Porto Velho (RO) quinta-feira, 21 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Municípios

Cujubim aposta na educação para transformar realidade


Cujubim aposta na educação para transformar realidade - Gente de Opinião

O município de Cujubim quer transformar a realidade atual investindo fortemente na Educação. O município, que já integra o Movimento Rondônia pela Educação (MRPE) acaba de reforçar sua participação, com a assinatura de adesão pela presidente do Conselho Municipal de Educação, Maria Aparecida Baia. A adesão foi concretizada durante o 2º Seminário da Educação Municipal, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e a Prefeitura de Cujubim, tendo como público alvo gestores escolares, professores; secretários municipais e gestores públicos; lideranças e empresários locais.

 

No evento, o Movimento e o parceiro Sebrae deram mais um passo na implantação do Planejamento Estratégico do MRPE naquele município, a partir da apresentação do plano geral de transformação da sociedade, com educação e o programa Cidade Mais Empreendedora.

 

O coordenador executivo do Movimento Rondônia pela Educação (MRPE), Edgar Teixeira falou sobre a educação e o desenvolvimento econômico e social, apresentou estudos nacionais e internacionais comprovando que países com melhores indicadores educacionais têm maiores taxas de crescimento econômico e com melhor distribuição de renda, sendo essa uma das razões à implantação do planejamento estratégico do MRPE.

 

Teixeira também realçou o engajamento das mais de 100 entidades parceiras, o apoio do presidente da Fiero, Marcelo Thomé, e o trabalho desenvolvido pela coordenadora estadual do Movimento, a professora doutora Raquel Serbino. “O município de Cujubim tem sido um dos pontos focais do nosso trabalho através da implantação do plano estratégico do Movimento, cuja meta é a melhoria da qualidade do ensino e a erradicação no analfabetismo. A parceria com a Prefeitura e da Secretaria de Educação de Cujubim têm sido fundamentais”, disse.

 

O superintendente do Sebrae-RO, Daniel Pereira e o diretor técnico da entidade, Samuel Almeida, fizeram uma abordagem sobre os temas ‘Lideranças que Transformam’ e ‘Cidade Mais Empreendedora’. Também destacaram a educação como instrumento de transformação da sociedade em todos os seus aspectos econômicos e sociais.

 

O evento contou com a participação da diretora de ensino, comunicação e informação da Fiocruz/RO, Deusilene Vieira, que apresentou as ações da instituição, destacando as atividades desenvolvidas em escolas, incentivando a pesquisa e a iniciação científica, bem como outras de caráter educativo na área da higiene, a exemplo do programa Mão Sujas, Mãos Limpas, que destaca a importância do hábito de se lavar as mãos para a saúde humana.

 

O chefe do Departamento de Ciências da Educação Unir, professor doutor Wendell Fiori, ressaltou os desafios da formação de professores. O conselheiro vice-presidente do Conselho Regional de Administração – CRA/RO, Francisco Tavares falou sobre a pedagogia do afeto aplicada à didática da educação e sobre a qualidade de vida no trabalho da educação. O delegado da Polícia Civil de Cujubim, Adriano França, destacou a importância da participação dos pais na educação dos alunos, abordando temas como autoridade, responsabilidade, respeito e disciplina.

Mais Sobre Municípios

Hildon Chaves anuncia novas mudanças em seu secretariado

Hildon Chaves anuncia novas mudanças em seu secretariado

Objetivo é fazer com que a máquina pública seja mais ágil em prol dos anseios da populaçãoO prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, anunciou, nesta qu

Prefeitura entregará mais uma horta sustentável em Porto Velho

Prefeitura entregará mais uma horta sustentável em Porto Velho

Além de alimento, a horta fomenta o desenvolvimento das ações de educação ambientalO Prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, entregará, nesta quinta-f

Candeias do Jamari: Câmara de Vereadores aprova projetos do executivo

Candeias do Jamari: Câmara de Vereadores aprova projetos do executivo

Projetos beneficiarão a cidade em várias áreasA Câmara de Vereadores de Candeias do Jamari, em sessão ordinária na noite desta segunda-feira, 18, apro

Prefeitura de Ji-Paraná promove pit stop contra o racismo infantil

Prefeitura de Ji-Paraná promove pit stop contra o racismo infantil

Nesta quinta-feira, 21,a partir das 8 horas, alunos do 5º Ano da escola Almir Zandonadi estarão participando de um pit stop educacional em frente a um