Porto Velho (RO) sábado, 19 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Confúcio é simples e imprime nova forma de governar, diz Padre Ton



Durante entrevista ontem (3) ao jornalista Ricardo Schwantes, de Ariquemes, por telefone, o deputado Padre Ton (PT-RO), ao ser indagado sobre a atuação do governo Confúcio Moura, disse que a gestão começa a mostrar “a cara de Confúcio”, imprimindo uma nova forma de governar, “sem truculência”.

“O governador é uma pessoa simples, em recente evento com os agentes comunitários de saúde se comprometeu a dar a contrapartida, e não é um governador truculento diante das críticas. Ele imprime uma nova forma de governar”, disse o deputado. Padre Ton relatou que tem observado alguns problemas, citando a área da educação, e notado em suas visitas ao estado a execução de investimentos em estradas. E considerou que o governo encaminhou de forma rápida uma solução para a greve dos agentes penitenciários.

O deputado falou ainda sobre a greve na Universidade Federal de Rondônia, Unir, dizendo que mantém contato com o comando de greve, e que recebeu farto dossiê sobre os desmandos na instituição. “A greve ocorre por causa da estrutura ruim dos campi. Está tudo sucateado. Considero inclusive que a CGU e o Ministério Publico tem de ampliar a investigação”.
 

Produção leiteira

A realização, no dia 7 próximo, do seminário “Boas práticas na produção leiteira na agricultura familiar em Rondônia: Avanços, Limites e Desafios”, em São Felipe, também foi abordada na entrevista. Segundo Padre Ton, serão debatidos os programas Balde Cheio e Pró-Leite, ambos de incentivo à produção leiteira na agricultura familiar.

“Cerca de 16 municípios tem Balde Cheio. São mais de 4 mil experiências. E eu estive com o presidente da Fundação Banco do Brasil, Jorge Streit, ele quer conversar com o governo do Estado porque existe a possibilidade da instituição financiar o programa. Mas é uma discussão que vamos fazer em São Felipe, escolhido para sediar o seminário em razão de ter diversas propriedades que adotaram este programa”, explicou o deputado.
 

Reforma política

Outro tema foi a reforma política. O deputado se manifestou favorável ao financiamento público de campanha, e disse ter encaminhado ao relator do projeto de reforma política emenda limitando em três o numero de mandatos no legislativo. “Tenho procurado cada vez mais, em minhas viagens aos municípios de Rondônia, discutir temas de interesse do parlamento e da vida parlamentar para tirar a conotação de que parlamentar é prefeito, governador. Deputado é aquele que fiscaliza e que legisla”, disse.

Fonte: Mara Paraguassu

 

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce