Sexta-feira, 23 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Confúcio diz que excelência na saúde depende de mais cooperação do estado com municípios



Em visita a Ji-Paraná, nesta quarta-feira (02), o pré-candidato ao governo de Rondônia pelo PMDB, Confúcio Moura, disse que uma boa alternativa para a melhoria da saúde naquele município – como em outros do mesmo porte - é transformar o Hospital de Ji-Paraná em um grande centro de atendimento, funcionando em um acordo de cooperação e parceria com o Governo do Estado.

Acompanhado pelo secretário de Saúde de Ji-Paraná, José Batista da Silva, Confúcio visitou o hospital e lembrou que a unidade foi uma das suas realizações enquanto secretário de Estado da Saúde, durante governo de Jerônimo Santana. “Na época o Hospital de Ji-Paraná funcionava em caráter provisório numa penitenciária desativada. Leitos feitos de cimentos e janelas ainda com grandes. Hoje temos aqui uma bela e bem cuidada unidade de saúde, podendo num breve futuro se transformar num moderno Hospital Regional, totalmente adaptado e preparado para atender a demanda da região central. Tudo isso com o Estado como grande cooperador, até na contratação de profissionais especializados”.

Secretário de Saúde na década de 80, Confúcio implantou o Sistema Único de Saúde –SUS – no Estado, construiu na capital o Cemetron e o Hemocentro. No interior foram edificadas unidades de saúde em quase todas as cidades. Após sua gestão foram construídos no estado somente três novos hospitais. O último, em São Francisco, ainda não foi inaugurado.

Confúcio ressaltou que hoje a maior necessidade de melhorias está na saúde. “Percorri os quatro cantos do estado, a principal reivindicação é em investimentos na saúde pública. Faltam especialistas, humanização no atendimento, faltam vagas nos hospitais. A primeira iniciativa é descentralizar o atendimento, construir bases de saúde em cidades estratégicas, como Vilhena, Cacoal, Ji-Paraná e em Ariquemes. Dar autonomia na gestão dos recursos, buscar profissionais especializados. A saúde precisa ser cuidada com urgência”, afirmou.

Confúcio visitou ainda em Ji-Paraná, a sede da Associação dos Deficientes Físicos da Amazônia Legal e mostrou-se satisfeito com o nível de organização apresentada pela entidade. “Temos aqui um bom exemplo de uma associação que está preocupada em destinar aos seus filiados bons serviços. Deve servir como exemplo. O presidente da entidade Edson Pinheiro e toda a equipe que administra a associação estão de parabéns pela organização”.

As visitas de Confúcio Moura a Ji-Paraná ainda foram marcadas por uma série de participações em programas de rádio e TV, divulgando o grande encontro peemedebista que acontecerá no município no próximo sábado (05), às 9h, na AABB.

Junto com Confúcio estiveram os vereadores do PMDB, Solange Pereira e Joziel Carlos de Brito, o ex-vereador Romildo Pereira e o pré-candidato a deputado estadual, Edvaldo Soares.

Fonte: Daniele Basso

 


 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 23 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque

Os frequentadores do Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com José Vieira Caúla, zona Leste d

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano

Lançado em março de 2025 pelo prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), o Contrata Jipa, programa municipal para facilitar a contratação de Micr

Auditoria da prefeitura de Porto Velho deu início à investigação policial no Ipam

Auditoria da prefeitura de Porto Velho deu início à investigação policial no Ipam

Iniciada nos primeiros meses de 2025, uma auditoria interna promovida pela Prefeitura de Porto Velho culminou na deflagração da operação denominada “S

Ipam identifica irregularidades e aciona a Polícia Civil, que dá origem à Operação Sutura

Ipam identifica irregularidades e aciona a Polícia Civil, que dá origem à Operação Sutura

O Instituto de Previdência e Assistência Médica dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam) informa que a Operação Sutura, deflagrada pela Políc

Gente de Opinião Sexta-feira, 23 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)