Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Conselheiros explicam o TCE para universitários


 

A origem e o funcionamento do Tribunal de Contas, são os temas do conselheiro Edílson de Sousa Silva e do auditor Davi Dantas da Silva nas palestras feitas para universitários em Ji-Paraná (na Ulbra), em Cacoal (na Unesc e na Facimed) e que vai acontecer na noite desta segunda-feira em Ariquemes, na Faculdade FAAR.

As palestras, realizadas a convite das instituições de ensino, acontecem para um público médio de 200 pessoas por apresentação, incluindo estudantes, professores e profissionais de várias áreas.

Em todas elas, os dois palestrantes procuram motivar o exercício da cidadania. “Esse é um recado importante porque desperta em todos nós a necessidade de uma reflexão sobre a participação como membros da sociedade”, disse o contador José Aparecido, no auditório da Ulbra.

“O Tribunal de Contas, e nenhum órgão público que tenha a responsabilidade de atuar como aplicador da Lei pode atuar bem se não tiver o apoio da sociedade, através do cidadão, porque ele é o alvo de qualquer ação administrativa e é quem está mais perto e sente mais os reflexos do trabalho do gestor”, disse o auditor Davi Dantas.

O conselheiro Edílson de Sousa Silva lembrou aos participantes de cada palestra a importância da parceria do cidadão. “Nós também somos responsáveis e devemos fazer nossa parte. Muitas vezes o administrador precisa apenas de uma sugestão para corrigir rumos e superar enganos”.

Ele lembrou que, para estimular a parceria com o cidadão, o Tribunal de Contas instituiu a Ouvidoria. “Qualquer cidadão pode  contribuir com a administração pública, e o caminho pode ser a informação ao Tribunal”.

A Ouvidoria do Tribunal de Contas pode ser acessada através do site www.tce.ro.gov.br, ou pelo telefone 3211-9058

Fonte: Lúcio Albuquerque

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Ji-Paraná define logística para primeiro mutirão de combate à dengue no dia 21

Prefeitura de Ji-Paraná define logística para primeiro mutirão de combate à dengue no dia 21

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou reunião de alinhamento com as secretarias envolvidas para or

Nota de Esclarecimento sobre o falecimento de um adolescente

Nota de Esclarecimento sobre o falecimento de um adolescente

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), informa o falecimento de uma adolescente ocor

Prefeito Léo Moraes marca presença e 1º Carnaparedão reúne 5 mil pessoas com segurança e organização

Prefeito Léo Moraes marca presença e 1º Carnaparedão reúne 5 mil pessoas com segurança e organização

Com planejamento e responsabilidade, o prefeito Léo Moraes realizou o Carnaparedão na avenida Lauro Sodré, em frente ao Parque Circuito. O evento re

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Na noite da última quinta-feira (12), a rede elétrica da BR-364, no trecho sentido Unir, foi alvo de criminosos. O furto de um transformador, de onde

Gente de Opinião Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)