Segunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Complexo Beira Rio será sede da Prefeitura de Cacoal


Complexo Beira Rio será sede da Prefeitura de Cacoal - Gente de Opinião

Visando por fim na antiga prefeitura no Centro de Cacoal, a atual administração está alterando a finalidade do Complexo Beiro Rio e levará, até o final de 2021, as principais secretarias para compor a sede administrativa da prefeitura de Cacoal. O Beira Rio é considerado o maior espaço público de entretenimento e lazer do interior do Estado, um verdadeiro cartão postal da capital do café.

Vereador Dr. Paulo Henrique - Gente de Opinião
Vereador Dr. Paulo Henrique

Irregularidades

 

De acordo com o vereador Dr. Paulo Henrique (PTB), o “Complexo Beira Rio” possui uso público para o lazer. O município doou o terreno alegando interesse público para a construção do empreendimento com uma finalidade específica, a de cultura, esporte e lazer. Além disso, de acordo com apuração junto ao CREA/RO, não há Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) ou Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) da obra de reforma e ampliação do “Complexo Beira Rio”, sendo cabível notificação por parte do Conselho de Arquitetura e do CREA/RO.

 

Confronto com a Lei Federal

 

De acordo com a Lei 5.194/1966, a obra da nova prefeitura no “Complexo Beira Rio” está sendo executada de forma ilegal, por não possuir previsão legal. Conclui-se que a obra para reforma e adequação do “Complexo Beira Rio” modificando seu uso para Sede Administrativa da Prefeitura de Cacoal está totalmente ilegal, por não possuir licença ambiental, licença de construção, sequer responsável técnico e projetos técnicos como o arquitetônico, elétrico, hidrossanitário, estrutural, prevenção e combate a incêndio e pânico.

 

Qual sua opinião sobre este tema?

 

O Complexo Beira Rio, idealizado pelo ex-deputado federal Nilton Capixaba (PTB/RO) em parceira com o Estado e Município, recebeu investimentos na ordem de R$ R$ 12 milhões do Ministério do Turismo (Governo Federal). Tinha como objetivo fomentar o setor turístico e cultural do município, além de proporcionar lazer e entretenimento para famílias de Cacoal e região.

 

O empreendimento dispunha de anfiteatro, 10 restaurantes, espaço para brinquedoteca, pista de caminhada, estacionamento para 250 veículos e palco para shows com capacidade para cerca de 20 mil pessoas. Está construído na orla do Rio Machado, nas margens da RO-383, na saída de Cacoal para o município de Rolim de Moura.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Estudo preliminar do Ecossistema de Inovação de Cacoal será entregue nesta terça

Estudo preliminar do Ecossistema de Inovação de Cacoal será entregue nesta terça

O Sebrae em Rondônia promoveu um debate a respeito do desenvolvimento da inovação e tecnologia na região de Cacoal. Trata-se do Ecossistema Local de

Cacoal dá primeiro passo para a Lei de Inovação com apoio do Sebrae em Rondônia

Cacoal dá primeiro passo para a Lei de Inovação com apoio do Sebrae em Rondônia

Na manhã do dia 21 de agosto, o município de Cacoal deu início oficial ao processo de elaboração da minuta da Lei de Inovação. A primeira etapa acon

Trecho da avenida Anysio da Rocha volta a operar em mão dupla a partir do próximo domingo (24)

Trecho da avenida Anysio da Rocha volta a operar em mão dupla a partir do próximo domingo (24)

Como medida de planejamento do trânsito na região do bairro Rio Madeira, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, T

Avenida Guaporé recebe obra histórica da Prefeitura de Porto Velho

Avenida Guaporé recebe obra histórica da Prefeitura de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), concluiu uma obra histórica de iluminação pública ao longo de do

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)