Terça-feira, 13 de outubro de 2009 - 17h13
O auditório da CrediCacoal – Cooperativa de Crédito Rural de Cacoal – sediou no último final de semana, sexta e sábado (9 e 10 de outubro) o curso de Gestão Empresarial. A organização do evento foi do Sescoop/RO (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Rondônia).
O curso teve um público formado por diretores, funcionários e cooperados de diferentes segmentos cooperativistas, com maior participação das cooperativas de crédito (aquelas cuja atividade é semelhante a instituições financeiras comuns, com a diferença que os cooperados são “donos” da instituição).
De acordo com o presidente da Organização das Cooperativas do Brasil-OCB em Rondônia, Salatiel Rodrigues, o curso faz parte da estratégia de capacitação dos gestores cooperativistas frente aos desafios da gestão empresarial. “A OCB tem investido na formação continuada como forma de estimular o crescimento e sucesso do segmento cooperativista no Brasil”, explicou.
Para o instrutor do curso, o especialista em Gestão Empresarial Marcio Heleno de Souza Rodrigues, é preciso quebrar muitos paradigmas para se atingir a competitividade necessária para que as cooperativas cresçam e atinjam seus objetivos. “As pessoas terão que desenvolver sua capacidade de aprender, desaprender e reaprender”, disse Marcio, ao citar uma frase do escritor norte-americano Alvin Toffler.
Marcio desafiou os diretores de cooperativas a repensar o papel dessas instituições em relação ao público cooperado. “Ninguém pretende ser tratado como apenas mais um cifrão, então é preciso reeducar este público, fazer com que compreendam a verdadeira natureza do cooperativismo e realmente se sintam como os autênticos donos do negócio”.
O especialista afirmou que é necessário deixar o modo de gestão “familiar” e repensar toda a estrutura de modo profissional. “Esse processo de modernização vale também para o funcionário, que deve atuar como agente de mudança. O trabalhador de CLT, com carteira assinada e horário definido, é uma figura em extinção na Europa, e isso vale também para o Brasil”, finalizou.
Fonte: Edna Okabayashi
Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil
Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Na noite desta terça-feira (09), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou da Sessão Extraordinária que marcou o encerramento das at

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal
A manhã desta quarta-feira (10) marcou um momento simbólico para as políticas públicas de Porto Velho: a posse das novas 24 mulheres, entre titulares

Alunos de escolas municipais realizam sonho de patinar na pista de gelo no Parque da Cidade
As tardes estão sendo de muita expectativa, euforia e realização de sonhos para as crianças que estudam nas escolas municipais. Ao participarem da pri
Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)