Porto Velho (RO) sexta-feira, 25 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Cooperativa de trabalho será formada em Vale do Anari


   
Nesta quarta-feira (17), o SESCOOP-RO (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Rondônia), com apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB-RO) promove uma palestra de sensibilização sobre cooperativismo, para um grupo de pessoas interessadas em criar uma cooperativa de trabalho, em Vale do Anari.

O programa está marcado para acontecer às 10 horas, na Câmara Municipal de Vereadores, e estarão presentes pedreiros, eletricistas, marceneiros, encanadores, entre outros, que estão planejando se organizar em cooperativa.

Será palestrante o acadêmico Vinicius Mauad, da Universidade de Viçosa (MG), que vai abordar aspectos do cooperativismo, objetivos e a formação de uma cooperativa. Também, estarão na pauta da palestra as obrigações e direitos fiscais, isenções e facilidades oferecidas ela legislação, além da organização contábil e controle de serviços.

Conceito

Cooperativas de Trabalho – o que pretendem os moradores de Anari – são cooperativas que se dedicam à organização e administração dos interesses inerentes à atividade profissional dos trabalhadores associados para prestação de serviços não identificados com outros ramos conhecidos, como agropecuário, consumo, crédito, educacional, especial, habitacional, infra-estrutura, mineral, produção, saude, transporte e turismo/lazer.

As cooperativas de trabalho são constituídas por pessoas ligadas a uma determinada ocupação profissional, com a finalidade de melhorar a remuneração e as condições de trabalho, de forma autônoma. Este é um segmento extremamente abrangente, pois os integrantes de qualquer profissão podem se organizar em cooperativas de trabalho.

Com a programação de hoje, em Vale do Anari, o SESCOOP-RO encerra a programação de cursos e palestras do exercício de 2008. Neste ano foram realizados mais de sessenta atividades voltadas para as cooperativas do Sistema OCB-RO, com comparecimento de cooperados, cooperantes, funcionários de cooperativas, familiares e vários grupos de pessoas interessadas em entrar na atividade cooperativa, como é o caso de Vale do Anari.

Recesso de fim de ano

O sistema OCB-SESCOOP-RO informa que entrará em recesso do dia 23 (as 12h) de dezembro a  4 de janeiro. As atividades normais da casa serão retomadas no dia 5 de janeiro.

FONTE: OCB/SESCOOP-RO
roquevha@hotmail.com

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam