Segunda-feira, 18 de janeiro de 2010 - 19h21
Atendendo a um pedido do prefeito Marinho, de Machadinho d’Oeste, Confúcio Moura (PMDB), esteve no município no sábado (16), acompanhando de técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAIC) e do Presidente da COOPEMAR (Cooperativa dos Produtores de Peixe de Ariquemes), para ministrar uma palestra dirigida aos pequenos produtores e aos responsáveis pela área agrícola daquela localidade.
Dividida em dois blocos, a palestra abordou os temas: Piscicultura – uma alternativa inteligente para o desenvolvimento local; e Agroindústria – um resultado planejado. A abertura foi feita pelo prefeito Confúcio que falou das iniciativas da Prefeitura de Ariquemes nas duas áreas e os resultados colhidos até o momento.
O tema piscicultura foi abordado pelo presidente da COOPERMAR, Márcio Martins, que explanou claramente sobre a necessidade da organização dos produtores e sobre o sucesso que a cooperativa vem alcançando. O palestrante chamou a atenção dos agricultores para a importância da organização e do trabalho coletivo. “A COOPEMAR consegue hoje oferecer aos nossos cooperados os melhores preços no fornecimento de ração, isso porque o volume de compra é muito grande. Passamos então a ter uma boa ração e um bom preço”, salientou.
O presidente da Cooperativa enfatizou que o sucesso da atividade vem com a profissionalização, seja buscando a orientação de profissionais competentes ou participando de cursos de qualificação.
O segundo tema: Agroindústria – um resultado planejado foi conduzido pela diretora executiva da SEMAIC, Mary Braganhol, e pelo Secretário de Agricultura de Ariquemes, Adelino Follador.
Mary Braganhol mostrou em números os resultados satisfatórios da agricultura familiar em Ariquemes. Atualmente há mais de 30 agroindústrias funcionando dentro das normas exigidas para boa comercialização dos produtos.
A diretora da Semaic apresentou o sêlo Prove. Com ele o proprietário da agroindústria pode comercializar seu produto nos supermercados, garantindo ao consumidor a qualidade do produto.
Encerrando os trabalhos Confúcio Moura fez um balanço geral dos incentivos que o pequeno produtor vem recebendo da Prefeitura de Ariquemes, frisando que o município é o maior produtor de peixe em cativeiro da Amazônia.
Sobre a agricultura familiar Confúcio falou do orgulho de ter conseguido regionalizar a merenda escolar. "A maior parte dos produtos utilizados para a merenda está sendo comprada dos pequenos produtores locais. Esta iniciativa já levou a Prefeitura a receber premiação nacional de eficiência na gestão da merenda escolar", informou.
Fonte: Ascom
Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A Prefeitura de Porto Velho realizou no centro da capital o Viradão do Béra, em frente ao Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, para receber o

A Prefeitura de Porto Velho disponibilizará no dia 31 de dezembro, a partir das 18h, linhas de ônibus sem a cobrança de passagem, com rotas normais. P

Com a chegada das festas de fim de ano, a Prefeitura de Porto Velho reforça a orientação sobre o uso responsável de fogos de artifício. Nesse período,

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas
A virada para 2026 em Porto Velho será marcada por um evento de grande porte. O Viradão do Béra promete transformar o réveillon em um marco cultural,
Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)