo importante para reforçar o compromisso da gestão municipal, em especial com pessoas em situação de vulnerabilidade. A Prefeitura de Porto Vel

Feirão do Emprego ofertou oportunidade para pessoas com mais de 50 anos em Porto Velho

Feirão do Emprego ofertou oportunidade para pessoas com mais de 50 anos em Porto Velho

Aos 62 anos, Jesus Batista tem se mantido firme na busca por uma nova oportunidade no mercado de trabalho em Porto Velho. Com experiência como auxilia

Feirão do Emprego é sucesso e reúne milhares de pessoas em Porto Velho

Feirão do Emprego é sucesso e reúne milhares de pessoas em Porto Velho

Um marco na história de Porto Velho, assim pode ser definido o primeiro Feirão de Empregos, promovido nesta segunda-feira (11), pela Prefeitura de Por

Prefeitura de Porto Velho vai servir lanche extra para mais de 40 mil alunos

Prefeitura de Porto Velho vai servir lanche extra para mais de 40 mil alunos

Reduzir a insegurança alimentar é uma das prioridades para garantir a dignidade da população. Com esse objetivo, a Prefeitura de Porto Velho lançou, n

Gente de Opinião Quarta-feira, 13 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)