Sexta-feira, 16 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Confúcio é simples e imprime nova forma de governar, diz Padre Ton



Durante entrevista ontem (3) ao jornalista Ricardo Schwantes, de Ariquemes, por telefone, o deputado Padre Ton (PT-RO), ao ser indagado sobre a atuação do governo Confúcio Moura, disse que a gestão começa a mostrar “a cara de Confúcio”, imprimindo uma nova forma de governar, “sem truculência”.

“O governador é uma pessoa simples, em recente evento com os agentes comunitários de saúde se comprometeu a dar a contrapartida, e não é um governador truculento diante das críticas. Ele imprime uma nova forma de governar”, disse o deputado. Padre Ton relatou que tem observado alguns problemas, citando a área da educação, e notado em suas visitas ao estado a execução de investimentos em estradas. E considerou que o governo encaminhou de forma rápida uma solução para a greve dos agentes penitenciários.

O deputado falou ainda sobre a greve na Universidade Federal de Rondônia, Unir, dizendo que mantém contato com o comando de greve, e que recebeu farto dossiê sobre os desmandos na instituição. “A greve ocorre por causa da estrutura ruim dos campi. Está tudo sucateado. Considero inclusive que a CGU e o Ministério Publico tem de ampliar a investigação”.
 

Produção leiteira

A realização, no dia 7 próximo, do seminário “Boas práticas na produção leiteira na agricultura familiar em Rondônia: Avanços, Limites e Desafios”, em São Felipe, também foi abordada na entrevista. Segundo Padre Ton, serão debatidos os programas Balde Cheio e Pró-Leite, ambos de incentivo à produção leiteira na agricultura familiar.

“Cerca de 16 municípios tem Balde Cheio. São mais de 4 mil experiências. E eu estive com o presidente da Fundação Banco do Brasil, Jorge Streit, ele quer conversar com o governo do Estado porque existe a possibilidade da instituição financiar o programa. Mas é uma discussão que vamos fazer em São Felipe, escolhido para sediar o seminário em razão de ter diversas propriedades que adotaram este programa”, explicou o deputado.
 

Reforma política

Outro tema foi a reforma política. O deputado se manifestou favorável ao financiamento público de campanha, e disse ter encaminhado ao relator do projeto de reforma política emenda limitando em três o numero de mandatos no legislativo. “Tenho procurado cada vez mais, em minhas viagens aos municípios de Rondônia, discutir temas de interesse do parlamento e da vida parlamentar para tirar a conotação de que parlamentar é prefeito, governador. Deputado é aquele que fiscaliza e que legisla”, disse.

Fonte: Mara Paraguassu

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 16 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

ARDPV determina limpeza ininterrupta nos banheiros da Rodoviária de Porto Velho

ARDPV determina limpeza ininterrupta nos banheiros da Rodoviária de Porto Velho

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados e de Desenvolvimento do Município de Porto Velho (ARDPV) determinou, nesta quarta-feira (15), o r

Prefeitura inicia reforma geral do Parque Circuito, símbolo histórico de Porto Velho

Prefeitura inicia reforma geral do Parque Circuito, símbolo histórico de Porto Velho

Na manhã desta quarta-feira (14), foi assinada a ordem de serviço que autoriza o início das obras de revitalização do Parque Circuito Dr. José Adelino

Sebrae em Rondônia apoia Itapuã do Oeste na melhoria do ambiente de negócios

Sebrae em Rondônia apoia Itapuã do Oeste na melhoria do ambiente de negócios

O Sebrae em Rondônia iniciou, em 2026, o Diagnóstico do Índice de Ambiente de Negócios (IAN) nos municípios do estado, por meio do Projeto Cidade Em

Sem aumento da taxa do lixo, Porto Velho vira a página e entra em 2026 com obras, investimentos e responsabilidade fiscal

Sem aumento da taxa do lixo, Porto Velho vira a página e entra em 2026 com obras, investimentos e responsabilidade fiscal

A coleta e o descarte adequado do lixo urbano em Porto Velho seguem garantidos pela Taxa de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD), sem qualquer aumen

Gente de Opinião Sexta-feira, 16 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)