Porto Velho (RO) quinta-feira, 21 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Confúcio homenageia colonos e agricultores



Incentivar a regionalização da agricultura conforme a vocação e potencial das diferentes áreas do Estado, estimulando a rotatividade de culturas diversificadas com assistência técnica eficaz e crédito oportuno foi um dos compromissos reafirmados pelo candidato ao governo da coligação “Aliança por uma Rondônia Melhor para Todos” (PMDB, PDT, PCdoB, DEM e PRTB), Confúcio Moura (PMDB), ao homenagear o setor rural do Estado pelos transcursos, neste domingo (25), do “Dia do Colono” e, nesta terça-feira, (28) do “Dia do Agricultor”.

“Só quem já viveu no interior, em contato com o homem da roça, conhece de perto a rotina destes brasileiros que acordam cedo e, junto com suas famílias, produzem o alimento que está na mesa de cada um de nós”, disse Confúcio Moura em sua dupla homenagem.

De acordo com o candidato ao Palácio Presidente Vargas, em que pese o início dos anos 1970 ter marcado a sua fase mais intensa, a colonização de Rondônia é um processo que até hoje não parou. “Vão sendo criados, constantemente, novos projetos e novas propostas. E o homem que faz Rondônia permanece migrante, carregando uma espécie de chama que o impulsiona para novas frentes, sempre em busca de dias melhores”, disse.

Por isso, segundo revelou Confúcio Moura, sua administração vai “capacitar e apoiar os agricultores na produção agroecológica, plantio, condução e manutenção de sistemas agroflorestais, adubação orgânica, defensivos alternativos, banco de sementes e manejo florestal”, conforme o compromisso público do seu plano de governo.

Confúcio falou ainda sobre a importância de implementar o zoneamento social, econômico e ecológico por meio de incentivo ao produtor rural localizado na zona definida por estudos específicos, além de incentivar os modelos de produção sustentáveis e apoiar a criação de agroindústrias através de políticas de incentivos para o aproveitamento da produção local, de modo a gerar emprego e renda abundantes no campo.

Para isso, Confúcio Moura disse que vai intensificar a participação do Governo no Programa Terra Legal para ampliar a regularização fundiária no setor rural e investir na melhoria e ampliação da estrutura logística para garantir o transporte da produção aos mercados internos e externos. “Vamos também apoiar a população ribeirinha e de fronteira com capacitação, assistência e incentivo para a exploração de suas vocações e potenciais produtivos”, completou o candidato.

O “Dia do Colono” é oficialmente comemorado no 25 de julho e foi criado em 1824, data do centenário de vinda dos primeiros alemães para o Rio Grande do Sul. E o “Dia do Agricultor” é comemorado em 28 de julho desde 1960, em comemoração ao centenário da criação do “Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”.

Fonte: Ascom
 

Mais Sobre Municípios

Porto Velho avança para a última fase do Plano Municipal de Enfrentamento à pandemia

Porto Velho avança para a última fase do Plano Municipal de Enfrentamento à pandemia

O avanço na aplicação das vacinas, a redução do número de internações e de novos casos da covid-19, fizeram com que Porto Velho avançasse da Fase Amar

SEMED compra milhares de frascos de álcool e armazena em local inadequado em Porto Velho

SEMED compra milhares de frascos de álcool e armazena em local inadequado em Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (Republicanos) flagrou o que pode ser um polêmico caso de desperdício de dinheiro público pela Prefeitura de Porto Velho:

Porto Velho: Decreto transfere ponto facultativo para o dia 1º de novembro

Porto Velho: Decreto transfere ponto facultativo para o dia 1º de novembro

O ponto facultativo alusivo ao Dia do Servidor Público, comemorado no próximo dia 28 de outubro, foi transferido para o dia 1º de novembro de 2021 pel