Segunda-feira, 26 de julho de 2010 - 12h11
Incentivar a regionalização da agricultura conforme a vocação e potencial das diferentes áreas do Estado, estimulando a rotatividade de culturas diversificadas com assistência técnica eficaz e crédito oportuno foi um dos compromissos reafirmados pelo candidato ao governo da coligação “Aliança por uma Rondônia Melhor para Todos” (PMDB, PDT, PCdoB, DEM e PRTB), Confúcio Moura (PMDB), ao homenagear o setor rural do Estado pelos transcursos, neste domingo (25), do “Dia do Colono” e, nesta terça-feira, (28) do “Dia do Agricultor”.
“Só quem já viveu no interior, em contato com o homem da roça, conhece de perto a rotina destes brasileiros que acordam cedo e, junto com suas famílias, produzem o alimento que está na mesa de cada um de nós”, disse Confúcio Moura em sua dupla homenagem.
De acordo com o candidato ao Palácio Presidente Vargas, em que pese o início dos anos 1970 ter marcado a sua fase mais intensa, a colonização de Rondônia é um processo que até hoje não parou. “Vão sendo criados, constantemente, novos projetos e novas propostas. E o homem que faz Rondônia permanece migrante, carregando uma espécie de chama que o impulsiona para novas frentes, sempre em busca de dias melhores”, disse.
Por isso, segundo revelou Confúcio Moura, sua administração vai “capacitar e apoiar os agricultores na produção agroecológica, plantio, condução e manutenção de sistemas agroflorestais, adubação orgânica, defensivos alternativos, banco de sementes e manejo florestal”, conforme o compromisso público do seu plano de governo.
Confúcio falou ainda sobre a importância de implementar o zoneamento social, econômico e ecológico por meio de incentivo ao produtor rural localizado na zona definida por estudos específicos, além de incentivar os modelos de produção sustentáveis e apoiar a criação de agroindústrias através de políticas de incentivos para o aproveitamento da produção local, de modo a gerar emprego e renda abundantes no campo.
Para isso, Confúcio Moura disse que vai intensificar a participação do Governo no Programa Terra Legal para ampliar a regularização fundiária no setor rural e investir na melhoria e ampliação da estrutura logística para garantir o transporte da produção aos mercados internos e externos. “Vamos também apoiar a população ribeirinha e de fronteira com capacitação, assistência e incentivo para a exploração de suas vocações e potenciais produtivos”, completou o candidato.
O “Dia do Colono” é oficialmente comemorado no 25 de julho e foi criado em 1824, data do centenário de vinda dos primeiros alemães para o Rio Grande do Sul. E o “Dia do Agricultor” é comemorado em 28 de julho desde 1960, em comemoração ao centenário da criação do “Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”.
Fonte: Ascom
Terça-feira, 27 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Fiação aérea de energia e telefonia está com os dias contados em Porto Velho
Seguindo um propósito de modernização, respeito à paisagem urbana, segurança e qualidade de vida, a Prefeitura de Porto Velho já deu início aos estudo

Prefeitura apresenta programação especial para comemorar os 111 anos de instalação de Porto Velho
Uma programação toda especial foi elaborada pela Prefeitura de Porto Velho para celebrar em grande estilo os 111 anos de instalação do município, no p

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque
Os frequentadores do Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com José Vieira Caúla, zona Leste d

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano
Lançado em março de 2025 pelo prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), o Contrata Jipa, programa municipal para facilitar a contratação de Micr
Terça-feira, 27 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)