Sábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Cujubim recebe Cartão Mais Calcário para fortalecer a agricultura familiar


O secretário de Estado de Agricultura, Evandro Padovani, entregou ao prefeito de Cujubim, Fábio Patrício, e à secretária municipal de Agricultura, Rosa Becker, o cartão mais “Mais Calcário”. A solenidade de entrega aconteceu na Câmara Municipal com a presença de produtores rurais, representantes de associações e vereadores.

O cartão “Mais Calcário” garante ao município mil toneladas do produto, gratuitamente. Essa quantidade possibilita que o município atenda a até 400 produtores da agricultura familiar. No total, serão 52 mil toneladas a ser divididas entre os 52 municípios rondonienses.

Gente de Opinião

Solenidade de entrega foi feita na Câmara Municipal de Cujubim

Segundo o secretário Padovani, o insumo é fundamental para a recuperação de áreas degradas, corrigindo a acidez do solo, fornecendo  cálcio e magnésio, e como nutriente para a planta. “Seja qual for a atividade, pecuária, agricultura, hortifrutigranjeiro, piscicultura, entre outra, pode ser utilizado o calcário. O cartão Mais Calcário tem o objetivo de levar esse produto aos produtores que  por algum motivo não têm condições de adquiri-lo”, disse.

O prefeito Fábio Fabrício destacou os recursos que o governo do Estado vem investindo para alavancar a economia do município. “Já estamos concluindo a  instalação de uma usina de asfalto frio, o dinheiro do Fundo para Infraestrutura de Transporte e Habitação (Fitha)  já está  na conta da prefeitura, e agora o cartão Mais Calcário. Com isso, fortaleceremos nossa principal atividade econômica, que é a agropecuária”, citou.

Além da entrega do cartão, o  médico veterinário  da Seagri, Carlindo Maranhão, ministrou palestra sobre criação de peixe integrada com agricultura aos produtores, prefeito e vereadores presentes. Segundo ele, o projeto de criação de peixe integrado com a agricultura é uma alternativa viável para a agricultura familiar, pois em um pequeno espaço o produtor pode ter rentabilidade e produtividade.


Fonte
Texto: Dhiony Costa e Silva
Fotos: Dhiony Costa e Silva
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Na noite da última quinta-feira (12), a rede elétrica da BR-364, no trecho sentido Unir, foi alvo de criminosos. O furto de um transformador, de onde

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

A Prefeitura de Porto Velho decidiu criar a primeira edição do “Carnaparedão”, evento que passa a integrar o calendário oficial do carnaval da cidade.

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

Quem depende diariamente dos serviços públicos em Porto Velho será diretamente impactado pelo reforço técnico que a Agência Reguladora dos Serviços Pú

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos

A Prefeitura de Porto Velho avança na modernização da mobilidade urbana e na política de energia limpa com a preparação do Edital de Chamamento Públ

Gente de Opinião Sábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)