Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Consorcio aguarda liberação licenças para aterros sanitários


 

Os municípios que aderiram ao procedimento para a gestão conjunta dos serviços públicos de disposição final dos resíduos sólidos urbanos aguardam com aflição a licença ambiental para o inicio das obras dos aterros sanitários.. O órgão responsável pela liberação das licenças é a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (SEDAM).

O presidente do Consorcio Intermunicipal da Região Centro Leste do Estado (CIMCERO), Prefeito do Vale do Paraíso, Charles Pinheiro (PDT), alertou para o fato dos 31 municípios que aderiram ao consorcio, que o prazo para o cumprimento da Lei 11445/07, que determina a destinação correta dos resíduos sólidos encerra em 31 de dezembro deste ano.

Charles explica que o atraso na liberação das licenças prejudica ainda mais a situação dos municípios rondonienses, tendo em vista que diversos deles possuem Termo de Ajuste de Conduta – TAC para regularização dos referidos serviços.

Diversos munícios brasileiros tiveram suas contas bloqueadas e ações de improbidade administrativa impetrada na justiça a pedido do Ministério Público Estadual (MP). “A grande preocupação dos prefeitos que não cumprirem com o prazo, além das punições pelo descumprimento das normas legais de proteção ao meio ambiente e a saúde pública, é ser penalizado com a Lei da Ficha Limpa, além de correr o risco com a perda do mandato”, alerta Charles.

Segundo o prefeito, estudos de viabilidade foram realizados e a alternativa encontrada para atender a Lei 12.305/10 (lei do lixo), foi à implantação de aterro sanitário em quatro municípios pólos: Vilhena, Cacoal, Ouro Preto do Oeste e Novo Horizonte, responsáveis pelo recebimento e destinação do lixo urbano dos 31 municípios que englobam o consorcio.

Ainda segundo Charles, esta situação será exposta ao futuro governador do Estado, Confúcio Moura (PMDB) e o Secretario da SEDAM, uma vez que, há mais de 60 dias a empresa Nova Era responsável pela instalação dos aterros sanitários, busca junto ao órgão a liberação da licença. “Com a posse de Confúcio, acreditamos em um governo mais municipalista e comprometido com soluções verdadeiras, que atendam os municípios que buscam por melhorias para a população”.

Fonte: Jeferson Barbosa
DRT/242 RO

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fiação aérea de energia e telefonia está com os dias contados em Porto Velho

Fiação aérea de energia e telefonia está com os dias contados em Porto Velho

Seguindo um propósito de modernização, respeito à paisagem urbana, segurança e qualidade de vida, a Prefeitura de Porto Velho já deu início aos estudo

Prefeitura apresenta programação especial para comemorar os 111 anos de instalação de Porto Velho

Prefeitura apresenta programação especial para comemorar os 111 anos de instalação de Porto Velho

Uma programação toda especial foi elaborada pela Prefeitura de Porto Velho para celebrar em grande estilo os 111 anos de instalação do município, no p

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque

Os frequentadores do Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com José Vieira Caúla, zona Leste d

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano

Lançado em março de 2025 pelo prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), o Contrata Jipa, programa municipal para facilitar a contratação de Micr

Gente de Opinião Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)