Porto Velho (RO) quinta-feira, 4 de março de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Curso de Medicina será implantado em Cacoal


O ministro da Educação, Fernando Haddad, assinou, na semana passada, a autorização para o funcionamento do curso de Medicina que está sendo implantado pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal(Facimed), instituição que há cinco anos oferece cursos de nível superior na área da saúde.

"Este é um importante passo para consolidarmos o curso que é o máximo que a faculdade pleiteia, e agradeço muito o apoio da senadora Fátima Cleide. Com uma postura política muito boa, que aliás dificilmente encontraria noutras pessoas, ela colocou seu gabinete à disposição e desde o primeiro momento acompanha com prioridade a tramitação do processo no Ministério da Educação", diz a presidente da Facimed, professora Sandra Marques.

Com a assinatura da portaria 1814 pelo ministro, o que ocorreu no dia 9 de novembro, a Facimed realiza seu primeiro vestibular para Medicina e também Medicina Veterinária agora em dezembro. "No caso de Medicina, o aluno terá a formação de médico generalista, o que é amparado pelo SUS, com ações voltadas para  integralização do ser humano. Teremos professores de São Paulo, de Mato Grosso e Porto Velho, e nossa aspiração é oferecer um curso da melhor qualidade", diz Sandra.

Segundo Marques, Cacoal será a única cidade da região Norte do País – excetuando-se as capitais – a ter curso de Medicina. A Facimed já trabalha para ser parceira do Hospital Daniel Comboni, cuja construção está em vias de ser concluída, e terá a categoria de hospital-escola. "Isso é muito importante, porque o nível de profissionais é muito bom, com exigência de ter professores o tempo inteiro". Os universitários da Facimed farão estágios no Daniel Comboni.

Os cursos existentes hoje na Facimed são Fisioterapia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia e Ciências Biológicas.  Sandra Marques acredita que com a oferta do curso de Medicina a tendência é reduzir a carência de médicos na região. "O salário tem que ser bastante atraente para um médico deixar sua cidade no Sul ou Sudeste do País e vir atuar em nossa região". 

Fonte: Mara Paraguassu

Mais Sobre Municípios

Prefeito Hildon Chaves apresenta projeto da EFMM e bairro Lagoa à Comissão de Obras da Câmara Municipal

Prefeito Hildon Chaves apresenta projeto da EFMM e bairro Lagoa à Comissão de Obras da Câmara Municipal

Os projetos de revitalização da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) e de drenagem no bairro Lagoa foram apresentados na tarde de quarta-feira (3)

Prefeito Hildon Chaves assina ordem de serviço para a construção de 269 casas

Prefeito Hildon Chaves assina ordem de serviço para a construção de 269 casas

Foi assinada na tarde de segunda-feira (1º), a ordem de serviço orçada em mais de R$ 10 milhões para a retomada da construção de 269 unidades habita

Em Porto Velho a vistoria no transporte escolar deve ser agendada por telefone

Em Porto Velho a vistoria no transporte escolar deve ser agendada por telefone

O agendamento obrigatório da vistoria nos veículos utilizados no transporte escolar será feito por telefone a partir de 1º de março. Os proprietário

Prazo para pagar IPTU com desconto de 10% termina sexta-feira (26)

Prazo para pagar IPTU com desconto de 10% termina sexta-feira (26)

Termina sexta-feira (26) o prazo para o pagamento do Imposto Predial e Territorial (IPTU) com desconto de 10%. O benefício é garantido ao contribuin