Porto Velho (RO) terça-feira, 22 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Cultura do café mobiliza agricultores de Cacoal em Dia de Campo


  
Com o preço da saca de café beneficiado chegando a quase R$ 200, os agricultores dedicados a cafeicultura no município de Cacoal comemoram a boa fase do produto no mercado, buscando mais tecnologia para garantir o sucesso do negócio, um bom exemplo disso é a atitude dos produtores da associação da linha 9, que incluíram em sua festa anual de confraternização um Dia de Campo sobre condução da cultura, destacando a qualidade e comercialização do café, realizado pelos técnicos do Escritório Local da Emater-RO.

O evento realizado em parceria pela Associação dos Produtores e Trabalhadores da linha 9 – Astra e Emater Cacoal contou com o apoio da Seapes, Banco do Brasil, e diversas casas comerciais. A decisão de incluir o dia de campo na confraternização é um gesto claro de quem adota a máxima de "primeiro a obrigação e depois a diversão", naturalmente que depois das palestras técnicas rola a festa com churrasco e muita música.

A lavoura do café é a cultura perene mais importante de Rondônia, e o município de Cacoal é o maior produtor do Estado, com uma área plantada de 16.749 hectares e uma produção aproximada de 12 mil toneladas ano, diz o gerente local da Emater, Jailton Pereira de Santana.

A espécie mais cultivada é a coffea Canéfora variedade conilon, devido a sua rusticidade e facilidade de colheita, mas a produtividade média dos agricultores ainda é baixa não passando de 12 sacas por hectare, quando o ideal seria uma media de pelo menos 40 sacas.

Além dos problemas de condução da lavoura, como controle de pragas, podas e adubação inadequadas, outro fator que faz baixar a produtividade dos cultivos é a colheita mal feita e a deficiência das práticas de pós-colheita, afirma Benedito Alves técnico da Emater-RO, especialista em classificação de café.

Para reverter o cenário atual os técnicos propõem aos agricultores a introdução de novas variedades com características geneticamente melhoradas, cuidados na produção das mudas e o controle do numero de hastes da planta através de podas.

Fonte: Decom

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento