Porto Velho (RO) terça-feira, 15 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Curso de gestão empresarial reuniu cooperativas em Cacoal



O auditório da CrediCacoal – Cooperativa de Crédito Rural de Cacoal – sediou no último final de semana, sexta e sábado (9 e 10 de outubro) o curso de Gestão Empresarial. A organização do evento foi do Sescoop/RO (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Rondônia).

O curso teve um público formado por diretores, funcionários e cooperados de diferentes segmentos cooperativistas, com maior participação das cooperativas de crédito (aquelas cuja atividade é semelhante a instituições financeiras comuns, com a diferença que os cooperados são “donos” da instituição).

De acordo com o presidente da Organização das Cooperativas do Brasil-OCB em Rondônia, Salatiel Rodrigues, o curso faz parte da estratégia de capacitação dos gestores cooperativistas frente aos desafios da gestão empresarial. “A OCB tem investido na formação continuada como forma de estimular o crescimento e sucesso do segmento cooperativista no Brasil”, explicou.

Para o instrutor do curso, o especialista em Gestão Empresarial Marcio Heleno de Souza Rodrigues, é preciso quebrar muitos paradigmas para se atingir a competitividade necessária para que as cooperativas cresçam e atinjam seus objetivos. “As pessoas terão que desenvolver sua capacidade de aprender, desaprender e reaprender”, disse Marcio, ao citar uma frase do escritor norte-americano Alvin Toffler.

Marcio desafiou os diretores de cooperativas a repensar o papel dessas instituições em relação ao público cooperado. “Ninguém pretende ser tratado como apenas mais um cifrão, então é preciso reeducar este público, fazer com que compreendam a verdadeira natureza do cooperativismo e realmente se sintam como os autênticos donos do negócio”.

O especialista afirmou que é necessário deixar o modo de gestão “familiar” e repensar toda a estrutura de modo profissional. “Esse processo de modernização vale também para o funcionário, que deve atuar como agente de mudança. O trabalhador de CLT, com carteira assinada e horário definido, é uma figura em extinção na Europa, e isso vale também para o Brasil”, finalizou. 

Fonte: Edna Okabayashi

Mais Sobre Municípios

Equipes de obras realizam serviços em 11 bairros de Porto Velho

Equipes de obras realizam serviços em 11 bairros de Porto Velho

Equipes de obras da Prefeitura de Porto Velho seguem em ritmo acelerado nesta segunda-feira (14), com serviços estruturantes em 11 bairros. Elas reali

Presidente Alex Redano comemora o início das obras de asfalto do Tchau Poeira em Ariquemes

Presidente Alex Redano comemora o início das obras de asfalto do Tchau Poeira em Ariquemes

Em pleno domingo (13), foram iniciadas as obras de asfaltamento do programa Tchau Poeira, do Governo do Estado, em Ariquemes. O início dos trabalhos