Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Confúcio vai tornar Rondônia o maior produtor de peixe


Confúcio vai tornar Rondônia o maior produtor de peixe - Gente de OpiniãoO governador destacou a atenção que a presidente Dilma Roussef tem dado ao Estado e afirmou que a agricultura familiar de Rondônia é a mais pujante do Brasil, de acordo com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel.

O ministro da Pesca lembrou que foi colega do governador na Câmara Federal e que naquela época o então deputado já se preocupava com os conflitos agrários e com a agricultura.

Rondônia produz atualmente 15 toneladas de peixe em criação e somente cinco toneladas na pesca extrativista. Oito mil piscicultores rondonienses estão cadastrados no Ministério da Pesca e Aquicultura, embora a cadeia produtiva do peixe ocupe diretamente 25 mil pessoas. Luiz Sérgio anunciou que regulamentou por meio de portaria a criação do pirarucu em cativeiro e que o BNDES esta abrindo linhas de crédito especificas para a piscicultura. Produtores rondonienses já se preparam para exportar para Japão e Alemanha.

O secretário Edson Vicente, do Desenvolvimento Econômico e Social, disse que o governo estadual atuará em sintonia com o governo federal na luta pela erradicação da pobreza extrema e citou quatro ações fundamentais: a distribuição de calcário a baixo custo, o programa de micro crédito aos pequenos produtores, através do Banco do Povo, regularização fundiária urbana e o incentivo a piscicultura.

O senador Acir Gurgacz, presidente da Comissão de Agricultura do Senado, falou sobre a recente aprovação do Código Florestal, que segundo ele, atende tanto o setor produtivo quanto os ambientalistas. "Precisamos produzir mais alimento sem desmatamento", defendeu.

Durante a solenidade, realizada na sede da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes, foram apresentados dois vídeos: um sobre a Semana da Pesca e outro sobre o projeto Água Produtiva e os incentivos do governo a piscicultura.

Participaram da cerimônia ainda o senador Valdir Raupp, a deputada Marinha Raupp, Natan Donadon, os deputados estaduais Lourival Amorim e Adelino Follador, o prefeito Marcio Raposo, o presidente da Câmara de Vereadores, os secretários estaduais Anselmo de Jesus, da Agricultura e Abelardo Neto, de Obras Públicas; o presidente da Cooperativa de Peixe da região de Ariquemes (Coopermar), Marcio Martins e o engenheiro de pesca, Jenner Menezes.

Cacoal

De Ariquemes o ministro seguiu para Cacoal, onde assinou Termos de Permissão de Uso de Escavadeiras Hidráulicas para Apoio ao Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura e também fez a entrega de escavadeiras aos municípios de Cacoal e Rolim de Moura, adquiridas por meio de emenda parlamentar do ano de 2010, da deputada federal Marinha Raupp.

Fonte: Decom

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Viradão do Béra em Porto Vellho reúne multidão e redefine organização de eventos públicos em Porto Velho

Viradão do Béra em Porto Vellho reúne multidão e redefine organização de eventos públicos em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho realizou no centro da capital o Viradão do Béra, em frente ao Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, para receber o

Transporte coletivo gratuito em Porto Velho será oferecido a partir das 18h do último dia de dezembro

Transporte coletivo gratuito em Porto Velho será oferecido a partir das 18h do último dia de dezembro

A Prefeitura de Porto Velho disponibilizará no dia 31 de dezembro, a partir das 18h, linhas de ônibus sem a cobrança de passagem, com rotas normais. P

Porto Velho reforça fiscalização sobre uso de fogos de artifício e orienta população nas festas de fim de ano

Porto Velho reforça fiscalização sobre uso de fogos de artifício e orienta população nas festas de fim de ano

Com a chegada das festas de fim de ano, a Prefeitura de Porto Velho reforça a orientação sobre o uso responsável de fogos de artifício. Nesse período,

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

A virada para 2026 em Porto Velho será marcada por um evento de grande porte. O Viradão do Béra promete transformar o réveillon em um marco cultural,

Gente de Opinião Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)