Segunda-feira, 9 de março de 2009 - 15h38
A origem e o funcionamento do Tribunal de Contas, são os temas do conselheiro Edílson de Sousa Silva e do auditor Davi Dantas da Silva nas palestras feitas para universitários em Ji-Paraná (na Ulbra), em Cacoal (na Unesc e na Facimed) e que vai acontecer na noite desta segunda-feira em Ariquemes, na Faculdade FAAR.
As palestras, realizadas a convite das instituições de ensino, acontecem para um público médio de 200 pessoas por apresentação, incluindo estudantes, professores e profissionais de várias áreas.
Em todas elas, os dois palestrantes procuram motivar o exercício da cidadania. “Esse é um recado importante porque desperta em todos nós a necessidade de uma reflexão sobre a participação como membros da sociedade”, disse o contador José Aparecido, no auditório da Ulbra.
“O Tribunal de Contas, e nenhum órgão público que tenha a responsabilidade de atuar como aplicador da Lei pode atuar bem se não tiver o apoio da sociedade, através do cidadão, porque ele é o alvo de qualquer ação administrativa e é quem está mais perto e sente mais os reflexos do trabalho do gestor”, disse o auditor Davi Dantas.
O conselheiro Edílson de Sousa Silva lembrou aos participantes de cada palestra a importância da parceria do cidadão. “Nós também somos responsáveis e devemos fazer nossa parte. Muitas vezes o administrador precisa apenas de uma sugestão para corrigir rumos e superar enganos”.
Ele lembrou que, para estimular a parceria com o cidadão, o Tribunal de Contas instituiu a Ouvidoria. “Qualquer cidadão pode contribuir com a administração pública, e o caminho pode ser a informação ao Tribunal”.
A Ouvidoria do Tribunal de Contas pode ser acessada através do site www.tce.ro.gov.br, ou pelo telefone 3211-9058
Fonte: Lúcio Albuquerque
Quinta-feira, 15 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Prefeitura inicia reforma geral do Parque Circuito, símbolo histórico de Porto Velho
Na manhã desta quarta-feira (14), foi assinada a ordem de serviço que autoriza o início das obras de revitalização do Parque Circuito Dr. José Adelino

Sebrae em Rondônia apoia Itapuã do Oeste na melhoria do ambiente de negócios
O Sebrae em Rondônia iniciou, em 2026, o Diagnóstico do Índice de Ambiente de Negócios (IAN) nos municípios do estado, por meio do Projeto Cidade Em

A coleta e o descarte adequado do lixo urbano em Porto Velho seguem garantidos pela Taxa de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD), sem qualquer aumen

Natal Porto Velho Luz chega ao fim com recorde de público e aprovação da comunidade
Sucesso de público, bom gosto e aprovação da comunidade. Assim podem ser resumidos os 50 dias em que o Natal Porto Velho Luz, no Parque da Cidade, est
Quinta-feira, 15 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)