Porto Velho (RO) terça-feira, 18 de maio de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Confúcio participa Simpósio Amazônia e Desenvolvimento


Preocupado com o desenvolvimento social, econômico e cultural de Rondônia e, em especial de Ariquemes, o prefeito Confúcio Moura foi voz ativa no I Simpósio "Amazônia e Desenvolvimento Nacional" realizado pela bancada federal, no último sábado (27), em Porto Velho. 

O evento teve como objetivo resgatar o PAS - Plano Amazônia Sustentável - e de levar para o parlamento o debate em torno da Amazônia, buscando abrir caminhos que permitam estabelecer prioridades e metas aos projetos e ações necessárias para o desenvolvimento da Região Norte.

Entre os temas abordados, a construção do gasoduto, hidrelétricas do Rio Madeira, rodovias e BRs, hidrovias e portos, aeroportos, agricultura, pecuária, biodiesel, política industrial, mineração, política de segurança, qualificação profissional, educação no campo, habitação, saneamento básico e políticas de saúde.

Ao falar sobre saúde, o prefeito Confúcio Moura fez duras críticas à distribuição dos recursos federais pelo Brasil. Costa Marques, município de fronteira, recebe apenas R$ 16 mil por mês para trabalhar, enquanto que só a folha de pagamento ultrapassa os R$ 23 mil. "A grande diferença nos repasses está quando comparamos o Norte com as regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste. Em São Paulo, existe um hospital a cada 30 quilômetros", protesta.

Ainda referindo-se à precariedade da saúde em Rondônia, o prefeito explanou sobre a atual política de saúde. "Precisamos descentralizar os atendimentos da capital com a implantação de pólos regionais, proporcionando a nossa gente uma política de saúde efetiva, com o Governo Estadual dando suporte aos municípios". Conclui.

Com a identificação das principais deficiências de Rondônia, a próxima etapa será a exposição dos trabalhos relacionados, com os nove Estados que integram a Amazônia brasileira, para que juntos elaborem um plano de ação em prol das principais necessidades do povo desta região.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Municípios

Obras do aeroporto de Vilhena são finalizadas e voos serão restabelecidos em junho, Semtic acompanhou toda a operação

Obras do aeroporto de Vilhena são finalizadas e voos serão restabelecidos em junho, Semtic acompanhou toda a operação

A Prefeitura de Vilhena tem acompanhado a resolução das obras do aeroporto Brigadeiro Camarão, para o restabelecimento dos voos e o aumento das oper

População adere ao SASI, mas Call Center continua em operação em Porto Velho

População adere ao SASI, mas Call Center continua em operação em Porto Velho

Mesmo com o aplicativo SASI estando disponível para cadastro de vacinação contra a Covid-19, a Prefeitura de Porto Velho mantém como suporte o Call Ce

Audiências públicas para a construção do Plano Plurianual iniciam terça (18)

Audiências públicas para a construção do Plano Plurianual iniciam terça (18)

1099x743 A Prefeitura de Porto Velho realiza na terça-feira (18) e quinta-feira (20) as audiências públicas para a construção do Plano Plurianual dos