Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Corpo de Bombeiros alerta e orienta população de Cacoal quanto a risco de enchentes


As fortes chuvas da última semana elevaram o nível dos quatro rios que cortam a cidade de Cacoal – Machado, Pirarara, Tamarupá e Salgadinho, causando preocupação na população que mora nos arredores. De acordo com o Comandante do 4º Grupamento de Bombeiros de Cacoal, 1º Tenente Alan Fabrício da Silva Costa, janeiro e fevereiro são os meses com a maior incidência de enchentes no município.

“São nos dois primeiros meses do ano em que há a maior número de enchentes nos rios que cortam a cidade. Por isso alertamos a população que mora perto desses rios para que fiquem atentas! Caso desconfiem que possa haver enchentes, orientamos para que elas deixem suas casas e fiquem na casa de amigos ou pessoas próximas até que o nível dos rios volte ao normal”, alertou.

Caso a pessoa esteja em casa durante as enchentes, o Comandante do Corpo de Bombeiros orienta para que se evite ao máximo o contato com a água. “Muitas vezes é impossível, mas pedimos para que as pessoas não entrem em contato com a água que, nestes casos, oferece grandes riscos de contaminação. Nas enchentes, a água entra em contato com fossas, esgoto, fezes e urina de ratos e outros animais. Por isso orientamos: não entrem na água, liguem para o Corpo de Bombeiros (193) que será feito o resgate”, explicou o Comandante Alan Fabrício.

Além do contato com a água contaminada, a população deve evitar entrar nas enchentes, pois a correnteza pode arrastar pessoas e até mesmo veículos. O 4º grupamento de Cacoal conta com dois barcos, um motor de 15hp e outro motor de 20hp, e um efetivo de 46 bombeiros.

“O nosso efetivo diário é de 7 bombeiros. Em caso de enchentes, se for preciso para atender a demanda, acionamos os bombeiros de folga para reforçar a guarnição. Por isso reforçamos, em caso de emergência, liguem para o 193”, ressaltou o comandante.

Fonte: Giliane Perin / Cacoal/Decom
 

Gente de OpiniãoSábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ponte sobre o Rio Machado em Ji-Paraná não oferece risco estrutural, confirma Nova 364

Ponte sobre o Rio Machado em Ji-Paraná não oferece risco estrutural, confirma Nova 364

A Nova 364 confirmou, por meio de sua área de Engenharia, que a ponte sobre o Rio Machado, em Ji-Paraná, encontra-se estruturalmente segura e sem qu

Após mais de 400 denúncias apuradas, Prefeitura abre processo administrativo contra o Consórcio ECOPVH

Após mais de 400 denúncias apuradas, Prefeitura abre processo administrativo contra o Consórcio ECOPVH

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) vem atuando de forma firme e contínua na fiscalização dos serviços de coleta de lixo executados p

Com menor custo, Natal 2025 será o mais grandioso já realizado em Porto Velho

Com menor custo, Natal 2025 será o mais grandioso já realizado em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho vai realizar o Natal 2025 com menor investimento, ampliando a decoração natalina para todos os distritos e reforçando o

MC Donald's vendeu, não entregou e não queria devolver o dinheiro, no PVH Shopping; jornalista teve que chamar a PM.

MC Donald's vendeu, não entregou e não queria devolver o dinheiro, no PVH Shopping; jornalista teve que chamar a PM.

Quem aí gosta de fastfood com os famosos sanduiches da rede mundial de restaurantes "MC Donald's"? Muita gente gosta dessa e de outras marcas como B

Gente de Opinião Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)