Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Confúcio participa Simpósio Amazônia e Desenvolvimento


Preocupado com o desenvolvimento social, econômico e cultural de Rondônia e, em especial de Ariquemes, o prefeito Confúcio Moura foi voz ativa no I Simpósio "Amazônia e Desenvolvimento Nacional" realizado pela bancada federal, no último sábado (27), em Porto Velho. 

O evento teve como objetivo resgatar o PAS - Plano Amazônia Sustentável - e de levar para o parlamento o debate em torno da Amazônia, buscando abrir caminhos que permitam estabelecer prioridades e metas aos projetos e ações necessárias para o desenvolvimento da Região Norte.

Entre os temas abordados, a construção do gasoduto, hidrelétricas do Rio Madeira, rodovias e BRs, hidrovias e portos, aeroportos, agricultura, pecuária, biodiesel, política industrial, mineração, política de segurança, qualificação profissional, educação no campo, habitação, saneamento básico e políticas de saúde.

Ao falar sobre saúde, o prefeito Confúcio Moura fez duras críticas à distribuição dos recursos federais pelo Brasil. Costa Marques, município de fronteira, recebe apenas R$ 16 mil por mês para trabalhar, enquanto que só a folha de pagamento ultrapassa os R$ 23 mil. "A grande diferença nos repasses está quando comparamos o Norte com as regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste. Em São Paulo, existe um hospital a cada 30 quilômetros", protesta.

Ainda referindo-se à precariedade da saúde em Rondônia, o prefeito explanou sobre a atual política de saúde. "Precisamos descentralizar os atendimentos da capital com a implantação de pólos regionais, proporcionando a nossa gente uma política de saúde efetiva, com o Governo Estadual dando suporte aos municípios". Conclui.

Com a identificação das principais deficiências de Rondônia, a próxima etapa será a exposição dos trabalhos relacionados, com os nove Estados que integram a Amazônia brasileira, para que juntos elaborem um plano de ação em prol das principais necessidades do povo desta região.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ponte sobre o Rio Machado em Ji-Paraná não oferece risco estrutural, confirma Nova 364

Ponte sobre o Rio Machado em Ji-Paraná não oferece risco estrutural, confirma Nova 364

A Nova 364 confirmou, por meio de sua área de Engenharia, que a ponte sobre o Rio Machado, em Ji-Paraná, encontra-se estruturalmente segura e sem qu

Após mais de 400 denúncias apuradas, Prefeitura abre processo administrativo contra o Consórcio ECOPVH

Após mais de 400 denúncias apuradas, Prefeitura abre processo administrativo contra o Consórcio ECOPVH

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) vem atuando de forma firme e contínua na fiscalização dos serviços de coleta de lixo executados p

Com menor custo, Natal 2025 será o mais grandioso já realizado em Porto Velho

Com menor custo, Natal 2025 será o mais grandioso já realizado em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho vai realizar o Natal 2025 com menor investimento, ampliando a decoração natalina para todos os distritos e reforçando o

MC Donald's vendeu, não entregou e não queria devolver o dinheiro, no PVH Shopping; jornalista teve que chamar a PM.

MC Donald's vendeu, não entregou e não queria devolver o dinheiro, no PVH Shopping; jornalista teve que chamar a PM.

Quem aí gosta de fastfood com os famosos sanduiches da rede mundial de restaurantes "MC Donald's"? Muita gente gosta dessa e de outras marcas como B

Gente de Opinião Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)