Porto Velho (RO) segunda-feira, 21 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Cooperativa educacional de Rondônia é destaque nacional pelo ENEM


 

Com, apenas, seis anos em funcionamento, a COOPED
foi reconhecida pelo ENEM, como a melhor escola do
município de Jaru, e classificada  entre as 10 melhores
em qualidade de ensino no estado
.

Cooperativa dos Profissionais em Educação de Jaru (COOPED) é conhecida por ser uma ilha de excelência no ensino público do município, e desponta como uma das únicas instituições educacionais no topo das avaliações nacionais.

Na avaliação do Ministério de Educação, através das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a instituição cooperativista rondoniense classificou-se em primeiro lugar, em Jaru, e na nona (9ª) posição no estado de Rondônia.

Ao receber a notícias das autoridades federais da Educação, o presidente do Sistema OCB/SESCOOP-RO, Salatiel Rodrigues, à qual a COOPED é associada considerou que “o cooperativismo, além de ser importante fator de educação, pelo retorno econômico e social que proporciona a seus cooperados, possibilita resultados significativos à comunidade à medida que pode contribuir para a sua educação. Por isso, a educação é imprescindível ao cooperativismo, como processo de formação e informação dos cooperados e da sociedade, para uma melhor compreensão dessa doutrina econômica e social”.

- “Daí, então, a COOPED prova que a organização cooperativista é um grande exemplo de ensino e educação, no nosso país”, conclui Salatiel Rodrigues.


Ensino de qualidade

A pesquisa realizada pelo ENEM demonstrou que o cooperativismo educacional no Brasil, além da escola cooperativa, se constitui de um âmbito maior de abrangência. Incluindo-se outros elementos sobremaneira significativos, esse ramo cooperativista brasileiro possui um lastro que vai além do associativismo puro e simples, e possui outras formas de organização escolar que se enquadram em definições e tipos de
associativismo comuns e conhecidos no âmbito do processo de organização.

A COOPED (Cooperativa dos Profissionais em Educação de Jaru), presidida pela professora Fátima Ferreira dos Anjos, foi fundada em 14 de dezembro de 2003, e congrega 47 associados (cooperantes), mantendo em seu quadro funcional cerca de 20 servidores.

No quadro geral do ENEM, a COOPED está classificada no 3055º lugar, entre as milhares de escolas brasileiras, na 9ª posição no estado de Rondônia e a número 1 do município rondoniense de Jaru.

“Cooperativismo,
Modelo ideal de desenvolvimento social e econômico das sociedades”.

FONTE: DeCom-OCB/SESCOOP-RO - roquevha@hotmail.com 

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce