Porto Velho (RO) domingo, 20 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

CONAB viabiliza construção de unidade armazenadora de grãos em Cerejeiras


 
O deputado federal Natan Donadon (PMDB), a pedido do Superintendente Regional de Rondônia, Everaldo da Silva Santos, solicitou audiência com o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Wagner Rossi. Durante a reunião, Natan pediu a viabilização urgente da construção de uma unidade armazenadora de grãos no município de Cerejeiras. 

Segundo explanou Natan Donadon ao presidente Wagner Rossi, o Cone Sul do Estado, é uma importante região de abrangência de recebimento/processamento de grãos, compreendendo os Municípios de Cerejeiras, Pimenteiras do Oeste, Corumbiara, Cabixi e Colorado, estando envolvidos na produção de grãos, aproximadamente 350 produtores, caracterizados como pequeno e médio. Rondônia tem hoje uma produção anual de 5,5 milhões de sacas de milho e a região do Cone Sul do Estado responde por 60% dessa produção. 

O Superintendente Regional de Rondônia, Everaldo da Silva Santos, solicita ao presidente da CONAB, através do deputado Natan Donadon, equipamentos conforme estrutura demonstrativa: 05 silos metálicos de termometria com capacidade para 3.500 toneladas, cada; 01 silo metálico com capacidade de 60 toneladas com sistema de ensaque e carga por despejo aéreo; 02 secadores com capacidade para 30 e 60 t / hora, respectivamente; 02 silos de espera c/aeração com capacidade para 60 e 120 toneladas respectivamente; 02 maquinas de pré-limpeza com capacidade para 40 e 60 t / hora, respectivamente; uma moega com capacidade para 200 toneladas, 3 divisões; 01 laboratório para guarda e analise de amostras; 01 balança rodoviária com capacidade de até 100 toneladas. 

Natan ainda ressaltou, que, com implantação desse terminal em Cerejeiras, Rondônia dá um passo importante para inclusão no Programa de Garantia de Preço Mínimo (PGPM), contrato de garantia na produção de grãos, aumento no valor da saca do milho, Prêmio para Escoamento de Produto (PEP), Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (PEPRO), leilão da Conab, entre outras vantagens para os produtores rurais de toda a região rondoniense. 

Já o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Wagner Rossi, sinalizou positivamente, restando apenas aguardar recursos orçamentários para atender o deputado Natan Donadon, isso deve acontecer em breve. 

Fonte: Carlos Feitosa

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce