Quarta-feira, 5 de outubro de 2011 - 05h52
Durante entrevista ontem (3) ao jornalista Ricardo Schwantes, de Ariquemes, por telefone, o deputado Padre Ton (PT-RO), ao ser indagado sobre a atuação do governo Confúcio Moura, disse que a gestão começa a mostrar “a cara de Confúcio”, imprimindo uma nova forma de governar, “sem truculência”.
“O governador é uma pessoa simples, em recente evento com os agentes comunitários de saúde se comprometeu a dar a contrapartida, e não é um governador truculento diante das críticas. Ele imprime uma nova forma de governar”, disse o deputado. Padre Ton relatou que tem observado alguns problemas, citando a área da educação, e notado em suas visitas ao estado a execução de investimentos em estradas. E considerou que o governo encaminhou de forma rápida uma solução para a greve dos agentes penitenciários.
O deputado falou ainda sobre a greve na Universidade Federal de Rondônia, Unir, dizendo que mantém contato com o comando de greve, e que recebeu farto dossiê sobre os desmandos na instituição. “A greve ocorre por causa da estrutura ruim dos campi. Está tudo sucateado. Considero inclusive que a CGU e o Ministério Publico tem de ampliar a investigação”.
Produção leiteira
A realização, no dia 7 próximo, do seminário “Boas práticas na produção leiteira na agricultura familiar em Rondônia: Avanços, Limites e Desafios”, em São Felipe, também foi abordada na entrevista. Segundo Padre Ton, serão debatidos os programas Balde Cheio e Pró-Leite, ambos de incentivo à produção leiteira na agricultura familiar.
“Cerca de 16 municípios tem Balde Cheio. São mais de 4 mil experiências. E eu estive com o presidente da Fundação Banco do Brasil, Jorge Streit, ele quer conversar com o governo do Estado porque existe a possibilidade da instituição financiar o programa. Mas é uma discussão que vamos fazer em São Felipe, escolhido para sediar o seminário em razão de ter diversas propriedades que adotaram este programa”, explicou o deputado.
Reforma política
Outro tema foi a reforma política. O deputado se manifestou favorável ao financiamento público de campanha, e disse ter encaminhado ao relator do projeto de reforma política emenda limitando em três o numero de mandatos no legislativo. “Tenho procurado cada vez mais, em minhas viagens aos municípios de Rondônia, discutir temas de interesse do parlamento e da vida parlamentar para tirar a conotação de que parlamentar é prefeito, governador. Deputado é aquele que fiscaliza e que legisla”, disse.
Fonte: Mara Paraguassu
Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Prefeitura de Porto Velho disponibilizará no dia 31 de dezembro, a partir das 18h, linhas de ônibus sem a cobrança de passagem, com rotas normais. P

Com a chegada das festas de fim de ano, a Prefeitura de Porto Velho reforça a orientação sobre o uso responsável de fogos de artifício. Nesse período,

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas
A virada para 2026 em Porto Velho será marcada por um evento de grande porte. O Viradão do Béra promete transformar o réveillon em um marco cultural,

O Viradão do Bera contará com um Espaço Inclusivo para assegurar que pessoas com deficiência e neurodivergências participem da programação da virada c
Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)