Porto Velho (RO) domingo, 20 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Conen fortalece ações de prevenção em Cerejeiras


Nesta segunda-feira (7) o presidente do conselho, Neirival Pedraça, participou, na cidade, da abertura do curso de capacitação em dependência química, ministrado pelo professor da Unicamp e mestre em direito penal, Luiz Carlos Freitas Magno. Alunos do ensino fundamental, professores e a comunidade estiveram presentes ao evento, o prefeito da cidade Cleber Calixto, fez o discurso de abertura do seminário.

Neirival disse que o objetivo da entidade hoje é a prevenção. “Durante décadas o conselho se dedicou a repreensão, mas hoje, no governo Confúcio Moura, as forças foram centradas para as políticas públicas de prevenção, o que representa uma economia na repreensão, na saúde e em outras áreas que sofrem com o reflexo do uso das drogas”, justificou. Ele informou que em menos de um mês o Conselho, em parceria com a Secretária de Estado da Educação (Seduc), estará lançando um projeto piloto antidrogas que entrará em toda a rede estadual, começando na cidade de Vilhena.

AÇÕES

Dentro dos trabalhos desenvolvidos pelo conselho, Pedraça ressaltou a capacitação de educadores pelo projeto “Amor Exigente”, uma rede nacional de pessoas envolvidas na formação de grupos de autoajuda para atender as famílias dos recuperandos. O Conen também mantém parceria com o Tribunal de Justiça e Ministério Público para acompanhar apenados e propiciar ajuda para o retorno ao convívio social, e ultimamente tem resgatado os conselhos municipais antidrogas fortalecendo as atividades locais, para defender a criação de políticas públicas peculiares as regiões do Estado.

CEREJEIRAS

O presidente do conselho municipal, Cabo PM Meuquizedeque, disse que pela primeira vez um presidente do Conen apoia o seminário municipal, que já acontece pela quarta vez. Meuquizedeque conclamou a todos a lutar pelo resgate dos valores morais e éticos e contra as drogas no município. Pedraça elogiou a iniciativa municipal e disse que é uma forma de garantir novas metodologias, intercambio de experiências e ajuda no fortalecimento da entidade e manutenção da credibilidade perante a sociedade. “A preocupação do Estado com os jovens é a clareza de que muitos podem ser futuros combatentes contra as drogas, jovens que estarão a frente do destino do Estado. Hoje temos um índice alarmante de jovens presos e digamos que 80% são oriundos de envolvimento com drogas e o restante estão correlatos. Isso nos preocupa”, finalizou o presidente do Conen.

EVENTO

O IV Seminário antidrogas é um evento organizado pelo Conselho Antidrogas de Cerejeiras (Cadcer) que teve apoio do governo do estado, através do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conen), da prefeitura e órgão municipais afins.

Fonte: Decom
 

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce