Segunda-feira, 27 de dezembro de 2010 - 16h47
Os municípios que aderiram ao procedimento para a gestão conjunta dos serviços públicos de disposição final dos resíduos sólidos urbanos aguardam com aflição a licença ambiental para o inicio das obras dos aterros sanitários.. O órgão responsável pela liberação das licenças é a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (SEDAM).
O presidente do Consorcio Intermunicipal da Região Centro Leste do Estado (CIMCERO), Prefeito do Vale do Paraíso, Charles Pinheiro (PDT), alertou para o fato dos 31 municípios que aderiram ao consorcio, que o prazo para o cumprimento da Lei 11445/07, que determina a destinação correta dos resíduos sólidos encerra em 31 de dezembro deste ano.
Charles explica que o atraso na liberação das licenças prejudica ainda mais a situação dos municípios rondonienses, tendo em vista que diversos deles possuem Termo de Ajuste de Conduta – TAC para regularização dos referidos serviços.
Diversos munícios brasileiros tiveram suas contas bloqueadas e ações de improbidade administrativa impetrada na justiça a pedido do Ministério Público Estadual (MP). “A grande preocupação dos prefeitos que não cumprirem com o prazo, além das punições pelo descumprimento das normas legais de proteção ao meio ambiente e a saúde pública, é ser penalizado com a Lei da Ficha Limpa, além de correr o risco com a perda do mandato”, alerta Charles.
Segundo o prefeito, estudos de viabilidade foram realizados e a alternativa encontrada para atender a Lei 12.305/10 (lei do lixo), foi à implantação de aterro sanitário em quatro municípios pólos: Vilhena, Cacoal, Ouro Preto do Oeste e Novo Horizonte, responsáveis pelo recebimento e destinação do lixo urbano dos 31 municípios que englobam o consorcio.
Ainda segundo Charles, esta situação será exposta ao futuro governador do Estado, Confúcio Moura (PMDB) e o Secretario da SEDAM, uma vez que, há mais de 60 dias a empresa Nova Era responsável pela instalação dos aterros sanitários, busca junto ao órgão a liberação da licença. “Com a posse de Confúcio, acreditamos em um governo mais municipalista e comprometido com soluções verdadeiras, que atendam os municípios que buscam por melhorias para a população”.
Fonte: Jeferson Barbosa
DRT/242 RO
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Confira as atrações que estarão no Parque da Cidade a partir de sábado (22)
Uma época de sonhos, magia, amor e gratidão: assim podemos definir o período de final de ano em Porto Velho, que contará com um cenário inédito mont

Nova travessia na Caúla corrige problema antigo e facilita ligação da zona Norte para a zona Sul
Uma nova travessia que está sendo construída na Av. José Vieira Caúla, entre as avenidas Prefeito Chiquilito Erse e Guaporé, zona Leste da capital de

Ponte sobre o Rio Machado em Ji-Paraná não oferece risco estrutural, confirma Nova 364
A Nova 364 confirmou, por meio de sua área de Engenharia, que a ponte sobre o Rio Machado, em Ji-Paraná, encontra-se estruturalmente segura e sem qu

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) vem atuando de forma firme e contínua na fiscalização dos serviços de coleta de lixo executados p
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)