Segunda-feira, 29 de outubro de 2007 - 10h35
Preocupado com o desenvolvimento social, econômico e cultural de Rondônia e, em especial de Ariquemes, o prefeito Confúcio Moura foi voz ativa no I Simpósio "Amazônia e Desenvolvimento Nacional" realizado pela bancada federal, no último sábado (27), em Porto Velho.
O evento teve como objetivo resgatar o PAS - Plano Amazônia Sustentável - e de levar para o parlamento o debate em torno da Amazônia, buscando abrir caminhos que permitam estabelecer prioridades e metas aos projetos e ações necessárias para o desenvolvimento da Região Norte.
Entre os temas abordados, a construção do gasoduto, hidrelétricas do Rio Madeira, rodovias e BRs, hidrovias e portos, aeroportos, agricultura, pecuária, biodiesel, política industrial, mineração, política de segurança, qualificação profissional, educação no campo, habitação, saneamento básico e políticas de saúde.
Ao falar sobre saúde, o prefeito Confúcio Moura fez duras críticas à distribuição dos recursos federais pelo Brasil. Costa Marques, município de fronteira, recebe apenas R$ 16 mil por mês para trabalhar, enquanto que só a folha de pagamento ultrapassa os R$ 23 mil. "A grande diferença nos repasses está quando comparamos o Norte com as regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste. Em São Paulo, existe um hospital a cada 30 quilômetros", protesta.
Ainda referindo-se à precariedade da saúde em Rondônia, o prefeito explanou sobre a atual política de saúde. "Precisamos descentralizar os atendimentos da capital com a implantação de pólos regionais, proporcionando a nossa gente uma política de saúde efetiva, com o Governo Estadual dando suporte aos municípios". Conclui.
Com a identificação das principais deficiências de Rondônia, a próxima etapa será a exposição dos trabalhos relacionados, com os nove Estados que integram a Amazônia brasileira, para que juntos elaborem um plano de ação em prol das principais necessidades do povo desta região.
Fonte: Ascom
Prefeitura de Porto Velho entrega escritura para famílias contempladas pela regularização fundiária
O sonho de ser o proprietário de fato e de direito das suas moradias se tornará realidade para diversas famílias que residem no bairro Socialista I,
Prefeitura de Porto Velho anula concessão do Terminal Rodoviário e cumpre decisão do TCE/RO
A Prefeitura de Porto Velho, está cumprindo a decisão proferida pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE/RO) que declarou ilegal a possibi
Prefeitura emite gratuitamente nova Carteira Nacional de Identidade
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que substitui gradualmente o antigo Registro Geral (RG), já está sendo emitida gratuitamente em Porto
Porto Velho abre oficialmente a Semana da Pátria 2025 no Prédio do Relógio
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na tarde desta segunda-feira (1), em frente ao Prédio do R