Segunda-feira, 18 de março de 2013 - 19h00
No dia 12 de março, no início da noite, lideranças do movimento de defesa dos direitos humanos da população homossexual e familiares fundaram o Coletivo Pérola, uma organização de responsabilidade social para defesa da cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transgêneros.
A Assembleia Geral para fundação da primeira ONG LGBT de Guajará aconteceu na Escola Municipal Irmã Ilda, e contou com o apoio e a presença de autoridades como a Vice-Prefeita do Município Linda Zeed, do Assessor de Gabinete da Prefeitura Ricardo Bouez, que possui larga experiência em movimentos sociais, e Maria Isabel Silva, Diretora do CAPS e Coordenadora do Programa DST/HAIV e Hepatites Virais.
A Vice-Prefeita destacou o momento histórico para os homossexuais do município e a importância da participação da família na luta pela garantia dos direitos fundamentais para todos, e colocou a Prefeitura à disposição do coletivo LGBT.
Raymisson Correia da Silva, Presidente do Porto Diversidade, ONG que atua na Zona Leste de Porto Velho, foi o palestrante convidado para o ato de fundação do Coletivo Perola. Raymison falou sobre a organização e a luta dos homossuais no lado leste da capital rondoniense.
Na mesma ocasião de fundação do Coletivo Pérola, a Assembleia Geral também elegeu e empossou o Presidente da ONG, o Professor Jorge Oliveira do Nascimento, e sua Vice-Presidente Lucianne Barbosa.
O Coletivo Pérola já possui alguns projetos em benefício da comunidade LGBT do município. Entre as metas do Coletivo Pérola destacam-se a realização da I Marcha Municipal pela Diversidade Sexual (a Parada do Orgulho Gay de Guajará), em setembro e a realização de palestras, campanhas educativas e socioculturais de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), com destaque para a Aids.
Fonte: Ariel Argobe
Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho
O sábado foi de intensa movimentação na Vila Olímpica Chiquilito Erse. Pela manhã, o espaço recebeu o PVH em Ação, com milhares de atendimentos oferta

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil
Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Na noite desta terça-feira (09), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou da Sessão Extraordinária que marcou o encerramento das at

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal
A manhã desta quarta-feira (10) marcou um momento simbólico para as políticas públicas de Porto Velho: a posse das novas 24 mulheres, entre titulares
Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)