Porto Velho (RO) sábado, 19 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Criada ONG para defesa de LGBT em Guajará-Mirim


No dia 12 de março, no início da noite, lideranças do movimento de defesa dos direitos humanos da população homossexual e familiares fundaram o Coletivo Pérola, uma organização de responsabilidade social para defesa da cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transgêneros.

A Assembleia Geral para fundação da primeira ONG LGBT de Guajará aconteceu na Escola Municipal Irmã Ilda, e contou com o apoio e a presença de autoridades como a Vice-Prefeita do Município Linda Zeed, do Assessor de Gabinete da Prefeitura Ricardo Bouez, que possui larga experiência em movimentos sociais, e Maria Isabel Silva, Diretora do CAPS e Coordenadora do Programa DST/HAIV e Hepatites Virais.

A Vice-Prefeita destacou o momento histórico para os homossexuais do município e a importância da participação da família na luta pela garantia dos direitos fundamentais para todos, e colocou a Prefeitura à disposição do coletivo LGBT.

Raymisson Correia da Silva, Presidente do Porto Diversidade, ONG que atua na Zona Leste de Porto Velho, foi o palestrante convidado para o ato de fundação do Coletivo Perola. Raymison falou sobre a organização e a luta dos homossuais no lado leste da capital rondoniense.

Na mesma ocasião de fundação do Coletivo Pérola, a Assembleia Geral também elegeu e empossou o Presidente da ONG, o Professor Jorge Oliveira do Nascimento, e sua Vice-Presidente Lucianne Barbosa.

O Coletivo Pérola já possui alguns projetos em benefício da comunidade LGBT do município. Entre as metas do Coletivo Pérola destacam-se a realização da I Marcha Municipal pela Diversidade Sexual (a Parada do Orgulho Gay de Guajará), em setembro e a realização de palestras, campanhas educativas e socioculturais de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), com destaque para a Aids.

Fonte: Ariel Argobe

 

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce