Quarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Coronel assume Sugat, centro de escândalo de corrupção na gestão passada

A Superintendência Geral de Apoio Técnico (Sugat), alvo de uma grande operação da Polícia Federal por desvios no transporte escolar na gestão anterior, passa a ser comandada pelo Tenente-Coronel Plínio Sérgio Cavalcanti, com o objetivo de garantir transparência e ética.


Coronel assume Sugat, centro de escândalo de corrupção na gestão passada - Gente de Opinião

O prefeito Affonso Cândido anunciou a nomeação do Tenente-Coronel PM Plínio Sérgio Cavalcanti para a Superintendência Geral de Apoio Técnico (Sugat) da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A medida busca assegurar o bom desempenho da pasta, promovendo uma gestão transparente e livre de casos de corrupção, especialmente após irregularidades identificadas na gestão passada, que resultaram em investigações sobre desvios de recursos públicos do Programa Nacional de Transporte Escolar (PNATE).

A Semed foi alvo de operações da Polícia Federal que revelaram esquemas criminosos ocorridos na gestão anterior, envolvendo a empresa RondoMaq e servidores públicos. Os crimes identificados incluem associação criminosa, corrupção passiva, direcionamento de licitações e superfaturamento. O novo gestor assume o compromisso de reestruturar os processos internos, garantindo que as atividades da secretaria sejam conduzidas com ética e responsabilidade.

O transporte escolar, foco do programa investigado, é um serviço essencial para assegurar a permanência de crianças e adolescentes na escola. O prefeito destacou que a nomeação do coronel é estratégica para fortalecer essa área, promovendo uma educação transformadora e o acesso igualitário ao ensino.

A gestão municipal reafirma seu compromisso com a população, assegurando que o novo gestor trabalhará dentro da legalidade para oferecer serviços públicos eficientes, contribuindo para o futuro de Ji-Paraná e suas crianças.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comunidade aprova construção de ponte na Estrada de Santo Antônio

Comunidade aprova construção de ponte na Estrada de Santo Antônio

Morador da região há mais de 20 anos, Romário Botelho acompanhou de perto, na manhã desta segunda-feira (30), os serviços finais da ponte sobre o igar

Crianças recebem ação nas escolas e convite para a Páscoa no Parque em Porto Velho

Crianças recebem ação nas escolas e convite para a Páscoa no Parque em Porto Velho

Com a aproximação da Páscoa, o clima de celebração já começa a tomar conta de Porto Velho. Para levar esse espírito às crianças e convidar as famílias

Skate Park entra em nova fase com obras e projetos de expansão

Skate Park entra em nova fase com obras e projetos de expansão

Desde o dia 26 de janeiro, o Skate Park vem passando por uma série de intervenções estruturais e melhorias, com o objetivo de qualificar o espaço e am

Mutirão de limpeza reforça cuidados com Nova Mutum Paraná

Mutirão de limpeza reforça cuidados com Nova Mutum Paraná

A Administração Distrital de Nova Mutum Paraná, sob a liderança de Rosenilde Alexandria, em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (S

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)