Porto Velho (RO) sexta-feira, 25 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Confúcio diz que excelência na saúde depende de mais cooperação do estado com municípios



Em visita a Ji-Paraná, nesta quarta-feira (02), o pré-candidato ao governo de Rondônia pelo PMDB, Confúcio Moura, disse que uma boa alternativa para a melhoria da saúde naquele município – como em outros do mesmo porte - é transformar o Hospital de Ji-Paraná em um grande centro de atendimento, funcionando em um acordo de cooperação e parceria com o Governo do Estado.

Acompanhado pelo secretário de Saúde de Ji-Paraná, José Batista da Silva, Confúcio visitou o hospital e lembrou que a unidade foi uma das suas realizações enquanto secretário de Estado da Saúde, durante governo de Jerônimo Santana. “Na época o Hospital de Ji-Paraná funcionava em caráter provisório numa penitenciária desativada. Leitos feitos de cimentos e janelas ainda com grandes. Hoje temos aqui uma bela e bem cuidada unidade de saúde, podendo num breve futuro se transformar num moderno Hospital Regional, totalmente adaptado e preparado para atender a demanda da região central. Tudo isso com o Estado como grande cooperador, até na contratação de profissionais especializados”.

Secretário de Saúde na década de 80, Confúcio implantou o Sistema Único de Saúde –SUS – no Estado, construiu na capital o Cemetron e o Hemocentro. No interior foram edificadas unidades de saúde em quase todas as cidades. Após sua gestão foram construídos no estado somente três novos hospitais. O último, em São Francisco, ainda não foi inaugurado.

Confúcio ressaltou que hoje a maior necessidade de melhorias está na saúde. “Percorri os quatro cantos do estado, a principal reivindicação é em investimentos na saúde pública. Faltam especialistas, humanização no atendimento, faltam vagas nos hospitais. A primeira iniciativa é descentralizar o atendimento, construir bases de saúde em cidades estratégicas, como Vilhena, Cacoal, Ji-Paraná e em Ariquemes. Dar autonomia na gestão dos recursos, buscar profissionais especializados. A saúde precisa ser cuidada com urgência”, afirmou.

Confúcio visitou ainda em Ji-Paraná, a sede da Associação dos Deficientes Físicos da Amazônia Legal e mostrou-se satisfeito com o nível de organização apresentada pela entidade. “Temos aqui um bom exemplo de uma associação que está preocupada em destinar aos seus filiados bons serviços. Deve servir como exemplo. O presidente da entidade Edson Pinheiro e toda a equipe que administra a associação estão de parabéns pela organização”.

As visitas de Confúcio Moura a Ji-Paraná ainda foram marcadas por uma série de participações em programas de rádio e TV, divulgando o grande encontro peemedebista que acontecerá no município no próximo sábado (05), às 9h, na AABB.

Junto com Confúcio estiveram os vereadores do PMDB, Solange Pereira e Joziel Carlos de Brito, o ex-vereador Romildo Pereira e o pré-candidato a deputado estadual, Edvaldo Soares.

Fonte: Daniele Basso

 


 

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam