Porto Velho (RO) quarta-feira, 26 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Municípios

Confúcio diz que excelência na saúde depende de mais cooperação do estado com municípios



Em visita a Ji-Paraná, nesta quarta-feira (02), o pré-candidato ao governo de Rondônia pelo PMDB, Confúcio Moura, disse que uma boa alternativa para a melhoria da saúde naquele município – como em outros do mesmo porte - é transformar o Hospital de Ji-Paraná em um grande centro de atendimento, funcionando em um acordo de cooperação e parceria com o Governo do Estado.

Acompanhado pelo secretário de Saúde de Ji-Paraná, José Batista da Silva, Confúcio visitou o hospital e lembrou que a unidade foi uma das suas realizações enquanto secretário de Estado da Saúde, durante governo de Jerônimo Santana. “Na época o Hospital de Ji-Paraná funcionava em caráter provisório numa penitenciária desativada. Leitos feitos de cimentos e janelas ainda com grandes. Hoje temos aqui uma bela e bem cuidada unidade de saúde, podendo num breve futuro se transformar num moderno Hospital Regional, totalmente adaptado e preparado para atender a demanda da região central. Tudo isso com o Estado como grande cooperador, até na contratação de profissionais especializados”.

Secretário de Saúde na década de 80, Confúcio implantou o Sistema Único de Saúde –SUS – no Estado, construiu na capital o Cemetron e o Hemocentro. No interior foram edificadas unidades de saúde em quase todas as cidades. Após sua gestão foram construídos no estado somente três novos hospitais. O último, em São Francisco, ainda não foi inaugurado.

Confúcio ressaltou que hoje a maior necessidade de melhorias está na saúde. “Percorri os quatro cantos do estado, a principal reivindicação é em investimentos na saúde pública. Faltam especialistas, humanização no atendimento, faltam vagas nos hospitais. A primeira iniciativa é descentralizar o atendimento, construir bases de saúde em cidades estratégicas, como Vilhena, Cacoal, Ji-Paraná e em Ariquemes. Dar autonomia na gestão dos recursos, buscar profissionais especializados. A saúde precisa ser cuidada com urgência”, afirmou.

Confúcio visitou ainda em Ji-Paraná, a sede da Associação dos Deficientes Físicos da Amazônia Legal e mostrou-se satisfeito com o nível de organização apresentada pela entidade. “Temos aqui um bom exemplo de uma associação que está preocupada em destinar aos seus filiados bons serviços. Deve servir como exemplo. O presidente da entidade Edson Pinheiro e toda a equipe que administra a associação estão de parabéns pela organização”.

As visitas de Confúcio Moura a Ji-Paraná ainda foram marcadas por uma série de participações em programas de rádio e TV, divulgando o grande encontro peemedebista que acontecerá no município no próximo sábado (05), às 9h, na AABB.

Junto com Confúcio estiveram os vereadores do PMDB, Solange Pereira e Joziel Carlos de Brito, o ex-vereador Romildo Pereira e o pré-candidato a deputado estadual, Edvaldo Soares.

Fonte: Daniele Basso

 


 

Mais Sobre Municípios

Mais de 500 pets recebem vacinação antirrábica em ação no Bairro Novo, em Porto Velho

Mais de 500 pets recebem vacinação antirrábica em ação no Bairro Novo, em Porto Velho

Buscando garantir a imunização de cães e gatos contra a raiva, o município promove, até essa semana, a vacinação antirrábica em animais de estimação d

Bonificação começa a ser paga para servidores efetivos de Vilhena, mais de R$ 2,5 milhões serão depositados ainda hoje

Bonificação começa a ser paga para servidores efetivos de Vilhena, mais de R$ 2,5 milhões serão depositados ainda hoje

A Prefeitura de Vilhena iniciou na manhã desta sexta-feira, 21, o pagamento da bonificação extraordinária no valor do salário base de cada categoria

Nove unidades de saúde de Porto Velho vão ter atendimento exclusivo para covid-19

Nove unidades de saúde de Porto Velho vão ter atendimento exclusivo para covid-19

Buscando atender a alta demanda por testes e atendimentos para covid-19, o município vai destinar, a partir da próxima segunda-feira (24), nove unidad