Porto Velho (RO) domingo, 20 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Conseleite tem adesão maciça de produtores


 
Cerca de 400 produtores de leite representantes dos sindicatos e cooperativas dos municípios de Ji-Paraná, Presidente Médici, Alvorada, Urupá, São Francisco, São Miguel e Seringueiras participaram hoje (6) da quarta etapa do seminário sobre a implantação do Conselho Estadual do Leite (Conseleite Rondônia), no auditório do Centro de Treinamento da Emater (Centrer), na BR-364, próximo ao município de Ouro Preto.

O seminário está sendo realizado em várias regiões do Estado com a presença maciça dos produtores. O evento já passou pela região de Cerejeiras, Cacoal e Rolim de Moura onde mais de 800 participantes acompanharam os esclarecimentos da Câmara Setorial do Leite e aprovaram a implantação do conselho.

O Conseleite visa regular a cadeia produtiva do leite e instituir um preço base para o produto. Segundo a representante da Câmara Setorial, Gilvania Carvalho, o conselho será constituído pelas organizações que atuam no setor como a Fetagro, Faperon, Câmara Setorial, Seagri, Emater, Sindleite e Universidade Federal do Paraná e a diretoria será formada dentro de uma paridade, onde 50 % dos membros representará as industrias e 50% os produtores de leite. “A analise, coleta de dados e divulgação do preço do leite mensal será de responsabilidade da Universidade Federal do Paraná”, esclareceu.

Para o deputado estadual Jesualdo Pires (PSB de Ji-Paraná), presidente da CPI do Leite, o Conseleite é uma das principais soluções apresentadas pela CPI para acabar com os conflitos entre produtores e industrias. “A criação deste Conselho é o primeiro passo para fortalecer o setor produtivo e minimizar as perdas tanto para o produtor como para as industrias. O conselho terá informações confiáveis sobre o mercado e principalmente sobre os custos do produto e partir daí, teremos um preço referencial para ser praticado pelas empresas e fornecedores”, ressaltou.

As próximas reuniões sobre o Conseleite acontecerão nos próximos dias 18, 19 e 20 nos municípios de Ouro Preto, Jaru e Ariquemes conforme tabela a baixo. Também está prevista para o próximo dia 12 em Ji-Paraná uma reunião com os representantes das industrias. O local e horário ainda não foram confirmados.

 
Próximas Reuniões:
 
MUNICIPIOS
NUMEROS DE PARTICIPANTES       LOCAL : Ouro Preto - CENTRER                           DATA:18/03
OURO PRETO
100
NOVA UNIAO
50
MIRANTE DA SERRA
30
VALE DO PARAÍSO
30
TEIXEIRÓPOLIS
20
RONDOMINAS
50
 
MUNICIPIOS
NUMEROS DE PARTICIPANTES
      LOCAL :    COASA - JARU                                DATA:19/03
JARU
100
MACHADINHO
40
VALE DO ANARY
30
THEOBROMA
50
GOVERNADOR JORGE TEIXEIRA
50
 
MUNICIPIOS
NUMEROS DE PARTICIPANTES       LOCAL :    COASA - ARIQUEMES                 DATA: 20/03
ARIQUEMES
60
CUJUBIM
10
ALTO PARAÍSO
10
MONTE NEGRO
20
BURITIS
150
CAMPO NOVO
10
CACAULANDIA
10
CANDEIAS
10
 
MUNICIPIOS
NUMEROS DE PARTICIPANTES
     LOCAL :    CEJA Nova Mamoré                   
 DATA: 21/03
NOVA MAMORÉ
100
UNIAO BANDEIRANTES
40
PONTO DO APUNÃ
45
NOVA CALIFORNIA
45
 
 
 
 
 
Fonte: Ascom

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce