Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Concluído Plano Diretor em Guajará-Mirim


 
A segunda Audiência Pública para apreciação e aprovação das Diretrizes e Proposições para o Plano Diretor, ocorreu no Plenário da Câmara de Vereadores. A solenidade de abertura contou com a participação do Dr. e Prof. Celso Ferrarezi Júnior; o Presidente da Associação Comercial e Industrial, Alberto Assadi; do representante do Núcleo Gestor do Plano Diretor e secretário municipal de Planejamento, Dionísio Lopes; o Procurado Geral do município, Dr. João Soares e o Major BM Freitas, além de autoridades locais e a comunidade.

A definição das Diretrizes e Proposições do Plano Diretor é a última fase, que compreendeu a definição para as ações institucionais, socioeconômicas e ambientais como também proposições para os aspectos físico-espaciais e de infra-estrutura e serviços públicos. O Plano Diretor é resultado do trabalho desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim em parceria com a sociedade civil organizada tendo como principal finalidade definir as diretrizes e proposições, para orientar e subsidiar a construção do Plano Diretor Municipal Participativo, atendendo aos ditames dos artigos 182 e 183 da Constituição Federal, e em conformidade com o Estatuto das Cidades, estabelecido pela Lei nº 10.257, de 10 de junho de 2001.

Diretrizes e Proposições
  
Os dados são instrumentos que serviram de base para a formulação das diretrizes e proposições apresentadas foi o Diagnóstico para o Plano Diretor Participativo de Guajará-Mirim, aprovado em Audiência Pública realizada em 13 de março de 2008, que apresenta uma estrutura técnica tradicional de elaboração e que contou com a participação efetiva da população, através de lideranças locais, refletindo com precisão a leitura visual, a percepção e linguagem dos cidadãos.
  
Todas as diretrizes, oportunidades, ameaças, pontos positivos e negativos e as proposições que foram objeto de discussão nas várias reuniões realizadas, nos trabalhos de grupo em audiência, foram devidamente analisados e adequados à metodologia de trabalho adotada.

Fonte: Minerva Soto

Gente de OpiniãoDomingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Na noite da última quinta-feira (12), a rede elétrica da BR-364, no trecho sentido Unir, foi alvo de criminosos. O furto de um transformador, de onde

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

A Prefeitura de Porto Velho decidiu criar a primeira edição do “Carnaparedão”, evento que passa a integrar o calendário oficial do carnaval da cidade.

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

Quem depende diariamente dos serviços públicos em Porto Velho será diretamente impactado pelo reforço técnico que a Agência Reguladora dos Serviços Pú

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos

A Prefeitura de Porto Velho avança na modernização da mobilidade urbana e na política de energia limpa com a preparação do Edital de Chamamento Públ

Gente de Opinião Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)