Domingo, 14 de setembro de 2014 - 10h10
Nos dias 9 e 10/09, a Coordenadoria Regional de Educação de Pimenta Bueno, através da Chefe de Educação Indígena, Rosangela Ribeiro da Silva Justo, promoveu junto ao povo Sakirabiat a 1ª Oficina de Arte Indígena com o intuito de valorizar a identidade do povo.
A oficina buscou resgatar a importância de manter a cultura e a tradição indígena dentro do espaço da aldeia, iniciando pelas atividades desenvolvidas na escola Aipere. A professora de Arte, formada pela UNB, Marli da Silva Oliveira, explanou sobre o que é Arte e cultura, apresentou imagens com pintura corporal masculina e feminina, calendário indígena, literatura indígena com mitos e rituais.
Também trabalhou a geografia da aldeia como forma de arte indígena utilizando tintas guache e tintura confeccionada com jenipapo e urucum, vegetais da própria natureza.
A escola Aipere atende dois alunos indígenas com paralisia cerebral com os quais, também foram desenvolvidas atividades de Arte, pintura e leitura de mitos e histórias em quadrinhos.
O trabalho foi realizado com a professora indígena, Silvana Guaratira, alunos do Brasil Alfabetizado e alunos do ensino fundamental da escola indígena Aipere. Todos participaram com muito entusiasmo. A professora se comprometeu a fazer um levantamento da cultura, pinturas, lendas e mitos para a realização de uma Noite Cultural Sakirabiat no mês de outubro.
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Prefeitura de Porto Velho inicia recuperação de mais de 280 maquinários parados há anos
Mais de 280 veículos e máquinas da Prefeitura de Porto Velho, que permaneceram parados por mais de dois anos, estão sendo recuperados pela atual ges

Porto Velho segue exemplo de outras capitais e decreta ponto facultativo para jogo da Seleção
A Prefeitura de Porto Velho decretou ponto facultativo na próxima segunda-feira (29), em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Direta

LDO de Léo Moraes é aprovada e garante concursos e aumento da receita
A Câmara Municipal de Porto Velho aprovou, durante sessão realizada nesta terça-feira (23), o Projeto de Lei nº 21/2026, de autoria do prefeito Léo

Imóvel com estrutura comprometida é demolido após avaliação técnica da Defesa Civil de Porto Velho
Uma estrutura que há anos preocupava moradores, comerciantes e visitantes da região central de Porto Velho começou a ser removida nesta semana. A de
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)