Porto Velho (RO) quinta-feira, 27 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Municípios

Criada ONG para defesa de LGBT em Guajará-Mirim


No dia 12 de março, no início da noite, lideranças do movimento de defesa dos direitos humanos da população homossexual e familiares fundaram o Coletivo Pérola, uma organização de responsabilidade social para defesa da cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transgêneros.

A Assembleia Geral para fundação da primeira ONG LGBT de Guajará aconteceu na Escola Municipal Irmã Ilda, e contou com o apoio e a presença de autoridades como a Vice-Prefeita do Município Linda Zeed, do Assessor de Gabinete da Prefeitura Ricardo Bouez, que possui larga experiência em movimentos sociais, e Maria Isabel Silva, Diretora do CAPS e Coordenadora do Programa DST/HAIV e Hepatites Virais.

A Vice-Prefeita destacou o momento histórico para os homossexuais do município e a importância da participação da família na luta pela garantia dos direitos fundamentais para todos, e colocou a Prefeitura à disposição do coletivo LGBT.

Raymisson Correia da Silva, Presidente do Porto Diversidade, ONG que atua na Zona Leste de Porto Velho, foi o palestrante convidado para o ato de fundação do Coletivo Perola. Raymison falou sobre a organização e a luta dos homossuais no lado leste da capital rondoniense.

Na mesma ocasião de fundação do Coletivo Pérola, a Assembleia Geral também elegeu e empossou o Presidente da ONG, o Professor Jorge Oliveira do Nascimento, e sua Vice-Presidente Lucianne Barbosa.

O Coletivo Pérola já possui alguns projetos em benefício da comunidade LGBT do município. Entre as metas do Coletivo Pérola destacam-se a realização da I Marcha Municipal pela Diversidade Sexual (a Parada do Orgulho Gay de Guajará), em setembro e a realização de palestras, campanhas educativas e socioculturais de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), com destaque para a Aids.

Fonte: Ariel Argobe

 

Mais Sobre Municípios

Mais de 500 pets recebem vacinação antirrábica em ação no Bairro Novo, em Porto Velho

Mais de 500 pets recebem vacinação antirrábica em ação no Bairro Novo, em Porto Velho

Buscando garantir a imunização de cães e gatos contra a raiva, o município promove, até essa semana, a vacinação antirrábica em animais de estimação d

Bonificação começa a ser paga para servidores efetivos de Vilhena, mais de R$ 2,5 milhões serão depositados ainda hoje

Bonificação começa a ser paga para servidores efetivos de Vilhena, mais de R$ 2,5 milhões serão depositados ainda hoje

A Prefeitura de Vilhena iniciou na manhã desta sexta-feira, 21, o pagamento da bonificação extraordinária no valor do salário base de cada categoria

Nove unidades de saúde de Porto Velho vão ter atendimento exclusivo para covid-19

Nove unidades de saúde de Porto Velho vão ter atendimento exclusivo para covid-19

Buscando atender a alta demanda por testes e atendimentos para covid-19, o município vai destinar, a partir da próxima segunda-feira (24), nove unidad