Porto Velho (RO) quarta-feira, 26 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Municípios

Confúcio vai tornar Rondônia o maior produtor de peixe


Confúcio vai tornar Rondônia o maior produtor de peixe - Gente de OpiniãoO governador destacou a atenção que a presidente Dilma Roussef tem dado ao Estado e afirmou que a agricultura familiar de Rondônia é a mais pujante do Brasil, de acordo com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel.

O ministro da Pesca lembrou que foi colega do governador na Câmara Federal e que naquela época o então deputado já se preocupava com os conflitos agrários e com a agricultura.

Rondônia produz atualmente 15 toneladas de peixe em criação e somente cinco toneladas na pesca extrativista. Oito mil piscicultores rondonienses estão cadastrados no Ministério da Pesca e Aquicultura, embora a cadeia produtiva do peixe ocupe diretamente 25 mil pessoas. Luiz Sérgio anunciou que regulamentou por meio de portaria a criação do pirarucu em cativeiro e que o BNDES esta abrindo linhas de crédito especificas para a piscicultura. Produtores rondonienses já se preparam para exportar para Japão e Alemanha.

O secretário Edson Vicente, do Desenvolvimento Econômico e Social, disse que o governo estadual atuará em sintonia com o governo federal na luta pela erradicação da pobreza extrema e citou quatro ações fundamentais: a distribuição de calcário a baixo custo, o programa de micro crédito aos pequenos produtores, através do Banco do Povo, regularização fundiária urbana e o incentivo a piscicultura.

O senador Acir Gurgacz, presidente da Comissão de Agricultura do Senado, falou sobre a recente aprovação do Código Florestal, que segundo ele, atende tanto o setor produtivo quanto os ambientalistas. "Precisamos produzir mais alimento sem desmatamento", defendeu.

Durante a solenidade, realizada na sede da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes, foram apresentados dois vídeos: um sobre a Semana da Pesca e outro sobre o projeto Água Produtiva e os incentivos do governo a piscicultura.

Participaram da cerimônia ainda o senador Valdir Raupp, a deputada Marinha Raupp, Natan Donadon, os deputados estaduais Lourival Amorim e Adelino Follador, o prefeito Marcio Raposo, o presidente da Câmara de Vereadores, os secretários estaduais Anselmo de Jesus, da Agricultura e Abelardo Neto, de Obras Públicas; o presidente da Cooperativa de Peixe da região de Ariquemes (Coopermar), Marcio Martins e o engenheiro de pesca, Jenner Menezes.

Cacoal

De Ariquemes o ministro seguiu para Cacoal, onde assinou Termos de Permissão de Uso de Escavadeiras Hidráulicas para Apoio ao Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura e também fez a entrega de escavadeiras aos municípios de Cacoal e Rolim de Moura, adquiridas por meio de emenda parlamentar do ano de 2010, da deputada federal Marinha Raupp.

Fonte: Decom

 

Mais Sobre Municípios

Mais de 500 pets recebem vacinação antirrábica em ação no Bairro Novo, em Porto Velho

Mais de 500 pets recebem vacinação antirrábica em ação no Bairro Novo, em Porto Velho

Buscando garantir a imunização de cães e gatos contra a raiva, o município promove, até essa semana, a vacinação antirrábica em animais de estimação d

Bonificação começa a ser paga para servidores efetivos de Vilhena, mais de R$ 2,5 milhões serão depositados ainda hoje

Bonificação começa a ser paga para servidores efetivos de Vilhena, mais de R$ 2,5 milhões serão depositados ainda hoje

A Prefeitura de Vilhena iniciou na manhã desta sexta-feira, 21, o pagamento da bonificação extraordinária no valor do salário base de cada categoria

Nove unidades de saúde de Porto Velho vão ter atendimento exclusivo para covid-19

Nove unidades de saúde de Porto Velho vão ter atendimento exclusivo para covid-19

Buscando atender a alta demanda por testes e atendimentos para covid-19, o município vai destinar, a partir da próxima segunda-feira (24), nove unidad