Terça-feira, 24 de abril de 2007 - 18h14
O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou hoje, durante o lançamento do Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação- PDE, a construção de 03 (três) unidades da Rede Federal de Educação Profissional em Rondônia. Os municípios pólos escolhidos para sediar as escolas são: Vilhena, Ji-Paraná.
O Deputado Federal Anselmo de Jesus (PT) se disse satisfeito com a decisão do Presidente Lula de acolher seu pedido pela inclusão de Ji-Paraná entre os municípios pólos que vão receber os investimentos. Segundo Anselmo essa conquista dos jiparanaenses só foi possível graças ao trabalho conjunto com o Prefeito José de Abreu Bianco e a colaboração do Governador Ivo Cassol que se prontificou a ceder as instalações da escola agrotécnica estadual, localizada no município, para servir de base para implantação da nova Escola Federal de Educação Tecnológica.
Cada uma das unidades educacionais terá capacidade para 2 mil alunos, distribuídos em dezenas de cursos tecnológicos, definidos pela população de acordo com a vocação econômica e social do Município. Segundo o Ministro da Educação, Fernando Haddad, as obras devem ser iniciadas ainda neste ano e as primeiras turmas serão matriculadas em 2010. Haddad também informou que, após três anos de funcionamento (2013) as escolas serão transformadas automaticamente em Universidades Tecnológicas.
Segundo o Presidente Lula, o Plano de Desenvolvimento da Educação garante um aumento significativo de recursos para a educação. "Eu quero ser testemunha aqui de que o companheiro Guido Mantega [ministro da Fazenda] e Paulo Bernardo [ministro do Planejamento] nunca tiveram tão mão aberta para que a gente pudesse concluir esse programa."
Para o Deputado Anselmo de Jesus, "o PDE é, sem dúvida, o plano mais significativo para o desenvolvimento do País, já anunciado por Lula. O PDE, da forma como foi pensado, irá desenvolver capacidades produtivas em regiões até hoje esquecidas pelos planos, não somente com incentivos fiscais ou com subsídios, mas com o desenvolvimento de capacidades locais por meio de instituições como essas".
Prefeitura de Porto Velho corrige falhas herdadas e trabalha para retomada das obras da rodoviária
A Prefeitura de Porto Velho, sob a gestão do prefeito Léo Moraes, trabalha para corrigir falhas herdadas no projeto do novo terminal rodoviário e gara
Operação avança com mais de 55 mil toneladas de lixo recolhidos
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), segue firme com a Operação Cidade Limpa, que
Operação Cidade Limpa chega ao bairro Cohab a partir desta quarta-feira (30)
A Prefeitura de Porto Velho realiza nesta semana mais uma etapa da Operação Cidade Limpa, desta vez no bairro Cohab. A iniciativa tem como objetivo
Mais de 300 famílias porto-velhenses recebem chaves da casa própria no residencial Porto Fino
Foram entregues, na manhã desta quinta-feira (24), 304 apartamentos no residencial Porto Fino, localizado na zona Leste da capital. A cerimônia contou