Sábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Confúcio leva mega-operação a Guajará-Mirim



O municípío de Gujará-Mirim viveu uma manhã especial no último sábado (30), ao receber o Projeto Cooperação, uma mobilização que envolveu praticamente todas as secretarias de Estado, com ações nas áreas da saúde, da educação, agricultura, assistência social, segurança, cidadania, operação documentos, cultura, esportes, lazer, enfim, uma articulação por meio da qual mais de cem tipo de atendimentos foram oferecidos.

A expectativa em torno da mobilização foi tanta que ao desenbarcar em Guajará- Mirim, o governador Confúcio Moura já foi recebido por centenas de pessoas. De lá. seguiu para a escola Simon Bolivar, onde foi montada a base do projeto. Em seu pronunciamento e nas entrevistas concedidas, o governador Confúcio Moura disse que está "apenas iniciando um forte trabalho para retornar o orgulho que os filhos de Guajará-Mirim têm desta terra".

O governador reafirmou o compromisso com o projeto de revitalização de Guajará-Mrim e de Nova Mamoré. Além do esforço do próprio governo, ele destacou a parceria com o senador Valdir Raupp e com a deputada federal Marinha Raupp para levar o projeto adiante. O casal de parlamentares se comprometeu em viabilizar recursos para obra de saneamento ambiental e prometeram insistir na construção da ponte binacional que ligará o Brasil à Bolívia por meio das cidades de Guajará-Mirim a Guayará-Merin.

O governador Confúcio Moura agradeceu também a participação da Assembléia Legislativa, que ofereceu profissionais da área da saúde para ajudar no Projeto Cooperação.

O governador lembrou a expressiva votação que obteve no segundo turno das eleições em Guajará, onde obteve 72% dos votos, proporcionalmente a maior votação em todo o Estado. No primeiro turno, aparecia com apenas 15% das intenções de voto. Foi após uma visita, quando assumiu compromissos com a população que houve a virada eleitoral.

Segundo o governador, "em breve as ruas e praças de Guajará-Mirim estarão entre as mais belas do estado, a educação e a saúde serão modelos, a agricultura será produtiva, a madeira será aproveitada de acordo com planos de manejo bem elaborados e dentro das regras ambientais, os pescadores tradicionais serão protegidos, a criação de peixes em cativeiro será incentivada, os ribeibeirinho não serão esquecidos, os moradores de Surpresa (distrito de Guajará-Mirim, no Vale do Guaporé) terão uma surpresa e os índios serão respeitados. Para iniciar, construiremos uma nova Casa do Índio em Guajará", disse o governador muito aplaudido pela multidão que se reuniu para prestigiar o evento.

Ao final do discurso, o governador assinou um protocolo de intenções para a sinalização de trânsito na cidade, entregou equipamentos para coleta e transfusão de sangue, entregou também materiais para recuperação de praças e ainda duas viaturas para o Corpo de Bombeiros atender Guajará e Nova Mamoré. Para encerrar aprogramação na cidade, fez o lançamento do projeto Pirarucu de Rondônia.

Fonte: Decom
 

Gente de OpiniãoSábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeito de Porto Velho lidera ranking nacional em avaliação inédita de serviços públicos

Prefeito de Porto Velho lidera ranking nacional em avaliação inédita de serviços públicos

Porto Velho aparece no centro do debate nacional sobre gestão pública após os resultados preliminares da maior avaliação independente de serviços pú

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L

Gente de Opinião Sábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)