Terça-feira, 13 de outubro de 2009 - 17h13
O auditório da CrediCacoal – Cooperativa de Crédito Rural de Cacoal – sediou no último final de semana, sexta e sábado (9 e 10 de outubro) o curso de Gestão Empresarial. A organização do evento foi do Sescoop/RO (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Rondônia).
O curso teve um público formado por diretores, funcionários e cooperados de diferentes segmentos cooperativistas, com maior participação das cooperativas de crédito (aquelas cuja atividade é semelhante a instituições financeiras comuns, com a diferença que os cooperados são “donos” da instituição).
De acordo com o presidente da Organização das Cooperativas do Brasil-OCB em Rondônia, Salatiel Rodrigues, o curso faz parte da estratégia de capacitação dos gestores cooperativistas frente aos desafios da gestão empresarial. “A OCB tem investido na formação continuada como forma de estimular o crescimento e sucesso do segmento cooperativista no Brasil”, explicou.
Para o instrutor do curso, o especialista em Gestão Empresarial Marcio Heleno de Souza Rodrigues, é preciso quebrar muitos paradigmas para se atingir a competitividade necessária para que as cooperativas cresçam e atinjam seus objetivos. “As pessoas terão que desenvolver sua capacidade de aprender, desaprender e reaprender”, disse Marcio, ao citar uma frase do escritor norte-americano Alvin Toffler.
Marcio desafiou os diretores de cooperativas a repensar o papel dessas instituições em relação ao público cooperado. “Ninguém pretende ser tratado como apenas mais um cifrão, então é preciso reeducar este público, fazer com que compreendam a verdadeira natureza do cooperativismo e realmente se sintam como os autênticos donos do negócio”.
O especialista afirmou que é necessário deixar o modo de gestão “familiar” e repensar toda a estrutura de modo profissional. “Esse processo de modernização vale também para o funcionário, que deve atuar como agente de mudança. O trabalhador de CLT, com carteira assinada e horário definido, é uma figura em extinção na Europa, e isso vale também para o Brasil”, finalizou.
Fonte: Edna Okabayashi
Terça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Histórias de mulheres destacam protagonismo feminino na construção de Porto Velho
Durante o mês dedicado ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Prefeitura de Porto Velho destacou histórias que evidenciam o protag

Entre cuidado e união, mulheres celebram o 8 de Março em Porto Velho
Há dias em que a cidade acorda com outro ritmo, mais acolhedor, mais humano. Quando chega o Dia Internacional da Mulher, o coração parece bater um pou

Força feminina ajuda a preservar a memória da EFMM
Em um ambiente historicamente marcado pela presença masculina, Euzenir Gomes construiu sua trajetória profissional na ferrovia, tornando-se exemplo de

No dia das mulheres, Prefeitura leva saúde, cultura e serviços ao Espaço Alternativo
Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Porto Velho realiza neste domingo (08), a partir das 16h, no Espaço Alternativo, uma ação
Terça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)