Terça-feira, 3 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Confúcio vai tornar Rondônia o maior produtor de peixe


Confúcio vai tornar Rondônia o maior produtor de peixe - Gente de OpiniãoO governador destacou a atenção que a presidente Dilma Roussef tem dado ao Estado e afirmou que a agricultura familiar de Rondônia é a mais pujante do Brasil, de acordo com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel.

O ministro da Pesca lembrou que foi colega do governador na Câmara Federal e que naquela época o então deputado já se preocupava com os conflitos agrários e com a agricultura.

Rondônia produz atualmente 15 toneladas de peixe em criação e somente cinco toneladas na pesca extrativista. Oito mil piscicultores rondonienses estão cadastrados no Ministério da Pesca e Aquicultura, embora a cadeia produtiva do peixe ocupe diretamente 25 mil pessoas. Luiz Sérgio anunciou que regulamentou por meio de portaria a criação do pirarucu em cativeiro e que o BNDES esta abrindo linhas de crédito especificas para a piscicultura. Produtores rondonienses já se preparam para exportar para Japão e Alemanha.

O secretário Edson Vicente, do Desenvolvimento Econômico e Social, disse que o governo estadual atuará em sintonia com o governo federal na luta pela erradicação da pobreza extrema e citou quatro ações fundamentais: a distribuição de calcário a baixo custo, o programa de micro crédito aos pequenos produtores, através do Banco do Povo, regularização fundiária urbana e o incentivo a piscicultura.

O senador Acir Gurgacz, presidente da Comissão de Agricultura do Senado, falou sobre a recente aprovação do Código Florestal, que segundo ele, atende tanto o setor produtivo quanto os ambientalistas. "Precisamos produzir mais alimento sem desmatamento", defendeu.

Durante a solenidade, realizada na sede da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes, foram apresentados dois vídeos: um sobre a Semana da Pesca e outro sobre o projeto Água Produtiva e os incentivos do governo a piscicultura.

Participaram da cerimônia ainda o senador Valdir Raupp, a deputada Marinha Raupp, Natan Donadon, os deputados estaduais Lourival Amorim e Adelino Follador, o prefeito Marcio Raposo, o presidente da Câmara de Vereadores, os secretários estaduais Anselmo de Jesus, da Agricultura e Abelardo Neto, de Obras Públicas; o presidente da Cooperativa de Peixe da região de Ariquemes (Coopermar), Marcio Martins e o engenheiro de pesca, Jenner Menezes.

Cacoal

De Ariquemes o ministro seguiu para Cacoal, onde assinou Termos de Permissão de Uso de Escavadeiras Hidráulicas para Apoio ao Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura e também fez a entrega de escavadeiras aos municípios de Cacoal e Rolim de Moura, adquiridas por meio de emenda parlamentar do ano de 2010, da deputada federal Marinha Raupp.

Fonte: Decom

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 3 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lei pode garantir spray de pimenta para mulheres em Porto Velho

Lei pode garantir spray de pimenta para mulheres em Porto Velho

O Poder Executivo de Porto Velho encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei nº 12/02/26, que institui a Política Municipal de Proteção à Mulhe

Prefeitura volta a isolar área no Cai N’Água após risco de desmoronamento

Prefeitura volta a isolar área no Cai N’Água após risco de desmoronamento

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Defesa Civil Municipal, acompanha de forma contínua a situação do canal localizado na região do Cai N’Água, q

Acesso alternativo é feito na estrada de Santo Antônio pela Prefeitura de Porto Velho

Acesso alternativo é feito na estrada de Santo Antônio pela Prefeitura de Porto Velho

A forte chuva registrada nesta quinta-feira (26) causou o transbordamento do igarapé Bate-Estaca e abriu uma cratera na Estrada de Santo Antônio, em P

Inscrições abertas para a 12ª Edição da Feira Mulher do Norte em Porto Velho

Inscrições abertas para a 12ª Edição da Feira Mulher do Norte em Porto Velho

A Prefeitura informa que estão abertas as inscrições para a 12ª Edição da Feira Mulher do Norte. Promovido pela Coordenadoria Municipal de Políticas P

Gente de Opinião Terça-feira, 3 de março de 2026 | Porto Velho (RO)