Quarta-feira, 30 de março de 2016 - 19h20
As obras da praça Parque da Baixada, prevista para ser o cartão postal do município de Jaru, ultrapassaram nesta semana a marca de 90% de conclusão. A mega praça em construção pelo Governo de Rondônia deve ser concluída dentro de 60 dias, junto com as obras de asfaltamento no entorno no parque, também em execução pelo Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER).
Conforme o projeto, o parque linear é construído no polígono formado pelas ruas Padre Chiquinho, Pernambuco, Rio de Janeiro e Nilton de Araújo, bairros Setor 03 e 04. O Parque da Baixada tem a extensão de aproximadamente 600 metros, com a área de 55 mil metros quadrados de obras.
O local antes abandonado e conhecido como “brejo da baixada” era tomado pelo matagal e servia como depósito de lixo. Também tinha como destino centenas de canos de fossas. A área foi transformada pelo Governo de Rondônia através do projeto Canais da Cidadania, executado pelo DER.
TRANFORMAÇÃO
O córrego que atravessa todo parque foi canalizado e recebeu contenção em muro gabião. A área de 55 mil metros de matagal é transformada numa bela praça com pista de caminhada em todo seu entorno, com bancos, mesas, quiosques, playground e academia ao ar livre. Todo posteamento e luminárias estão montados, porém o cabeamento será instalado apenas na última etapa, para evitar ações de vândalos que costumam furtar fios da rede elétrica.
Em vistoria à obra, o diretor-geral do DER, Ezequiel Neiva, destacou o empenho da empresa para concluir os trabalhos até o mês de junho, para que o governador Confúcio Moura possa fazer a inauguração. “Apesar das chuvas, a empresa tem mantido ritmo forte de trabalho”, observou Neiva. O diretor frisou que o deputado federal Lucio Mosquini se comprometeu em destinar emenda para a inclusão de outros benefícios no Parque da Baixada, mesmo após sua inauguração.
INAUGURAÇÕES
Praças semelhantes ao Parque da Baixada foram inauguradas pelo governador Confúcio Moura nos municípios de Ariquemes (Parque Açaí); Buritis (Parque Buritis); Ji-Paraná (Igarapé Pintado), e Ouro Preto (Parque do Bosque).
Fonte
Texto: Nilson Nascimento
Secom - Governo de Rondônia
Lanche Extra proporciona nova realidade para alunos da rede municipal de ensino em Porto Velho
A estudante Elke de Souza, moradora do bairro Rio Madeira em Porto Velho, é mãe de duas crianças: Luís Henrique Vieira, 8 anos, e da Helena Vieira, 7
Prefeitura de Porto Velho lança campanha “Carinho não é Segredo” contra violência infantil
A luta por um mundo mais seguro para as crianças é o foco da campanha “Carinho não é Segredo”, promovida pela Prefeitura de Porto Velho, sob a articul
José Cauê Rabelo, 18 anos, jovem morador do bairro Esperança da Comunidade, na periferia da capital de Rondônia, está prestes a realizar o sonho de co
O 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo também abriu portas e reacendeu a esperança no coração de muitas pessoas com deficiência (PcD) que acalentav