Porto Velho (RO) sábado, 19 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Confúcio participa Simpósio Amazônia e Desenvolvimento


Preocupado com o desenvolvimento social, econômico e cultural de Rondônia e, em especial de Ariquemes, o prefeito Confúcio Moura foi voz ativa no I Simpósio "Amazônia e Desenvolvimento Nacional" realizado pela bancada federal, no último sábado (27), em Porto Velho. 

O evento teve como objetivo resgatar o PAS - Plano Amazônia Sustentável - e de levar para o parlamento o debate em torno da Amazônia, buscando abrir caminhos que permitam estabelecer prioridades e metas aos projetos e ações necessárias para o desenvolvimento da Região Norte.

Entre os temas abordados, a construção do gasoduto, hidrelétricas do Rio Madeira, rodovias e BRs, hidrovias e portos, aeroportos, agricultura, pecuária, biodiesel, política industrial, mineração, política de segurança, qualificação profissional, educação no campo, habitação, saneamento básico e políticas de saúde.

Ao falar sobre saúde, o prefeito Confúcio Moura fez duras críticas à distribuição dos recursos federais pelo Brasil. Costa Marques, município de fronteira, recebe apenas R$ 16 mil por mês para trabalhar, enquanto que só a folha de pagamento ultrapassa os R$ 23 mil. "A grande diferença nos repasses está quando comparamos o Norte com as regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste. Em São Paulo, existe um hospital a cada 30 quilômetros", protesta.

Ainda referindo-se à precariedade da saúde em Rondônia, o prefeito explanou sobre a atual política de saúde. "Precisamos descentralizar os atendimentos da capital com a implantação de pólos regionais, proporcionando a nossa gente uma política de saúde efetiva, com o Governo Estadual dando suporte aos municípios". Conclui.

Com a identificação das principais deficiências de Rondônia, a próxima etapa será a exposição dos trabalhos relacionados, com os nove Estados que integram a Amazônia brasileira, para que juntos elaborem um plano de ação em prol das principais necessidades do povo desta região.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce