Domingo, 4 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Curso de gestão empresarial reuniu cooperativas em Cacoal



O auditório da CrediCacoal – Cooperativa de Crédito Rural de Cacoal – sediou no último final de semana, sexta e sábado (9 e 10 de outubro) o curso de Gestão Empresarial. A organização do evento foi do Sescoop/RO (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Rondônia).

O curso teve um público formado por diretores, funcionários e cooperados de diferentes segmentos cooperativistas, com maior participação das cooperativas de crédito (aquelas cuja atividade é semelhante a instituições financeiras comuns, com a diferença que os cooperados são “donos” da instituição).

De acordo com o presidente da Organização das Cooperativas do Brasil-OCB em Rondônia, Salatiel Rodrigues, o curso faz parte da estratégia de capacitação dos gestores cooperativistas frente aos desafios da gestão empresarial. “A OCB tem investido na formação continuada como forma de estimular o crescimento e sucesso do segmento cooperativista no Brasil”, explicou.

Para o instrutor do curso, o especialista em Gestão Empresarial Marcio Heleno de Souza Rodrigues, é preciso quebrar muitos paradigmas para se atingir a competitividade necessária para que as cooperativas cresçam e atinjam seus objetivos. “As pessoas terão que desenvolver sua capacidade de aprender, desaprender e reaprender”, disse Marcio, ao citar uma frase do escritor norte-americano Alvin Toffler.

Marcio desafiou os diretores de cooperativas a repensar o papel dessas instituições em relação ao público cooperado. “Ninguém pretende ser tratado como apenas mais um cifrão, então é preciso reeducar este público, fazer com que compreendam a verdadeira natureza do cooperativismo e realmente se sintam como os autênticos donos do negócio”.

O especialista afirmou que é necessário deixar o modo de gestão “familiar” e repensar toda a estrutura de modo profissional. “Esse processo de modernização vale também para o funcionário, que deve atuar como agente de mudança. O trabalhador de CLT, com carteira assinada e horário definido, é uma figura em extinção na Europa, e isso vale também para o Brasil”, finalizou. 

Fonte: Edna Okabayashi

Gente de OpiniãoDomingo, 4 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Creche Noturna transforma a rotina de mães trabalhadoras e estudantes em Porto Velho

Creche Noturna transforma a rotina de mães trabalhadoras e estudantes em Porto Velho

A Creche Noturna, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, tem promovido mudanças significativas na rotina de mães que trabalham ou estudam no período

Casa do Papai Noel encantou famílias no Natal Porto Velho Luz

Casa do Papai Noel encantou famílias no Natal Porto Velho Luz

O brilho nos olhos das crianças, os sorrisos e os abraços marcaram a passagem de milhares de famílias pela Casa do Papai Noel durante o Natal Porto Ve

Prefeitura de Porto Velho define calendário de feriados e pontos facultativos de 2026

Prefeitura de Porto Velho define calendário de feriados e pontos facultativos de 2026

A Prefeitura de Porto Velho publicou o Decreto nº 21.691, de 30 de dezembro de 2025, que estabelece o calendário de feriados e pontos facultativos do

Viradão do Béra em Porto Vellho reúne multidão e redefine organização de eventos públicos em Porto Velho

Viradão do Béra em Porto Vellho reúne multidão e redefine organização de eventos públicos em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho realizou no centro da capital o Viradão do Béra, em frente ao Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, para receber o

Gente de Opinião Domingo, 4 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)