Quinta-feira, 20 de maio de 2010 - 13h07
Ações de prevenção e controle da Influenza A (H1N1), desnutrição e educação em saúde e mobilização social, estão sendo realizadas pela Coordenação Regional de Rondônia (Core/RO), em cinco aldeias indígenas, localizadas na área terrestre do município de Guajará-Mirim. A iniciativa tem o objetivo de trabalhar ações preventivas, orientando as comunidades e profissionais, sobre a doença.
O trabalho iniciou na última segunda-feira (17) no Pólo Base Guajará-Mirim, onde os profissionais envolvidos discutiram todas as estratégias que estão sendo utilizadas, pelas equipes envolvidas. A iniciativa vai envolver aproximadamente mil índios, das aldeias Lage Velho, Lage Novo e Linha 10, em Guajará-Mirim e Limão e Ribeirão, em Nova Mamoré.
Entre os serviços que estão sendo prestado pelas equipes multidisciplinares de saúde, controle social, endemias e saneamento estão: vacinação, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças, escovações supervisionadas, rodas de conversas, controle de vetores, vacinação canina, levantamento epidemiológico, identificação da população desnutrida e aproveitamento de alimentos nativos, entre outros. As populações atendidas também participação de palestras sobre H1NI, meio ambiente, queimadas e primeiros socorros.
As atividades prosseguem até o dia dois de junho. Estão envolvidos na ação, profissionais da Funasa/RO, do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Porto Velho, Pólo-Base de Guajá-Mirim, Divisão de Engenharia de Saúde Publica (Diesp) e Casa de Apoio à Saúde do Índio de Guajará-Mirim. O atendimento conta ainda com a parceria da Fundação Nacional do índio (Funai), Secretarias Saúde e Educação de Guajará-Mirim, Secretaria de Estado da Educação, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Corpo de Bombeiros, e conselheiros indígenas.
Fonte: Ascom/FUNASA
Quinta-feira, 15 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Prefeitura inicia reforma geral do Parque Circuito, símbolo histórico de Porto Velho
Na manhã desta quarta-feira (14), foi assinada a ordem de serviço que autoriza o início das obras de revitalização do Parque Circuito Dr. José Adelino

Sebrae em Rondônia apoia Itapuã do Oeste na melhoria do ambiente de negócios
O Sebrae em Rondônia iniciou, em 2026, o Diagnóstico do Índice de Ambiente de Negócios (IAN) nos municípios do estado, por meio do Projeto Cidade Em

A coleta e o descarte adequado do lixo urbano em Porto Velho seguem garantidos pela Taxa de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD), sem qualquer aumen

Natal Porto Velho Luz chega ao fim com recorde de público e aprovação da comunidade
Sucesso de público, bom gosto e aprovação da comunidade. Assim podem ser resumidos os 50 dias em que o Natal Porto Velho Luz, no Parque da Cidade, est
Quinta-feira, 15 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)