Quinta-feira, 3 de junho de 2010 - 17h11
Em visita a Ji-Paraná, nesta quarta-feira (02), o pré-candidato ao governo de Rondônia pelo PMDB, Confúcio Moura, disse que uma boa alternativa para a melhoria da saúde naquele município – como em outros do mesmo porte - é transformar o Hospital de Ji-Paraná em um grande centro de atendimento, funcionando em um acordo de cooperação e parceria com o Governo do Estado.
Acompanhado pelo secretário de Saúde de Ji-Paraná, José Batista da Silva, Confúcio visitou o hospital e lembrou que a unidade foi uma das suas realizações enquanto secretário de Estado da Saúde, durante governo de Jerônimo Santana. “Na época o Hospital de Ji-Paraná funcionava em caráter provisório numa penitenciária desativada. Leitos feitos de cimentos e janelas ainda com grandes. Hoje temos aqui uma bela e bem cuidada unidade de saúde, podendo num breve futuro se transformar num moderno Hospital Regional, totalmente adaptado e preparado para atender a demanda da região central. Tudo isso com o Estado como grande cooperador, até na contratação de profissionais especializados”.
Secretário de Saúde na década de 80, Confúcio implantou o Sistema Único de Saúde –SUS – no Estado, construiu na capital o Cemetron e o Hemocentro. No interior foram edificadas unidades de saúde em quase todas as cidades. Após sua gestão foram construídos no estado somente três novos hospitais. O último, em São Francisco, ainda não foi inaugurado.
Confúcio ressaltou que hoje a maior necessidade de melhorias está na saúde. “Percorri os quatro cantos do estado, a principal reivindicação é em investimentos na saúde pública. Faltam especialistas, humanização no atendimento, faltam vagas nos hospitais. A primeira iniciativa é descentralizar o atendimento, construir bases de saúde em cidades estratégicas, como Vilhena, Cacoal, Ji-Paraná e em Ariquemes. Dar autonomia na gestão dos recursos, buscar profissionais especializados. A saúde precisa ser cuidada com urgência”, afirmou.
Confúcio visitou ainda em Ji-Paraná, a sede da Associação dos Deficientes Físicos da Amazônia Legal e mostrou-se satisfeito com o nível de organização apresentada pela entidade. “Temos aqui um bom exemplo de uma associação que está preocupada em destinar aos seus filiados bons serviços. Deve servir como exemplo. O presidente da entidade Edson Pinheiro e toda a equipe que administra a associação estão de parabéns pela organização”.
As visitas de Confúcio Moura a Ji-Paraná ainda foram marcadas por uma série de participações em programas de rádio e TV, divulgando o grande encontro peemedebista que acontecerá no município no próximo sábado (05), às 9h, na AABB.
Junto com Confúcio estiveram os vereadores do PMDB, Solange Pereira e Joziel Carlos de Brito, o ex-vereador Romildo Pereira e o pré-candidato a deputado estadual, Edvaldo Soares.
Fonte: Daniele Basso
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Confira as atrações que estarão no Parque da Cidade a partir de sábado (22)
Uma época de sonhos, magia, amor e gratidão: assim podemos definir o período de final de ano em Porto Velho, que contará com um cenário inédito mont

Nova travessia na Caúla corrige problema antigo e facilita ligação da zona Norte para a zona Sul
Uma nova travessia que está sendo construída na Av. José Vieira Caúla, entre as avenidas Prefeito Chiquilito Erse e Guaporé, zona Leste da capital de

Ponte sobre o Rio Machado em Ji-Paraná não oferece risco estrutural, confirma Nova 364
A Nova 364 confirmou, por meio de sua área de Engenharia, que a ponte sobre o Rio Machado, em Ji-Paraná, encontra-se estruturalmente segura e sem qu

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) vem atuando de forma firme e contínua na fiscalização dos serviços de coleta de lixo executados p
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)